Ordem das lampadas e quanto tempo?


Jorge Oliveira

Recommended Posts

Boas noites.

Eu vou agora sexta desmontar o aqua,porque me parece que a akadama está cheia de porcaria e também para dar um reviravolta no layout.Mas principalmente para lavar a akadama á ligeira é que ando com uns niveis de nitratos,sem palavras mesmo.Tenho BBA para dar e vender e desta forma queria ver se começava "de novo".Aproveitar as plantas boas,deixar ficar lemna minor ou lá como se escreve :alberteinstein: e precisava de uma pequena ajuda no que toca a iluminação e tempo de iluminação.As plantas que tenho são alguns pés de elodea densa e nem sei se as ozelot green se vão safar,porque vou tirar as folhas com as BBA's.É pouca coisa mas é o que há :drool3:

Agora as lâmpadas que tenho são 3 T5 com 4200k , 6500k e 8400k ou 8200k já nem sei.Tenho possibilidade de 1 delas estar ligada sozinha,ou então as 2 ligadas sozinhas ou as 3 ao mesmo tempo.O que eu queria saber é qual a ordem delas da frente para trás e o tempo que devem estar ligadas.É que acho que tenho ao contrário :arrow:

Sobre as BBA's já encomendei resinas da Seachem e vou adicionar Flourish Excel e já tenho 2 SAE há uns dias e claro CO2 está fora de questão senão é ver o pH a descer abaixo dos 6,é que está a 6.4 e já com pedras calcárias.

Obrigado desde já pela ajuda :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jorge,

 

Isso tudo num aquário de quantos litros?

 

O tempo penso que 8h ou 9h diárias é o ideal.

 

As lâmpadas, visto que tens essas, metes da frente para trás: 8000k -> 6500k -> 4200k. No entanto, eu substituía a de 4200. Não seria melhor uma já dentro dos 6000k?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,peço desculpa mas esqueci-me completamente de dizer as medidas do aquário :yahoo:

Tem 120 x 50 x 50 e as lâmpadas são de 54W todas.Há uns meses atrás aconselharam essas por isso é que as comprei :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jorge,

 

Também não sou nenhum expert nisso. :discuss_gathering: Fiz aquela questão também na esperança de que algum entendido respondesse. Acho o espectro de 4200k um pouco amarelado já, sendo o 6500k um pouco mais agradável. No entanto perderias variedade de espectros, por isso deve estar bom assim.

 

A posição das lâmpadas penso que não há grande volta a dar...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui :) acho que até as tenho assim,nem sei.Mas tenho possibilidade de ter 1 ou 2 ligadas em simultâneo ou então as 3.Gostava que alguém dissesse qual o tempo que devia deixar ligadas,dá para ter ligadas as 2 dos topos ou a do meio ou então as 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge

 

Mesmo com as 3 ligadas ficas com mais ou menos 0,5W/L o que ate é pouco caso tenhas plantas mais exigentes, o espectro deves usar como ja te recomendaram e faz entre 8 a 10H diarias.

 

Cumps

SCaneca

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As resinas é para tirar os nitratos é que sai da torneira a 50ppm e depois dentro do aquário sobe e bem :cry: e o flourish é para fonte de carbono visto não poder adicionar CO2.

Obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um KH muito baixo?

 

Porque é que em vez das resinas e excel que será muito dispendioso não usas um alkaline buffer e injectas Co2? tornas o aquário mais estável, a médio prazo poupas dinheiro e tudo correrá melhor pois estará mais estável.

 

Para o problema dos nitratos, arrancavas logo com mais plantas de crescimento rápido. para esse aquário uma HZ, cerathopyllyum, Hygrophila ou outras

 

Os meus nitratos há duas semanas atrás também estavam a 50ppm na água da torneira e ainda fertilizava com eles ainda por cima ;) Quantas mais tpa's fazia mais aumenta, e como me baldo nos testes só na última é que fui fazer o teste à água da tpa. Durante duas semanas não fertilizei nem fiz tpa's, aumentei o co2 e já está a zero.

 

Quanto às lampadas eu colocava a de 8.500 k por cima da ozelot por 8 ou 9 horas e as restantes duas por 6 horas. Depois se visse necessidade aumentava uma pouco.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora não tenho o teste do kH mas há uns meses atrás estava a 0 e pH abaixo de 6,andava eu a meter CO2.Parei com o CO2 e meti umas pedras calcárias e tem estado estável nos 6.4

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

300 Litros brutos tens 162 Watts o que dá 0.54 Watts/litros, parece me aceitável, estas no patamar. 300 Litros tambem é a litragem bruta... logo parece me uma iluminação aceitável :D

 

Suponho que seja para fazer um plantado, se fosse eu com os kelvins que tens metia como já foi dito 8000k - 6500k - 4200k, isto para evitar o chamado creeping que ocorre com espectros elevados.

 

Como eu nao gosto de lâmpadas de kelvins baixos por causa da sua cor amarelada se fosse eu trocava a de 4200 k por 6500K, mas são gostos. Acho que o amarelo dá assim um pouco um ar artificial. Opinioes :thumbup3:

 

Já agora se tiveres plantas vermelhas elas gostam de espectros azuis 8000k para a frente.

 

Cumps, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de plantado,calma :D é que eu mal tenho plantas.Eu fico feliz da vida é em não ter algas :thumbup3: mas agora vou fazer como disse o ZeNeo e comprar algumas que ele referiu para ver se combato estes nitratos.Amanhã vou medir a ver como está,pois hoje foi dia de vazar a 100% e lavar a akadama.Agora vou ver se aposto em TPA cada 2 dias a ver se consigo estabilizar isto :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi :thumbup3: eu só tenho akadama.Uns 35Kg :D tenho é misturada 10L de especial com uns 20 ou 25 da normal.Já a tinha,hoje apenas a lavei porque ao inicio não sinfonava o fundo e notava lá bastante porcaria o que me fazia pensar que isso também andava a ajudar a subir ainda mais os nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hygrophila corymbosa angustifolia e polisperma será que servem para mim?Devem crescer suficientemente rápido antes das BBA lhe agarrarem ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Se subires o KH, com bicarbonato de sódio por exemplo, podes usar CO2 na boa, tenta por o KH sempre dentro dos 4º e não há problemas :thumbup3:

Quantos ás horas, 7~8h parece-me bem para o inicio.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi eu só tenho akadama.Uns 35Kg tenho é misturada 10L de especial com uns 20 ou 25 da normal.Já a tinha,hoje apenas a lavei porque ao inicio não sinfonava o fundo e notava lá bastante porcaria o que me fazia pensar que isso também andava a ajudar a subir ainda mais os nitratos.

 

Poderias ter ficado com uma grande papa, se ficou bom...óptimo :thumbup3:

 

hygrophila corymbosa angustifolia e polisperma será que servem para mim?Devem crescer suficientemente rápido antes das BBA lhe agarrarem ou nem por isso?

 

 

Devem dar sim

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João o problema é que não tenho o teste da dureza e tenho algum receio em inventar a aumentar a dureza :D

José não ficou mas um bocado da Akadama foi á vida :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João o problema é que não tenho o teste da dureza e tenho algum receio em inventar a aumentar a dureza :eusathink:

José não ficou mas um bocado da Akadama foi á vida :bs_quesexclaim:

 

O teste é barato :sign_ban:

Dá uma olhadela aqui http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais