RobertoCC Publicado Setembro 29, 2004 Publicado Setembro 29, 2004 Ola pessoal... A altura entre a luz e o nivel do aqua deve ter quantos cms? E isso tem alguma influencia no aquario ao nivel das plantas e dos peixes? Obg RobCC Citar
FILIPEALMEIDA Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 bom, não sou expert em iluminação mas penso não existir uma altura mínima ou aconselhável para teres a luz. Usa a regra do bom senso. Tenta que a luz não fique muito próxim do nível de agua, pois, dependendo das lampadas que possuas, pode contribuir para aquecer a agua. Por outro lado, uma luz muito distante espalha-se mais e perdes alguma da sua eficácia. também depende muito da potência das lampadas. coloca o setup do teu aqua, lampadas e pot|encia das mesmas para nos ilucidares melhor. cumprimentos. Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
RobertoCC Publicado: Outubro 4, 2004 Autor Publicado: Outubro 4, 2004 Oi. Neste momento tenho 4 lampadas fluorescentes com cerca de 30W cada. O aqua é de 200L e tem 1,02m por 50 de profundidade e 50 de altura. Uma das razões para querer aumentar é porque aquece muito os 4 balastros das lampadas. Para alem disso a calha neste momento encontra-se a cerca de 2 cm da h2o com um vidro a separar (claro). Força RobCC Citar
FILIPEALMEIDA Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 baralhaste-me. são fluorescentes compactas ou são tubulares ? falaste em 4 balastros, parecem ser fluorescentes compactas, daquelas economizadoras, certo ? parece-me que tens as lampadas muito perto da h20 do aqua. Não consegues aumentar um bocadinho a distância ? Se usar fluorescentes compactas acho estranho dizeres que aquecem, pois estas lampadas caracterizam-se por aquecer muito menos que as tubulares comvencionais. já pensaste em incorporar na calha um sistema de arrefecimento (com 1 cooler de CPU) ? pesquisa aqui no forum, pois existe pessoal que tem posts com isso. Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
hotrodder Publicado: Outubro 5, 2004 Publicado: Outubro 5, 2004 Oi! fluorescentes compactas, são umas pequeninas que se usam para substituir as lampadas convencionais por gastarem menos energia? se sim estas lampadasaquecem e muito, no caso da calha ser fechada é melhor adicionares uma ventoinha(tipo coller de computador) ou se for uma calha grande é melhor 2, uma a extrair o ar e a outra a introduzir, assim crias uma corrente de ar.atenção que estas lampadas perdem tempo de duração devido à exposição ao calor Citar A Água está cada vez mais Viva!
RobertoCC Publicado: Outubro 5, 2004 Autor Publicado: Outubro 5, 2004 Para que não fiquem duvidas relativamente às lampadas e ao problema aki vão algumas fotos: A calha encima do aqua (vista lateral) Vista frontal do aqua com a referida calha no topo (o interior do aqua não se encontra assim neste momento, tendo havido umas "pekenas" mudanças a anunciar mt brevemente :D ) A calha A calha com os balastros (no lado exterior) As lampadas Comentem as fotos (não a qualidade ) e s possivel sugestões. Atenção: calha de fabrico artesanal Obg RobCC Citar
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 6, 2004 Publicado: Outubro 6, 2004 Sim senhor trabalho mt fixe. Olha aquela planta grande no meu é feto de java?? Quanto deste pelas tuas lâmpadas de 30W? Mt bakano o teu trabalho. Cumps[[]] Citar
RobertoCC Publicado: Outubro 7, 2004 Autor Publicado: Outubro 7, 2004 As plantas do centro são bleheri e na esquerda echinodermos Argentinea. Quanta ás luzes foram cerca de 8 euros cada e luz negra foi 15 euros . Obg RobCC Citar
Just_me Publicado: Outubro 7, 2004 Publicado: Outubro 7, 2004 Para que queres a luz negra??? violeta e UVA ?tem algum propósito especial? De resto o projecto está engraçado e bem conseguido! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
RobertoCC Publicado: Outubro 7, 2004 Autor Publicado: Outubro 7, 2004 É uma luz negra e o objectivo era obter um espectro o mais completo possivel, e tambem fazer com que as pedras claras do fundo sobressaisem mais. Fiz mal? E quanto á altura da calha(altura entre o agua e as lampadas), k axas? Obg RobCC Citar
Recommended Posts