Jorge Oliveira Publicado Abril 29, 2009 Publicado Abril 29, 2009 Boas noites. Eu vou agora sexta desmontar o aqua,porque me parece que a akadama está cheia de porcaria e também para dar um reviravolta no layout.Mas principalmente para lavar a akadama á ligeira é que ando com uns niveis de nitratos,sem palavras mesmo.Tenho BBA para dar e vender e desta forma queria ver se começava "de novo".Aproveitar as plantas boas,deixar ficar lemna minor ou lá como se escreve e precisava de uma pequena ajuda no que toca a iluminação e tempo de iluminação.As plantas que tenho são alguns pés de elodea densa e nem sei se as ozelot green se vão safar,porque vou tirar as folhas com as BBA's.É pouca coisa mas é o que há Agora as lâmpadas que tenho são 3 T5 com 4200k , 6500k e 8400k ou 8200k já nem sei.Tenho possibilidade de 1 delas estar ligada sozinha,ou então as 2 ligadas sozinhas ou as 3 ao mesmo tempo.O que eu queria saber é qual a ordem delas da frente para trás e o tempo que devem estar ligadas.É que acho que tenho ao contrário Sobre as BBA's já encomendei resinas da Seachem e vou adicionar Flourish Excel e já tenho 2 SAE há uns dias e claro CO2 está fora de questão senão é ver o pH a descer abaixo dos 6,é que está a 6.4 e já com pedras calcárias. Obrigado desde já pela ajuda O meu feedback
Rui Granja Publicado: Abril 29, 2009 Publicado: Abril 29, 2009 Viva Jorge, Isso tudo num aquário de quantos litros? O tempo penso que 8h ou 9h diárias é o ideal. As lâmpadas, visto que tens essas, metes da frente para trás: 8000k -> 6500k -> 4200k. No entanto, eu substituía a de 4200. Não seria melhor uma já dentro dos 6000k? Abraço
CarlosSainz Publicado: Abril 29, 2009 Publicado: Abril 29, 2009 Já agora aproveito tb este tópico qual é a melhor ordem para as seguintes 4x39w, 1x8000k, 1x6500k, 1xgro-lux, 1xaquastar?
Jorge Oliveira Publicado: Abril 30, 2009 Autor Publicado: Abril 30, 2009 Boas,peço desculpa mas esqueci-me completamente de dizer as medidas do aquário Tem 120 x 50 x 50 e as lâmpadas são de 54W todas.Há uns meses atrás aconselharam essas por isso é que as comprei O meu feedback
Rui Granja Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Viva Jorge, Também não sou nenhum expert nisso. Fiz aquela questão também na esperança de que algum entendido respondesse. Acho o espectro de 4200k um pouco amarelado já, sendo o 6500k um pouco mais agradável. No entanto perderias variedade de espectros, por isso deve estar bom assim. A posição das lâmpadas penso que não há grande volta a dar... Abraço
Jorge Oliveira Publicado: Abril 30, 2009 Autor Publicado: Abril 30, 2009 Obrigado Rui acho que até as tenho assim,nem sei.Mas tenho possibilidade de ter 1 ou 2 ligadas em simultâneo ou então as 3.Gostava que alguém dissesse qual o tempo que devia deixar ligadas,dá para ter ligadas as 2 dos topos ou a do meio ou então as 3. O meu feedback
sergiocaneca Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Jorge Mesmo com as 3 ligadas ficas com mais ou menos 0,5W/L o que ate é pouco caso tenhas plantas mais exigentes, o espectro deves usar como ja te recomendaram e faz entre 8 a 10H diarias. Cumps SCaneca Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
José Cruz Silva Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Para que são as resinas? O excel será para injectar directamente nas algas ou é para usar regularmente como fonte de carbono? Abraços Zé Néo
Jorge Oliveira Publicado: Abril 30, 2009 Autor Publicado: Abril 30, 2009 As resinas é para tirar os nitratos é que sai da torneira a 50ppm e depois dentro do aquário sobe e bem e o flourish é para fonte de carbono visto não poder adicionar CO2. Obrigado pelas ajudas. O meu feedback
José Cruz Silva Publicado: Maio 1, 2009 Publicado: Maio 1, 2009 Tens um KH muito baixo? Porque é que em vez das resinas e excel que será muito dispendioso não usas um alkaline buffer e injectas Co2? tornas o aquário mais estável, a médio prazo poupas dinheiro e tudo correrá melhor pois estará mais estável. Para o problema dos nitratos, arrancavas logo com mais plantas de crescimento rápido. para esse aquário uma HZ, cerathopyllyum, Hygrophila ou outras Os meus nitratos há duas semanas atrás também estavam a 50ppm na água da torneira e ainda fertilizava com eles ainda por cima Quantas mais tpa's fazia mais aumenta, e como me baldo nos testes só na última é que fui fazer o teste à água da tpa. Durante duas semanas não fertilizei nem fiz tpa's, aumentei o co2 e já está a zero. Quanto às lampadas eu colocava a de 8.500 k por cima da ozelot por 8 ou 9 horas e as restantes duas por 6 horas. Depois se visse necessidade aumentava uma pouco. Abraços Zé Néo
Jorge Oliveira Publicado: Maio 1, 2009 Autor Publicado: Maio 1, 2009 Agora não tenho o teste do kH mas há uns meses atrás estava a 0 e pH abaixo de 6,andava eu a meter CO2.Parei com o CO2 e meti umas pedras calcárias e tem estado estável nos 6.4 Obrigado pela ajuda. O meu feedback
Joel Bonifácio Publicado: Maio 2, 2009 Publicado: Maio 2, 2009 Boas 300 Litros brutos tens 162 Watts o que dá 0.54 Watts/litros, parece me aceitável, estas no patamar. 300 Litros tambem é a litragem bruta... logo parece me uma iluminação aceitável :D Suponho que seja para fazer um plantado, se fosse eu com os kelvins que tens metia como já foi dito 8000k - 6500k - 4200k, isto para evitar o chamado creeping que ocorre com espectros elevados. Como eu nao gosto de lâmpadas de kelvins baixos por causa da sua cor amarelada se fosse eu trocava a de 4200 k por 6500K, mas são gostos. Acho que o amarelo dá assim um pouco um ar artificial. Opinioes Já agora se tiveres plantas vermelhas elas gostam de espectros azuis 8000k para a frente. Cumps, Joel Bonifácio. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Jorge Oliveira Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 Nada de plantado,calma :D é que eu mal tenho plantas.Eu fico feliz da vida é em não ter algas mas agora vou fazer como disse o ZeNeo e comprar algumas que ele referiu para ver se combato estes nitratos.Amanhã vou medir a ver como está,pois hoje foi dia de vazar a 100% e lavar a akadama.Agora vou ver se aposto em TPA cada 2 dias a ver se consigo estabilizar isto O meu feedback
José Cruz Silva Publicado: Maio 2, 2009 Publicado: Maio 2, 2009 Mas vais meter mais alguma Akadama por cima ? ... se calhar convinha :D Abraços Zé Néo
Jorge Oliveira Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 Não percebi eu só tenho akadama.Uns 35Kg :D tenho é misturada 10L de especial com uns 20 ou 25 da normal.Já a tinha,hoje apenas a lavei porque ao inicio não sinfonava o fundo e notava lá bastante porcaria o que me fazia pensar que isso também andava a ajudar a subir ainda mais os nitratos. O meu feedback
Jorge Oliveira Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 hygrophila corymbosa angustifolia e polisperma será que servem para mim?Devem crescer suficientemente rápido antes das BBA lhe agarrarem ou nem por isso? O meu feedback
João Azevedo Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Boas, Se subires o KH, com bicarbonato de sódio por exemplo, podes usar CO2 na boa, tenta por o KH sempre dentro dos 4º e não há problemas Quantos ás horas, 7~8h parece-me bem para o inicio. Cumps Wild Forest Vs Peaceful Meadow
José Cruz Silva Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Não percebi eu só tenho akadama.Uns 35Kg tenho é misturada 10L de especial com uns 20 ou 25 da normal.Já a tinha,hoje apenas a lavei porque ao inicio não sinfonava o fundo e notava lá bastante porcaria o que me fazia pensar que isso também andava a ajudar a subir ainda mais os nitratos. Poderias ter ficado com uma grande papa, se ficou bom...óptimo hygrophila corymbosa angustifolia e polisperma será que servem para mim?Devem crescer suficientemente rápido antes das BBA lhe agarrarem ou nem por isso? Devem dar sim Abraços Zé Néo
Jorge Oliveira Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 João o problema é que não tenho o teste da dureza e tenho algum receio em inventar a aumentar a dureza :D José não ficou mas um bocado da Akadama foi á vida O meu feedback
João Azevedo Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 João o problema é que não tenho o teste da dureza e tenho algum receio em inventar a aumentar a dureza José não ficou mas um bocado da Akadama foi á vida O teste é barato Dá uma olhadela aqui http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering Cumps Wild Forest Vs Peaceful Meadow
Recommended Posts