Recommended Posts

Publicado

Boas.. Tenho um escalar que não consegue comer os flocos à superficie.. Vai tentar come-los mas nunca chega ate eles.. Sera que se encontra doente e esta com problemas de visao? Tambem reparei que as fezes desse peixe tem uma cor verde escura.. Não sei se isto indica alguma coisa mas algo se passa de mal com este peixe... Se alguem souber o que se passa ou ja tenha tido alguma experiencia do mesmo genero partilhem para eu saber o que posso fazer.. obrigado

Cumprimentos

Publicado:

Não se passa nada com o teu escalar. Tem se calhar medo de se chegar á superficie. diz me o teu ph e com que frequencia fazes tpas

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

O ph da água está neutro (7.0) e costumo fazer as TPA sensivelmente de 15 em 15 dias...

Publicado:

O peixe já anda assim desde à uma semana.. Noto que anda um pouco inchado na zona da barriga e os olhos tb me parecem estar um pouco mais inchados e projectados para fora do que anteriormente... Este escalar de que falo está com um outro escalar do mesmo tamanho, penso que ambos adultos, pois sao relativamente grandes e penso que já nao vao crescer mais que aquilo, estao ambos sozinhos num aquario de cerca de 30 litros para nao me comerem os guppys e mollys alevinos que tenho num aquario de 60l...

Desculpem o meu desconhecimento em certos aspectos sobre aquariofilia, mas é que so agora é que me comecei a interessar mais por este mundo e ainda estou a aprender...

Publicado:

Esqueci-me de referir que so o alimento com flocos proprios para peixes tropicais de agua quente... E o peixe so consegue mesmo alimentar-se quando um ou outro floco cai no substrato e ele o vê...

Publicado:

que peixes tens mais no aquario a litrgem do aqua e a quantidade de tpas

Cumprimentos

João Marques

• 8 meses depois...
Publicado:

Boas, partindo do principio que não é nada de alarmante, visto estar com o mesmo problema e os meus aparentarem boa saude (grandes e gordos) e a camerem bem á superficie.

Tenho uma questão não será de mordiscarem as plantas??? :)

Publicado:
Boas, partindo do principio que não é nada de alarmante, visto estar com o mesmo problema e os meus aparentarem boa saude (grandes e gordos) e a camerem bem á superficie.

Tenho uma questão não será de mordiscarem as plantas??? :)

Creio q não seria por mordiscarem as plantas, pois os escalares adoram mordiscar as plantas quando não encontram todos os nutrientes que precisam na ração, tente dar se não me engano o nome da ração é Tetra color(tem em flocos e em esferas(bolinhas).. mas tente fazer o seguinte, você falou que já são bem grandes né? então tente trocar a ração de flocos por alguma de bolinha(esfera) quem sabe ele se adapta.

Não tenho grandes conhecimentos com estes peixes pois tenho eles a menos de um ano, então se eu estiver errado em alguma coisa que falei aqui, pesso que me corrigam.

Cumps

• 3 semanas depois...
Publicado:
Creio q não seria por mordiscarem as plantas, pois os escalares adoram mordiscar as plantas quando não encontram todos os nutrientes que precisam na ração, tente dar se não me engano o nome da ração é Tetra color(tem em flocos e em esferas(bolinhas).. mas tente fazer o seguinte, você falou que já são bem grandes né? então tente trocar a ração de flocos por alguma de bolinha(esfera) quem sabe ele se adapta.

Não tenho grandes conhecimentos com estes peixes pois tenho eles a menos de um ano, então se eu estiver errado em alguma coisa que falei aqui, pesso que me corrigam.

Cumps

Boas, normalmente alimento os meus com artemia congelada e papa caseira... Na minha opinião será pouco possivel que seja originado pela alimentação pelo facto de ser so 2 ou 3 elementos de um grupo de 10 exemplares... De qualquer das formas obrigado pela dica... :shock:

Abraço :bs_quesexclaim:

Publicado:

Boas, escalares num aqua de 30l!?!?!?!?!?!?!?!?!? Desculpa o extremismo, mas é quase o mesmo que tu viveres numa casota de cão... Porque é que não arranjas um aqua maior para eles viverem, isto faz-me lembrar um documentário que vi ontem sobre pessoas que compravam animais selvagens quando eram pequenos porque eram engraçadps e tal, levavam-nos para casa e depois de crescerem é que começavam os problemas... A partir do momento em que o tamanho já não interessava os animais erem maltratados, abandonados,... Acho que os animais não deviam pagar pela ignorancia das pessoas...

Se estou a reagir assim é porque já vi algumas situações que me revoltaram, este caso não é tão grave, mas acho que os escalares mereciam melhor sorte...

Cumps.

Publicado:

Desculpem... não tinha observado a litragem do aquário, então deve ser sim este o problema, concordo com os dois que citaram acima.

Me desculpem pela falta de atenção, mas como já me ocorreu o mesmo problema de comerem as plantas pensei que podia ser a alimentação... mas com um aquário desta litragem provavelmente deve ser isto mesmo.

Abraços