hugoneto Publicado Maio 1, 2009 Publicado Maio 1, 2009 Viva, Iniciei-me nestas lides da aquariofilia há cerca de 8 meses. Na altura com um aqua de 60L, que em poucas semanas substitui por um de 260L brutos. Setup: - Filtro externo Fluval 305 - Difusor CO2 caseiro - Iluminação - calha dupla 4x36W PL compactas (das 18h às 24h) Fauna: - 8 tetra neon - 6 tetra rosa - 6 tetra do congo - 2 Corys Leopardus - 2 Danio Zebra - 1 Guppy - 1 Botia palhaço e duas recém-chegadas Caridinas Sp Cardinal (já sei que estou a arriscar-me a uma "mariscada", mas para já tudo ok) Flora: - Cabomba Caroliniana - Vallisneria Spiralis - Cryptocoryne Wendtii Red Mi Oya - Anubia Nana - Anubia Nana Mini - Anubia Heterophila - Anubia Barteri Nana - Alternanthera Reineckii/Roseafolia - Hygrophila Difformis Parametros: - Temperatura 26ºC - pH 6.5 - gH 4ºdGH - NH4/NH3 0.2 mg/l - NO3 0.5 mg/l - PO4 0.1 mg/l Como já tenho este aqua montado há mais de 6 meses, o substrato fértil perdeu "força", pelo que coloquei umas pastilhas de fertilizante directamente no substrato. Fiz uma solução de Potássio (a partir de Cloreto de Potássio comprado na farmácia) numa relação de 200g para 1 litro de água. Estou a acrescentar 5ml por dia. Acrescento 2ml de Ferro a cada 2-3 dias (não tenho o teste do Ferro, tenho que comprar ainda). Há tempos o aqua teve um boom enorme de algas e a maioria das plantas quase que morreram... Na altura percebia ainda menos disto das fertilizações... Agradeço toda a ajuda e conselhos sobre como manter o aqua em boas condições e de forma adequada ao correcto crescimento das plantas. Obrigado a todos pela ajuda!
betarato Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Boas, O Boom de algas significa que essa injecção está completamente errada e que o fertelizane que tens está muito bem. Sugiro que apenas coloques anualmente essas bolinhas e semanalmente adiciones ferropol da JBL, é o sufuciente. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
hugoneto Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Olá, Estás a referir-te ao CO2? Devo interromper? Obg.
hugoneto Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Se te referes às pastilhas no substrato, só as coloquei agora, muito depois do boom de algas ter aparecido e entretando ter sido resolvido. Neste momento as algas estão controladas, apenas quero ajuda para saber como fertilizar tendo em conta os actuais parametros. Obg.
betarato Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 As plantas que tens não são exigentes a nível de co2, essas bolinhas está correcto, a fertilização líquida o ferropol da JBL semanalmente é suficiente. É o que tenho no meu e não tenho algas e as plantas estão sempre bonitas e cheias de força, não tenho co2. o aparecimento das algas na maior parte das vezes deve-se a um nível de nitritos elevados. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
pedrioo Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Viva, Acho só que deves meter mais fosfatos, continuar com a fertilização de potássio e arranjar uns micros... de resto não é preciso mais grandes coisas... se quiseres meter co2 pode sempre ajudar..mas nesse aqua acho q apenas uma garrafa de 2 l não chega. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
betarato Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Neste caso não concordo com o potássio, nem com fosfatos visto o tipo de plantas que apresenta. O co2 durante o dia poderá ajudar, mas à noite prejudica. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
hugoneto Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Para o CO2 tenho uma garrafa de 1.5litros e um difusor de CO2 em vidro, que me parece mto bom para garantir uma boa assimilação do CO2. Podem explicar porque é que o CO2 de dia ajuda e à noite prejudica? Com um sistema caseiro será possível controlar isto? Posso colocar uma torneirinha, mas tenho receio que durante a noite a pressão na garrafa seja demasiada e haja algum problema... Para aumentar os Nitratos, aquela solução comprada na farmácia com Nitrato e Potássio (n me recordo da formula quimica, acho que é NO2PH4...) resolve? Obg.
hugoneto Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Deixo aqui uma foto onde se vê do lado esquerdo o difusor CO2 que coloquei no meu aqua. Espero que ajude a ajudarem-me... NOTA: Esta foto representa apenas a metade esquerda do aqua (ou pouco mais). O tronco está exactamente ao centro nesta montagem.
hugoneto Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Aqui uma foto do aqua todo, para terem uma ideia da montagem.
betarato Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Para o CO2 tenho uma garrafa de 1.5litros e um difusor de CO2 em vidro, que me parece mto bom para garantir uma boa assimilação do CO2. Podem explicar porque é que o CO2 de dia ajuda e à noite prejudica? Com um sistema caseiro será possível controlar isto? Posso colocar uma torneirinha, mas tenho receio que durante a noite a pressão na garrafa seja demasiada e haja algum problema... Para aumentar os Nitratos, aquela solução comprada na farmácia com Nitrato e Potássio (n me recordo da formula quimica, acho que é NO2PH4...) resolve? Obg. A injecção de co2 diurna e nocturna tem a ver com a fotosíntese. Esquece a química e faz o mais normal possível. Tens substrato fértil, alimenta-o (ja o fizeste) e segue o plano semanal que te indiquei. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
aquapego Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Viva, Iniciei-me nestas lides da aquariofilia há cerca de 8 meses. Na altura com um aqua de 60L, que em poucas semanas substitui por um de 260L brutos. Setup: - Filtro externo Fluval 305 - Difusor CO2 caseiro - Iluminação - calha dupla 4x36W PL compactas (das 18h às 24h) Fauna: - 8 tetra neon - 6 tetra rosa - 6 tetra do congo - 2 Corys Leopardus - 2 Danio Zebra - 1 Guppy - 1 Botia palhaço e duas recém-chegadas Caridinas Sp Cardinal (já sei que estou a arriscar-me a uma "mariscada", mas para já tudo ok) Flora: - Cabomba Caroliniana - Vallisneria Spiralis - Cryptocoryne Wendtii Red Mi Oya - Anubia Nana - Anubia Nana Mini - Anubia Heterophila - Anubia Barteri Nana - Alternanthera Reineckii/Roseafolia - Hygrophila Difformis Parametros: - Temperatura 26ºC - pH 6.5 - gH 4ºdGH - NH4/NH3 0.2 mg/l - NO3 0.5 mg/l - PO4 0.1 mg/l Como já tenho este aqua montado há mais de 6 meses, o substrato fértil perdeu "força", pelo que coloquei umas pastilhas de fertilizante directamente no substrato. Fiz uma solução de Potássio (a partir de Cloreto de Potássio comprado na farmácia) numa relação de 200g para 1 litro de água. Estou a acrescentar 5ml por dia. Acrescento 2ml de Ferro a cada 2-3 dias (não tenho o teste do Ferro, tenho que comprar ainda). Há tempos o aqua teve um boom enorme de algas e a maioria das plantas quase que morreram... Na altura percebia ainda menos disto das fertilizações... Agradeço toda a ajuda e conselhos sobre como manter o aqua em boas condições e de forma adequada ao correcto crescimento das plantas. Obrigado a todos pela ajuda! Boas, Aqui a questão coloca-se: queres plantas em boas condições? Estás a tentar fazer um semi-plantado ou plantado? SE SIM, então primeiramente deves aumentar o período de luz para no mínimo 10 horas e no máximo 12, de seguida tenta manter estes parâmetros: NO3 entre 5 a 10 ppm e o PO4 entre 1 e 1,5 ppm. Ou seja tens estes valores muito baixos! Em relação ao CO2 deverá estar sempre presente com cerca de uma bolha por segundo, sei que com caseiro não é fácil, porque já passei por isso, mas se não puderes ou não quiseres CO2 de botija/pressurizado, faz 2 garrafões de 5 litros do caseiro que resolves o problema. Os garrafões devem ser colocados com uma semana de diferença entre eles para que o CO2 nunca se acabe e não tenha uma quebra de produção muito brusca. Em relação à quantidade de ferro, penso que podes colocar os 2 ml todos os dias e adicionar micros na mesma quantidade de 2 em 2 dias. Tens aí um valor de NH4/NH3 de 0,2 mg/l que acho bastante "esquisito" para um aquário com 6 meses, pois a amónia deveria estar a zero. Que matérias filtrantes usas nesse Fluval? Atenção, a presença de amónia não é prejudicial para as plantas mas sim para os peixes e muito mais para os invertebrados. Disseste que tiveste um boom de algas. Qual o tipo de algas? Sabendo o tipo de algas geralmente consegue-se corrigir a fertilização. Ainda em relação ao CO2, este só deve estar a bombar durante o período em que as lâmpadas estão ligadas, caso contrário poderá haver uma intoxicação e a morte dos peixes, a não ser que coloques uma bomba de ar durante o período em que as lâmpadas estão desligadas. Outra solução é desligar o tubo de CO2 que vai para o aquário, mas como não tens hipótese de o fechar, vai-se perder grande quantidade de CO2, já que com o tubo fora de água sai muito mais CO2. Só mais uma dica, a quantidade de potássio a introduzir na coluna de água deve ser o dobro do valor do NO3 em ppm, ou 10 X mais, o valor de PO4. Confuso? Se tiveres 10 ppm de NO3 na coluna de água e 1 ppm de PO4 então fertilizas com 20ppm de potássio, mas se tiveres 10 ppm de NO3 e 3 ppm de PO4 então já fertilizavas com 30 ppm de potássio. CONCLUSÃO: para fertilizar com potássio utiliza-se como referência o valor mais elevado destes dois compostos: NO3 ou PO4. Espero ter ajudado e não ter escrito nenhuma barbaridade, mas penso que não!!! Se tiveres alguma dúvida envia MP que depois explico aqui no teu tópico. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
hugoneto Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 Olá Carlos, Obrigado pelos comentários e desde já parabéns pelo teu fabuloso aquário! Só posso ainda sonhar com um assim um dia... Em relação à luz, estou com apenas 8h porque tenho receio de, como estou a usar lâmpadas todas de 7200k, poder ser demasiada luz e/ou inapropriada. Achas que mesmo assim devo aumentar para mais tempo? Em relação aos parâmetros de NO3 e PO4, o que posso fazer para aumentar estes valores? Qual poderá ser a causa para estarem baixos? Em relação ao CO2, o meu sistema caseiro debita bastante mais de uma bolha por segundo... será que estou a exagerar e a provocar algum desiquilíbrio? Vou experimentar na próxima garrafa colocar menos quantidade de fermento para reduzir o fluxo. Para resolver o problema de ter ligado de dia e desligado à noite, pensei em fazer o seguinte: - colocar uma saída bifurcada, uma que vai para dentro do aqua (injecção de CO2) e outra que fica fora ("respiro"). Em ambos os tubos, colocar uma válvula anti-retorno e uma torneirinha de controlo. De dia, fecho a torneira do "respiro" e abro a torneira da injecção de CO2; de noite, fecho a da injecção e abro a do respiro. - posso inclusivé deixar a torneira do "respiro" apenas muito ligeiramente aberta (permanentemente), o que ajuda a controlar o fluxo na injecção de CO2 (se quiser reduzir o fluxo para o aqua, abro um pouco mais o "respiro" e vice-versa Sei que com esta solução vou desperdiçar consideravelmente, mas pelo menos mantenho um melhor controlo e consigo fazê-lo com uma solução caseira. Achas que poderá dar resultado? O facto de a amónia no aqua não estar a zero deve-se a que nas últimas largas semanas não ter feito a limpeza de fundo... está a precisar de uma limpeza "a fundo" do fundo, há já bastantes detritos e que até se notam na coluna de água. Tenho que resolver um problema q tive com a bomba de ar que usava para aspirar o fundo, avariou. Gostei da dica em relação à adição de potássio - muito interessante! Vou experimentar. Mais uma vez muito obrigado pelos conselhos e sugestões!
hugoneto Publicado: Maio 3, 2009 Autor Publicado: Maio 3, 2009 Alguém pode ajudar a validar se esta solução para o controlo do CO2 caseiro será uma boa ideia? Já alguém experimentou?
João Azevedo Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Anyone? A maior parte do pessoal deixa o CO2 caseiro ligado de dia e de noite, o único inconveniente é que os peixes podem morrer com falta de O2, mas se notares que os peixes não andam ofegantes não há problema, a não ser que tenhas o KH baixo e o CO2 baixe o PH bruscamente. Uma solução que me parece simples, para quem não quer deixar o CO2 ligado no aqua á noite, é encher um copo com agua ou outro recipiente, e á noite põe lá o difusor e pronto.. Cumps Wild Forest Vs Peaceful Meadow
Paulo A Santos Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Ola Hugo As algas que vejo na foto parece-me serem causadas por excesso de nutrientes na coluna de agua...e isto porque? Como tens cerca de 90% de plantas de crescimento lento toda a fertilizaçao que fazes não e absorvida pelas plantas, logo as algas apoderam-se deles...dai teres as pedras e os vidros cheio de verdete (fiz um zoom a foto para ver bem os vidros)... Aqui fica a minha sugestão: 1 - Quanto as plantas esconde as anubias o mais possivel da luz directa,em pouco tempo (15dias) vais ver resultados...a Alternanthera Reineckii/Roseafolia tenta mete-la o mais ao centro possivel para apanhar o mais luz possivel,pois é uma das plantas mais exigentes que tens...(para a proxima escolhe plantas de exigencias identicas) 2 - Retirava uma lampada e ficava so com 3x36w e aumentava o tempo de iluminaçao para 8horas e mais tarde para 9 horas,chega bem para a tua flora... 3 - quanto ao CO2...como é caseiro, ai tu e que tens de ver como reagem os peixes...o que acontece e que com a injecçao de co2 na coluna de agua, e como as plantas sao de crescimento lento ha um desiquilibrio...estas a estimular as plantas com CO2, iluminaçao e fertilizaçao com fartura, mas elas nao podem responder porque são de crescimento lento...quase que arriscava a dizer-te que com essas plantas ate podias dispensar o CO2... Quanto a questão do teu CO2 caseiro (eu tenho CO2 pressurizado), a solução mais viavel que vejo para o teu caso, é tentares fazer alguma agitaçao na superficie da agua com a flauta para libertar um pouco mais de CO2 para nao teres de por nem bomba de ar nem teres de retirar o CO2 durante a noite,podes controlar isso com calma... 4 - quanto ao ferro...nao sei qual a marca de ferro que usas, mas é disparatado estares a fertilizar com ferro dessa maneira...quanto muito 2 ou 3ml por semana no maximo, excepto que vejas alguma carencia nesse sentido por parte das plantas... 5 - tipo de fertilizaçao aconselhado para a flora em questão: Para ja fazia um TPA de 30% para zerar os nutrientes o mais possivel e a partir dai... Manter os nitratos e fosfatos o mais equilibrados possivel,visto que a tua fauna não te produz fosfatos nem nitratos suficientes, na relaçao de 1:10 e adicionar potassio quanto baste como ja foi dito...quanto as pastilhas utiliza quando necessario só nas plantas mais exigentes tipo Alternanthera Reineckii/Roseafolia... Isto apenas é a minha opinião...Não quer dizer que esteja correcta... Um abraço "Muralhas" - "Profundezas"
hugoneto Publicado: Maio 8, 2009 Autor Publicado: Maio 8, 2009 Olá Paulo, Obrigado pelos teus comentários muito completos! Entretanto desde essas fotos que mostrei, já fiz 3 TPAs a 30/40% com intervalo de 3 dias e limpei os vidros num dos primeiros. Está tudo com muito melhor aspecto e as plantas estão a reagir bem e a desenvolver-se. Tenho 10 horas de luz (mantive as 4x36W - são todas de 7200k, alguém sabe dizer se isto é desaconselhável?). Estou apenas a fertilizar com Potássio na quantidade necessária conforme os testes q faço de 2 em 2 dias. Para já está tudo bem, os peixes estão a reagir bem e os Caridina SP Cardinal (apesar de não ser aconselhado num comunitário) estão a dar-se bem com toda a fauna e já têm o seu próprio "território" definido. Em relação ao CO2, mesmo antes deste teu feedback já tinha colocado a flauta de forma a agitar a água à superficie e parece resultar bem - além de reduzir ou quase eliminar aquela camada de "gordura" que normalmente tinha à superficie. Gostava agora de alguns conselhos para acrescentar mais plantas - o que me aconselham? Como a iluminação tem 2 lâmpadas à esquerda e 2 à direita, estava a pensar retirar uma delas do lado esquerdo e aí colocar as plantas de menor exigência e do lado direito reforçar com algumas de crescimento mais rápido. Parece-vos boa ideia? Obrigado!
Recommended Posts