Gohan Publicado Setembro 28, 2004 Share Publicado Setembro 28, 2004 Boas, Ca estou eu de novo com as minhas duvidas de iniciante! Esta quinta-feira vai fazer uma semana que o meu aqua esta em ciclo! Tenho duas plantas uma vallisneria ou coisa do genero e a outra nao sei o nome, juntamente com muitas pedras e dois corydoras bronzeados. pH- 7.5 (smp assim desde o inicio do ciclo apenas nos 2 primeiros dias e que oscilou entre 7.5 i 8.0) Sendo assim, pergunto-vos, TPA ou n TPA, eis a minha questao! agora a serio gostaria de saber isto porque tenho medo que ao fazer a TPA mate ou prejudique o desenvolvimento das minhas bacterias amigas! Obrigado! Citar Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rpm Publicado: Setembro 28, 2004 Share Publicado: Setembro 28, 2004 Viva Gohan Desculpa não responder directamente á tua questão, mas até acho que nem devo ! Pois estou na mesma situação que tu: um iniciado em aquariofilia :D A minha questão era se por acaso tens algum teste de nitritos que possas fazer, gostava de comparar com o meu que tambem está em ciclo. Podes ler aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12610 Tem tambem uma breve referencia a TPAs, parece que são positivas nesta fase da vida do aquario No meu caso por exemplo é benefico visto que ainda não tenho as bacterias que transformam os Nitritos em Nitratos é um metodo eficaz para baixar o valor dos mesmos. Penso tambem que é mais importante as bacterias que se "alojam" nos filtros do que propriamente as que se vão embora na água da TPA. PS: Espero não estara dizer nenhum disparate :D Naturalmente vamos aguardar por opiniões de pessoas mais experientes Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Setembro 28, 2004 Share Publicado: Setembro 28, 2004 Durante o ciclo precisam de 3 testes: - Amoniaco (nh4/nh3) (se puderem arranjem para agua doce apenas pois são mais baratos) - Nitritos (no2) - Nitratos (no3) As TPA's podem ou não ser feitas dependendo das concentrações de cada componente. Se existe uma concentração muito elevada de amoniaco que no teste indique como letal, tpa em cima. Se indicar apenas prejudicial se mantido por muito tempo é ir monitorizando. Se a concentração de nitrito for acima da indicada no teste como normal ou aconselhável, TPA Para testes recomendaria os da hagen... quanto mais não seja porque na literatura tiveram o cuidado de distinguir entre os valores normais de um aquário maduro e os normais de um aquário ainda em ciclo. De resto TPA num aqua em ciclo alonga o tempo de ciclo pois perdem-se sempre algumas bactérias, mas é preferivel ter um ciclo mais longo que submeter os peixes a valores demasiado elevados que coloquem o seu bem estar em risco. Se os valores estiverem altos mas ainda assim dentro do aceitável vão deixando ficar enquanto puderem. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
oblivion Publicado: Setembro 29, 2004 Share Publicado: Setembro 29, 2004 Gohan, se o Ph nãi baixar terás de escolher peixes que se adequem ás caracteristicas da tua água. Não sujeites peixes de Ph diferentes a á "água errada" e a aditivos quimicos. Se por acaso quiseres baixar o Ph naturalmente usa troncos no aquario ou turfa. Nota bem que o Ph não baixará de um dia para o outro, é faseado. Boa sorte Citar PEACE !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gohan Publicado: Setembro 29, 2004 Autor Share Publicado: Setembro 29, 2004 Boas! Darius, abraço! Obrigado pela ajuda, assim o farei!. Vou continuando a minha viagem e qualquer duvida venho ca! Citar Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts