Recommended Posts

Publicado

Tenho um Discus a morrer com bexiga natatória aguda, digo eu .

Nada de todas as formas , menos da normal e tem o abdomen super inchado.

Queria saber , para evitar situações futuras que tratamento de atque usar nesta doença.

O gajo ainda ontem á noite estava espetacular :sorry:

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:

ola abel antes de tudo ja experimentaste colocar sulfato de magnesio? isto é as vexes os discus apresentam sintomas de infecção na bexiga natatoria e por vexes nao é...experimenta e depois dix o resultado abraço joao ferreira e boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado: (editado)

O rapaz foi-se ontem :animal_fish:

Ele estava no fundo sem se mecher, fiz várias coisas para o tentar salvar in cluindo sal , mas não deu , tenho de me precaver para uma próxima situação , que espero que não aconteça.

Editado por Abel Brás

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:

Tratamento extremo é o banho de PP,pode é o discu não resistir.Eu encontrei por cá isto :

isso é um ataque bacteriano ao nivel da bexiga natatória

é dificil de curar

tens que colocar agua do aquario num balde adicionas 2 colheres de sopa de sal

e dois comprimidos de flagyl

mexes bem para dissolver o sal e os comprimidos de flagyl

retiras o peixe do aquario e pões no balde durante meia hora

depois voltas a colocar o peixe no aquario

tens que repetir o tratamento durante uma semana uma vez por dia

Tenho cá aponte num txt,acho que foi o José Garcia que disse isso por conselho do Zé Carlos,creio eu.

Publicado:

Boa Noite

Tratamento extremo é o banho de PP,pode é o discu não resistir.

Jorge, o permanganato de potássio não servirá de nada em infecções internas.

Se não for obstipação intestinal, problemas na bexiga só se tratam com antibióticos e mesmo estes só os que têm efeito sobre bactérias anaeróbicas.

Abel, os melhores resultados nestes casos são a junção de Tiazol junto com vitamina K3 e Nifurpirinol, juntamente com NACL para o controlo osmótico.

Abraço

frame.jpg

• 3 meses depois...
Publicado:
Boa Noite

Jorge, o permanganato de potássio não servirá de nada em infecções internas.

Se não for obstipação intestinal, problemas na bexiga só se tratam com antibióticos e mesmo estes só os que têm efeito sobre bactérias anaeróbicas.

Abel, os melhores resultados nestes casos são a junção de Tiazol junto com vitamina K3 e Nifurpirinol, juntamente com NACL para o controlo osmótico.

Abraço

hugo, o tiazol+k3, é o composto do Flagelol da SERA , o nifurpinol é o composto do bactopur + sal

ou seja eu posso juntar ao mesmo tempo o Flagelol o bactopur e o sal ?

é que isso seria o ideal. Uma bomba atómica ( no bom sentido ) para matar tudo , o que era exelente

já experimentaste ?

Publicado:

Há uns 9 ou 10 anos tive um escalar que vinha sempre à superfície, por mais que se esforçasse a nadar em direcção ao fundo do aquário. Fora isso tinha um aspecto saudável, comia normalmente, sem mais nenhuma alteração. Suspeitei que fosse da bexiga natatória. Não sei se é isso que se passa com o teu peixe. Lembro-me que na altura fiz terramicina (cloridrato de oxitetraciclina) e aquilo resolveu-se.

Cumps.

Publicado: (editado)
hugo, o tiazol+k3, é o composto do Flagelol da SERA , o nifurpinol é o composto do bactopur + sal

ou seja eu posso juntar ao mesmo tempo o Flagelol o bactopur e o sal ?

é que isso seria o ideal. Uma bomba atómica ( no bom sentido ) para matar tudo , o que era exelente

já experimentaste ?

Sim, podes juntar em aquário hospital!Com pouca ou nenhuma luz. (obrigatório!)

Já curei um Disco adulto e um oscar adulto nesta situação e com a mistura dos dois medicamentos.

90% dos problemas da bexiga são atribuidos a infecções bacterianas secundárias devidas á presença de flagelados que passaram as paredes intestinais, alojando-se no figado, pancreas bexiga e formações osseas esponjosas.

Qual é o peixe em questão?

A terramicina é um antibiótico e pode ter o mesmo efeito que o nifurpirinol, embora seja mais dificil de assimilar osmóticamente pelo peixe.

Abraço

Ps: as feridas que o peixe tem são queimaduras do pp em excesso ou da amónia...

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Publicado:
Sim, podes juntar em aquário hospital!Com pouca ou nenhuma luz. (obrigatório!)

Já curei um Disco adulto e um oscar adulto nesta situação e com a mistura dos dois medicamentos.

90% dos problemas da bexiga são atribuidos a infecções bacterianas secundárias devidas á presença de flagelados que passaram as paredes intestinais, alojando-se no figado, pancreas bexiga e formações osseas esponjosas.

Qual é o peixe em questão?

A terramicina é um antibiótico e pode ter o mesmo efeito que o nifurpirinol, embora seja mais dificil de assimilar osmóticamente pelo peixe.

Abraço

Ps: as feridas que o peixe tem são queimaduras do pp em excesso ou da amónia...

é um disco ( o tal das fotos noutro topico que me respondeste ). Já ta a recuperar as feridas ( fiz tpa's diarias e pus nitrovec da sera para restaurar a colónia de bacterias. entretanto os discos começaram logo a mostrar melhoras , pois o nitrito e a amonia começaram a desaparecer.

No entanto como as fezes tão brancas e ainda tão com falta de apetite e tosses, tou a fazer bactopur . A seguir vou restaurar o filtro de novo e vou fazer flagelol ou hexamita. Vou monitorizar diariamente o niyrito e amonia e fazer tpa's diarias. Espero assim cobrir todo o espectro de doênças .

mas para a proxima vou experimentar: PP -> flagellol + Bactopur + sal -> tremazol - > PP . Assim devo cobrir tudo.

vou fazer é uma monitorização dos nitritos e amonia mais eficiente para não dar hipotese de subir os niveis. Que te parece ?

para além dos condicionadores de agua que outras ferramentas há ou usas para desentoxicar nitrito e amonia em emergência ?

abraço

• 1 mês depois...
Publicado:

Eu sei que é capaz de ficar um bocado caro, mas quem gosta dos seus discus e já os tem à uns tempos, que tal levar a um veterinário? não deveria saber tratar os nossos peixes? e ate receitar medicamentos com acção mais precisa?

Já alguem do forum levou algum peixe, quer seja discu ou nao ao veterinario?

Publicado:

boas, por experiencia propria a 1ª coisa a fazer em casos de problemas na bexiga natatoria é a de reduzir o nivel da agua para cerca de 10, 15cm para q seja mais facial a regulaçao da mesma e menos complicado para o peixe ficar ou no fundo ou no cimo, depois creio q o banho de sal seja uma boa soluçao pois os sais disolvidos na agua vão ajudar a muitos problemas do foro intestinal tais como gazes.

abraço

David Carlos

David Carlos

Blog Aqualand