Luis Alves Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 LuisUm bom filtro deve ter em torno de 7,5% do volume do lago. Se o seu lago tem em media 1250 litros, o filtro deveria ter +/- 100 litros. 26 litros é muito pouco. Deve ter a Filtragem Mecanica que vai reter os residuos solidos em suspensão ( ë o que voce hoje tem) e a Filtragem Bilogica (que voce não tem) para ter a ação das Baterias para transformar os compostos toxicos em toleraveis para os peixes e diminuir tambem a alimentação das micro-algas. A filtragem por Plantas tambem é muito importante. Sua bomba tambem deveria ter a vazão de 2500 litros/hora. Independente do acima descrito, acho que deveria colocar tambem um Esterilizador UV de 8W. Acredito que sua agua ficara sempre cristalina. Alonso boas sim compreendo e aceito perfeitamente... mas tipo... ainda ontem estive a ver e eu tenho a agua limpa... logico que nao é cristalina como sai da torneira, mas muito muito identica mesmo.... resumindo esta limpa.... o que tem é verdete, nao me parece alga, parece-se muito com o que chamas de limo .... nas paredes e no fundo. e nao se ve muito ... ou quase nada, agora a agua esta limpa.... que por acaso vi isso ontem. agora pode ser mesmo da exposiçao solar, pois agora com a primavera e os dias maiores, reparei que por volta das 2/3 horas da tarde ja começa a bater sol, ate ele ''pousar'' ou seja la para as 6/7 é que o sol desaparece ou fica mais fraco....e reparei que depois de montar o lago e encher quando ouve aquele mau tempo para estes lados, em que nao se via sol nenhum... nunca aconteceu isto, acho que vou deixar e ver se quando começar os dias a ficar mais curtos isto começa a desaparecer.... alguem ja fez essa experiencia ???? abraço
Luis Alves Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Olá pessoal, algas filamentosas e água verde não é a mesma coisa.Eu tenho a água perfeitamente límpida e sem cheiros e no entanto tenho as ditas algas. A água verde pode ser facilmente resolvida com um UV, que eu compreendo que é um custo que todos deixam para depois, mas se os filtros forem sobre dimensionados e tivermos muitas plantas e adicionarmos bactérias regularmente, diminuímos a probabilidade de termos a agua verde. ( Luis, os nenúfares nos viveiros são sempre fracos, é em casa que eles se desenvolvem) nem mais.... agua limpa tambem tenho .... tu tens filamentosas, eu tenho verdete ou o que chamam limo acho que nao vou apostar num UV .... para ja pelo menos
Bill_Clinton Publicado: Maio 8, 2009 Publicado: Maio 8, 2009 (editado) Boas pessoal....ainda não tive tempo para postar as fotos aqui mas será para breve...no entanto vejam o link a seguir deste produto anti algas...custa 8,48€ e dá para 5.000 lts... só não sei durante quanto tempo é que dura...e se resulta claro para o problema que eu e o Luis temos, o verdete manhoso...heheh. Luis..... Eu já experimentei...aliás no ano passado depois do verão limpei o lago todo e durante o inverno tive o lago (quase) sempre limpido....mas bastava alguns dias com mais sol e aparecia logo um verdetezinho mas nada como aparece agora em grande quantidade porque tem estado muito sol!!!! Abraço Editado Maio 8, 2009 por Bill_Clinton
Luis Alves Publicado: Maio 8, 2009 Publicado: Maio 8, 2009 Boas pessoal....ainda não tive tempo para postar as fotos aqui mas será para breve...no entanto vejam o link a seguir deste produto anti algas...custa 8,48€ e dá para 5.000 lts...só não sei durante quanto tempo é que dura...e se resulta claro para o problema que eu e o Luis temos, o verdete manhoso...heheh. Luis..... Eu já experimentei...aliás no ano passado depois do verão limpei o lago todo e durante o inverno tive o lago (quase) sempre limpido....mas bastava alguns dias com mais sol e aparecia logo um verdetezinho mas nada como aparece agora em grande quantidade porque tem estado muito sol!!!! Abraço que link sei la para combater isso de um modo mais natural seria meter uma arvores... para fazerem sombra.... ainda vou ver isso.... nenufares e tal tambem dizem que ajuda ....
Bill_Clinton Publicado: Maio 8, 2009 Publicado: Maio 8, 2009 loooooooooool...esqueci-me de por o link e agora tenho que procurar outra vez!!!!!!!!! desculpem la foi desatenção minha ;) assim que tiver o link outra vez ponho aqui.... Se meteres árvores as folhas caem la e vão para o fundo e vão-se decompor e os nitratos vão disparar(corrijam-se se estiver errado).
gardenkoi Publicado: Maio 8, 2009 Autor Publicado: Maio 8, 2009 Eu penso que o melhor é deixar-mos a mãe natureza trabalhar e dar tempo ao tempo (principalmente em lagos novos) não exagerar na limpeza e perceber que as algas nas pedras é um mal menor e se nos juntarmos á mãe natureza e lhe dermos uma ajuda podemos (talvez) com o decorrer do tempo ter o nosso ecossistema equilibrado. Volto a dizer, que (talvez) o melhor é que adicionemos bactérias e ter uma área de alojamento o maior que consigamos criar. lagofilia ecossistemas.
gardenkoi Publicado: Maio 9, 2009 Autor Publicado: Maio 9, 2009 Essa é a ideia que as empresas de produtos querem passar, em que as pedras do lago não têm uma única alga. Esse é que é um ecossistema completo? Quando vamos a um centro de criação de peixes (ex: carpas) vamos aos tanques e não vemos nada, quando perguntamos parqué eles dizem que assim os peixes sentem-se melhor e estão mais protegidos porque aquele "verde" é benéfico. Para mim um lago é: Agua límpida, pedras verdes e algas "Q.B." como o sal na comida. lagofilia ecossistemas.
Recommended Posts