Recommended Posts

Publicado:
Luis

Um bom filtro deve ter em torno de 7,5% do volume do lago.

Se o seu lago tem em media 1250 litros, o filtro deveria ter +/- 100 litros. 26 litros é muito pouco.

Deve ter a Filtragem Mecanica que vai reter os residuos solidos em suspensão ( ë o que voce hoje tem) e a Filtragem Bilogica (que voce não tem) para ter a ação das Baterias para transformar os compostos toxicos em toleraveis para os peixes e diminuir tambem a alimentação das micro-algas.

A filtragem por Plantas tambem é muito importante.

Sua bomba tambem deveria ter a vazão de 2500 litros/hora.

Independente do acima descrito, acho que deveria colocar tambem um Esterilizador UV de 8W.

Acredito que sua agua ficara sempre cristalina.

Alonso

boas

sim compreendo e aceito perfeitamente...

mas tipo... ainda ontem estive a ver e eu tenho a agua limpa... logico que nao é cristalina como sai da torneira, mas muito muito identica mesmo.... resumindo esta limpa.... o que tem é verdete, nao me parece alga, parece-se muito com o que chamas de limo .... nas paredes e no fundo.

e nao se ve muito ... ou quase nada, agora a agua esta limpa.... que por acaso vi isso ontem.

agora pode ser mesmo da exposiçao solar, pois agora com a primavera e os dias maiores, reparei que por volta das 2/3 horas da tarde ja começa a bater sol, ate ele ''pousar'' ou seja la para as 6/7 é que o sol desaparece ou fica mais fraco....e reparei que depois de montar o lago e encher quando ouve aquele mau tempo para estes lados, em que nao se via sol nenhum... nunca aconteceu isto, acho que vou deixar e ver se quando começar os dias a ficar mais curtos isto começa a desaparecer....

alguem ja fez essa experiencia ????

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:
Olá pessoal, algas filamentosas e água verde não é a mesma coisa.

Eu tenho a água perfeitamente límpida e sem cheiros e no entanto tenho as ditas algas.

A água verde pode ser facilmente resolvida com um UV, que eu compreendo que é um custo que todos deixam para depois, mas se os filtros forem sobre dimensionados e tivermos muitas plantas e adicionarmos bactérias regularmente, diminuímos a probabilidade de termos a agua verde.

( Luis, os nenúfares nos viveiros são sempre fracos, é em casa que eles se desenvolvem)

nem mais.... agua limpa tambem tenho .... tu tens filamentosas, eu tenho verdete ou o que chamam limo

acho que nao vou apostar num UV .... para ja pelo menos

Publicado: (editado)

Boas pessoal....ainda não tive tempo para postar as fotos aqui mas será para breve...no entanto vejam o link a seguir deste produto anti algas...custa 8,48€ e dá para 5.000 lts...

só não sei durante quanto tempo é que dura...e se resulta claro para o problema que eu e o Luis temos, o verdete manhoso...heheh. :(

Luis.....

Eu já experimentei...aliás no ano passado depois do verão limpei o lago todo e durante o inverno tive o lago (quase) sempre limpido....mas bastava alguns dias com mais sol e aparecia logo um verdetezinho mas nada como aparece agora em grande quantidade porque tem estado muito sol!!!!

Abraço

Editado por Bill_Clinton
Publicado:
Boas pessoal....ainda não tive tempo para postar as fotos aqui mas será para breve...no entanto vejam o link a seguir deste produto anti algas...custa 8,48€ e dá para 5.000 lts...

só não sei durante quanto tempo é que dura...e se resulta claro para o problema que eu e o Luis temos, o verdete manhoso...heheh. :character0050:

Luis.....

Eu já experimentei...aliás no ano passado depois do verão limpei o lago todo e durante o inverno tive o lago (quase) sempre limpido....mas bastava alguns dias com mais sol e aparecia logo um verdetezinho mas nada como aparece agora em grande quantidade porque tem estado muito sol!!!!

Abraço

que link :)

sei la para combater isso de um modo mais natural seria meter uma arvores... para fazerem sombra....

ainda vou ver isso....

nenufares e tal tambem dizem que ajuda ....

Publicado:

;) loooooooooool...esqueci-me de por o link e agora tenho que procurar outra vez!!!!!!!!! desculpem la foi desatenção minha ;) ;)

assim que tiver o link outra vez ponho aqui....

Se meteres árvores as folhas caem la e vão para o fundo e vão-se decompor e os nitratos vão disparar(corrijam-se se estiver errado).

Publicado:

Eu penso que o melhor é deixar-mos a mãe natureza trabalhar e dar tempo ao tempo (principalmente em lagos novos) não exagerar na limpeza e perceber que as algas nas pedras é um mal menor e se nos juntarmos á mãe natureza e lhe dermos uma ajuda podemos (talvez) com o decorrer do tempo ter o nosso ecossistema equilibrado.

Volto a dizer, que (talvez) o melhor é que adicionemos bactérias e ter uma área de alojamento o maior que consigamos criar.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Essa é a ideia que as empresas de produtos querem passar, em que as pedras do lago não têm uma única alga.

Esse é que é um ecossistema completo?

Quando vamos a um centro de criação de peixes (ex: carpas) vamos aos tanques e não vemos nada, quando perguntamos parqué eles dizem que assim os peixes sentem-se melhor e estão mais protegidos porque aquele "verde" é benéfico.

Para mim um lago é:

Agua límpida, pedras verdes e algas "Q.B." como o sal na comida.

lagofilia ecossistemas.