Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho reparado que ultimamente a minha acicularis tende a ficar amarela nas pontas e em certos casos toda amarela, que carências ela terá?

Litragem do aqua: +-90l

Iluminação: 2x55w Pll de 7200k

Substrato fértil: Sera floredepot

Substrato inerte: Akadama especial

Co2: caseiro

fertilizante: Tropica Plant Nutrition, 1ml diariamente

O aqua é Este

Se for preciso mais alguma informação digam ;)

Cumps

Publicado:

Olá João.

Antes de mais nada, deixa-me perguntar-te umas coisas...

1) A Eleocharis está toda amarela, ou só algumas folhas?

2) São todas as plantas que estão a ficar amareladas, ou só a Eleocharis?

3) Já viste folhas novas a crescer (sair do susbstracto) ao pé dos molhos que já plantaste?

Enumerando:

1) Se estiver toda amarela, é porque tens uma carência de azoto no teu aquário. Tenta saber a concentração de NO3. Se forem só algumas folhas, é normal, devido à adaptação das mesmas ao estado imerso.

2) Se todas as plantas estiverem a sofrer do mesmo mal, então é mesmo uma carência de azoto no teu aquário. Atenção... tu até podes ter fontes de azoto disponíveis no teu aquário, mas se faltarem outros nutrientes essenciais para a sua absorção, ele não vai ser aproveitado pelas plantas.

3) Se sim, e as eleocharis continuam a ficar todas amarelas, é porque tiveste azar e as plantas não se adaptaram muito bem ao estado imerso. Ou seja, já há plantas no estado imerso, mas as plantas no estado emerso já estão a morrer.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá João.

Antes de mais nada, deixa-me perguntar-te umas coisas...

1) A Eleocharis está toda amarela, ou só algumas folhas?

2) São todas as plantas que estão a ficar amareladas, ou só a Eleocharis?

3) Já viste folhas novas a crescer (sair do susbstracto) ao pé dos molhos que já plantaste?

Enumerando:

1) Se estiver toda amarela, é porque tens uma carência de azoto no teu aquário. Tenta saber a concentração de NO3. Se forem só algumas folhas, é normal, devido à adaptação das mesmas ao estado imerso.

2) Se todas as plantas estiverem a sofrer do mesmo mal, então é mesmo uma carência de azoto no teu aquário. Atenção... tu até podes ter fontes de azoto disponíveis no teu aquário, mas se faltarem outros nutrientes essenciais para a sua absorção, ele não vai ser aproveitado pelas plantas.

3) Se sim, e as eleocharis continuam a ficar todas amarelas, é porque tiveste azar e as plantas não se adaptaram muito bem ao estado imerso. Ou seja, já há plantas no estado imerso, mas as plantas no estado emerso já estão a morrer.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

1) Algumas tem só as pontas, outras todas.

2) O mais fácil se calhar era veres a ultima foto que postei no tópico do meu aqua, foi tirada hoje.

3) A acicularis tem vindo a desenvolver-se muito bem, só agora á pouco é que tenho reparado nisso, mas todos os dias vejo runners novos, verdes.

Eu tou com o PO4 a zero, pode ser por causa disso?

Cumps

Publicado:

Boas, cada vez tão piores :/

Adicionei PO4, mas penso que o NO3 tava a 0 e boom, filamentosas e algas castanhas, e a accicularis cada vez mais castanha.

Acho muito difícil ver o NO3 e PO4 nos testes, por isso não sei muito bem que valores tenho....

Já fiz uma TPA, e vou ver o que posso fazer...

O que aconselham?