Recommended Posts

Publicado

Boas

A minha echinodorus tennelus esta a crescer muit rapido, e precissava de a podar, como se preocessa a poda nesta planta?

Cumprimentos

Publicado:
Boas

A minha echinodorus tennelus esta a crescer muit rapido, e precissava de a podar, como se preocessa a poda nesta planta?

Cumprimentos

Boas,

Aparam-se as folhas velhas junto à raiz.

Para evitar a propagação para sitios indesejados, cortas os runners (pés novos que saem do pé principal formando uma nova planta), e replantas onde te for mais conveniente.

De qualquer maneira fiz uma pesquisa rapida e a resposta já cá estava no fórum num post de 2005, que generaliza para mais tipos de plantas.

Plantas ditas de roseta, como por exemplo Echinodorus, Cryptocoryne, Aponogeton, Vallisneria, Sagittaria, Eleocharis, Samolus, Crinum, Cyperus etc:

-- essas você deve podar apenas as folhas velhas, mais externas na roseta, no pecíolo foliar (a haste que liga a folha ao rizoma / bulbo) bem junto do rizoma / bulbo.

Folhas cortadas em qualquer ponto de seu comprimento acabam amarelando e morrendo, ficando bastante anti-estético no aquário. E folhas podadas mesmo junto da base da planta não rebrotam.

A multiplicação dessas plantas se dá apenas por estolões (Sagittaria, Vallisneria, Cryptocoryne, algumas Eleocharis e em Echinodorus pequenas), mudas nascidas no rizoma (Echinodorus, Aponogeton), direto da haste floral (Echinodorus), cespitosamente (mudas lado a lado, sobre um curtíssimo rizoma; Eleocharis, Cryptocoryne, Cyperus) ou semente, dependendo da espécie (muitas apresentam mais de uma dessas formas reprodutivas).

É possível dividir o rizoma de algumas dessas espécies (Cryptocoryne principalmente), mas sempre com alto risco de perder a muda destacada e também a planta-mãe (OBS: raízes mais grossas de Cryptocoryne, se podadas e deixadas na água podem gerar novas plantas).

Cumprimentos

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter