Recommended Posts

Publicado

Boas a todos

Venho pedir aos mais entendidos deste hoby, que me esclareçam numas quantas duvidas ,se possivel claro ...

-Para começar , já tive um aquario de 150mmx40x35 daqueles dos hipermercados com filtro resun sp-1800l 1000L/H/termostato aquapor etc, que na altura investi num filtro daqueles externos tipo balde , mas apos gastar um balurdio em peixes e morrerem sempre todos num curto espaço de tempo, desisti e vendi o aquario todo , mas fiquei com o filtro resun sp- 1800L , o termostato 75W e tb tenho aqui uma bomba de ar Tetratec aps 50 .

-Recentemente deram-me um aquario com estas dimensoes 41x26x20, gostava de saber se posso aproveitar o material que tenho ...?

-A minha principal duvida é se o filtro nao sera exagerado pra um aquario de tais dimensoes ....?

-Outra duvida é ,tendo um filtro posso abdicar da bomba de ar com a pedra difusora , sinceramente já nao me lembro bem o proposito da tal dita bomba...?

-E a inevitavel , que tipo de peixes nao muito "complicados" se é que me faço entender ,posso meter num aquario deste tipo...?

-É que nao estava agora dentro dos planos investir pra já no aquario , queria ver se me desenrascava com o que tenho, e já agora tenho o aquario cheio há 2 dias com o termostato ligado temp da agua 26/27ºC e com a bomba de agua a trabalhar com uma pedra difusora...

-Desculpem o testamento , e agradeço desde já

Publicado:

Olá bem vindo.

Não te esqueças de passar pela secção de iniciados, tem lá tudo desde praxes aos caloiros etc etc

ah desculpa não é neste fórum ;) tens lá muita e preciosa informação para não cometeres erros ou pelo menos cometeres o menor número.

Sobre as tuas dúvidas,

O aquário com as medidas que indicaste leva 21 litros completamente cheio e vazio, descontando o areão, não encher até cima deves ficar com uns 15/16 litros.

colocares um termostato de 75w parece-me um exagero, se ele cola morre tudo cozido....

o filtro de 1000 litros faz só 62 vezes a filtragem, o que me parece exagero além da pressão que terá....

bomba de ar não é imprescindível, ajuda em casos pontuais (quando é preciso ajuda em "arejar", além de que algumas pessoas gostam de ver as bolhas a subirem.

quanto a fauna.... 16 litros só aconselho camarões / caracois, por isso se queres manter peixes espera por outras opiniões.

Cumps

Publicado:

Com 16 littros, vejo lá dentro 1 beta e duas fêmeas.... ou 1 guppy e respectivas (duas) acompanhantes.... (com o "mal" de os guppies se reproduzirem tipo coelhos... ou seja daqui a 6 meses volta-se para o aqua de 150cm...)

Ou então um cardume de neons.. mas poucos... com 2 coridoras pandas. Ou meia duzia de zebras.

Eu colocava também uma mão cheia de plantas.

Quanto ao filtro é totalmente desproporcionado. Mas quaisquer 20/25 euros compram um filtro interno ou externo (de mochila) para esse tamanho.

Quanto ao aquecedor se for de uma marca boa ou se quiser arriscar use, caso contrário opte por um de 25W ou maximo dos máximos 50W (contudo se já está a funcionar à dois dias... pode ser que funcione mais 1 ou 2 anos sem problemas).

PA :D

Publicado:

Obrigado pelas respostas .

O termostato é da aquapor 75w , nao sei se é bom ou mau...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!