PH DESCE MUITO - URGENTE


Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

estou com um problema grave, o PH dos meus aquários baixa para valores na ordem dos 5 e 4.89.

 

Precisava duma ajuda com urgência!!!!!!!!!!!

 

obrigado

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tems injecção de CO2?

 

Se tiveres poderá ser isso que te está a baixar o PH.

 

Experimenta a por algumas pedras alcalinas dentro do aqua, ou um pouco de areão de coral dentro do Filtro.

 

 

1 Abraço

César Pereira

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens troncos no aqua? Ajudava bastante se nos desses o setup do teu aqua...

 

Como medida preventiva experimenta adicionar um pouco de bicabornato de sódio na água.

O bicabornato de sódio vai aumentar a capacidade tampão da água e tentar estabilizar o ph, mas sem saber o setup do teu aqua é dificil perceber de onde pode vir o problema.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tenho uma bateria de aquários com sump, interligados, com cerca de 1200 litros de água.

Esta bateria é destinada à criação de discus.

Não tem decoração nenhuma, simplemente o vidro e alguns filtros de esponja.

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS bactérias ao decomporem a carga orgnaica acidificam a água atraves da respiração...e dos compostos que libertam. Convem colocares algumas plantas para te prduzirem um efeito contrário. Experimenta tambem aumentar o KH da bateria colocando pedras lacalinas ou areao de coral...não convem é exagerar!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jsousa... faltou algo importante... o ph da água de torneira, saber se estás a usar agua de osmose inversa ou quimicos para baixar o ph da água da torneira e principalmente o kh quer da água da torneira, quer da água no aqua.

É agua da companhia ou de poço?

 

Não sabendo esses valores é dificil dizer se a queda se deve apenas à actividade bacteriana ou não pois não nos dizes de quanto é :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Darius,

 

é assim, eu no início eu tinha o um problema grave a água da companhia o PH é mt elevado cerca de 7.8. Depois eu organizei o meus aq da seguinte forma:

 

o aquário da sala uso água envelhecida com turfa, mas não turfa no filtro.

Na bateria de aquários de reprodução uso 40% de água da companhia e 60 % de osmose, com turfa na sump.

Na bateria de aq. fiz no domingo uma TAP de 200 litros água, cujo PH estava a 7. Ontem medi o PH estava a 4,89!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah bom... assim já dá para perceber melhor...

 

O teu problema é duplo.

 

Por um lado a água de osmose retira-te a capacidade tampão existente na água ao te retirar os sais dissolvidos (por definição a água de osmose tem KH=0)

A capacidade tampão é o factor natural que contraria as variações de ph e que te dá um valor de ph estável.

 

Por outro lado tens a turfa. A turfa ao se decompor acidifica a água. O problema é que com uma capacidade tampão demasiado baixa o efeito da turfa é bastante acentuado daí experimentares descidas elevadas de ph ao fim de algum tempo.

 

Para resolveres o problema não vai ser muito fácil pois vais ter que encontrar um equilibrio entre a quantidade de água de osmose e a quantidade de turfa que estás a usar de forma a que tenhas o minimo de variações possivel.

Como as variações nunca são instantâneas terás que considerar a hipotese de manteres um depósito onde envelheças a água e lhe estabilizes o ph antes de a juntares ao sistema de aquas.

No caso de teres o depósito então coloca a turfa lá, em vez de a colocares na sump.

 

Espero que te tenha ajudado um pouco mais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...realmente estares a queixar-te de pH baixar com essas condições...para além do que referi...e a carga orgânica é exactamente a comida (mesmo nas doses normais) tens um factor muito mais importante...osmose inversa e depois ainda turfa...tens de te moderar na utilização das mesmas ...o que é bom :cry: menos despesa...e tens o teu problema resolvido.

 

Mete uma proporçao maior de agua da torneira em ralação á de osmose e modera-te na turfa!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia ,

 

mt obrigado pela atenção, acho que têm razão.

 

Vou tentar acertar a água da companhia com a de osmose e retirar a turfa da sump.

Irei colocar a turfa na sump só se for necessário.

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.