Reactor CO2 externo


Recommended Posts

Boa tarde pessoal! Tenho um aquário nano onde estou a dedicar a plantados, ultimamente tenho-me visto obrigado a aumentar a quantidade de CO2 na agua, coisa que a minha mistura caseira não esta a conseguir acompanhar! Então pensei num reactor externo de CO2 para misturar melhor a agua com o CO2.

 

A minha duvida é a seguinte, posso usar o meu filtro 2211 (300L/h) para "alimentar" o reactor com a agua? A entrada de agua no aquário é feita pela cascata deste modelo, isso não ira desperdiçar grande parte do CO2?

 

Um á parte, pensei numa forma de regular a quantidade de CO2 num sistema caseiro e queir igualmente a vossa opniao! quando a agua sai do filtro é dividida por um "T", onde um lado vai para o aquario e o outro para o ractor de CO2. No lado do CO2 metia uma torneirta a controlar o caudal. Se estiver toda aberta, o fluxo de agua é 50% +/- nos 2 lados, estando nesta sitação o CO2 no maximo! Ao fexar a torneira estou a diminuir a presao de agua no lado do CO2 mas a aumentar no lado que vai directo para o aquario! Assim a cabeça do motor nao entra em esforço pois a agua tem sempre caminho e as garrafas de CO2 nao rebentão pois esta sempre a ser misturada na agua!

 

Partilhem a vossa opnião!

 

Cumps

Editado por JPAM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

está tudo bem pensado, sendo que ficas com a vantagem de ter uma dissolução do CO2 de quase 100% caso tenhas atenção a alguns promenores, a entrada de agua no reactor deve ser feita por cima ,obrigando a descer pelo reactor, por forma a que com a introdução do CO2 este vá sempre tentar subir na coluna de agua, como o fluxo está no sentido oposto, obriga a que o CO2 seja disolvido na sua totalidade.

 

Quanto ao uso do filtro externo, podes desde que faças as ligações no tubo de output ou seja o tubo que leva a agua de volta para o aqua, não afectando assim as bacterias nitrificantes alojadas no filtro...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta barman_dani!

 

E em relação á entrada em cascata? Achas que irá afectar em grande escala a concentração de CO2? Pois assim escusava de ter mais um tubo para a entrada do CO2, juntava os 2 e entrava tudo pela cascata!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois a entrada em cascata pode afectar-te os valores de CO2 dissolvidos na agua pois este factor provoca a oxigenação da agua do aqua por movimentação, mas se a distância entre a saida de água e o nivel de água não for grande podes utilizar outro T para unir os tubos novamente....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe informar se estes reactores são externos?

 

co2a.jpg

 

 

 

Ou para usar fora do aquário tem que ser diferentes? Se sim alguém sabe onde posso comprar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estive a ver um desses para mim a uns tempos atraz e verifiquei após analise do mesmo produto mas em vendedores diferente e há alguns que referem que este tipo de reactor não é aconcelhaver para uso externo devido a possibilidade de fugas... pelo que decidi não arriscar...

 

acabei sim por comprar este na ebay e este já esta em funcionamento a algum tempo e não tenho qualquer razão de queixa dissolve bem o CO2....

 

Espero ter ajudado...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

barman_dani por acaso tenho visto esse, mas esse modelo é sempre necessário ter uma parte dentro do aquário certo? Queria arranjar um sistema que me removesse o difusor do interior! Queria diminuir a quantidade de equipamentos dentro do aquario! Confirma sff!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes ter o disusor no exterior no meu caso esta ligado no output do filtro externo e permite uma boa disolução do co2 so se vê por vezes umas micro bolhinhas a sair na flauta do filtro, tens é de ter uma valvula anti-retorno pois não veem incluida e é necessária uma para a ligação no modo externo, para evitar que a agua saia pela entrada do co2 quando este está desligado.

 

De resto até estou contente com este difusor pequeno compacto e de fácil instalação, a unida desvantagem para além de ser necessária valvula anti-retorno, convêm estar dentro do movel pois quando está a disolver o co2 produz aquele chchhchchch (nada de alarmante) normal dos difusores, mas no meu caso tendo a porta do movel fechada não se ouve nada....

 

Mais qualquer coisa é só dizer...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.