Recommended Posts

Publicado

Pessoal estou farto das minhas algas filamentosas, já fiz vários testes e os valores estão na média.

Alguém tem alga sugestão para ajudar a resolver o problema?

São muitas e se estou algum tempo sem as retirar até aparece uma espécie de espuma na superfície, e o fundo esta coberto destas amigas.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

boas gardenkoi

algas filamentosas hummmmm pestes

tenta fazer uma limpeza, retiralas a mao e depois se conseguires ligar um UV ...é quase certo que desaparecam

estou a falar mas sei que nao é facil,

tive num dos meus aquarios e nao foi facil tive que desligar a luz por 3 dias e colocar o UV a bombar .mas foi ao sitio.

depois diz qualquer coisa

paulo

Publicado:

spyke obrigado pela dica, eu quanto ao o uv consigo liga-lo mas quanto á luz só se houver por ai um eclipse solar alargado por uns dias.

Vou experimentar um anti algas (carisimo).

Também me disseram que se aumenta-se a quantidade de bactérias(muitas e muitas) também ajudava.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

aleu

nao sei qual a dimensao do lago fata-me as mediadas , mas se conseguires tapar com uma lona para escurecer talvez resulte

agora é uma questao de tentativas

paulo

Publicado:

Pois é gardenkoi, parece ser o problema de todos nós!!!

O meu lago só tem luz solar durante 3 a 4 horas de manha e mesmo assim as paredes e o fundo do lago ficam super verdes!!!

Também estou a pensar em fazer ou comprar um filtro UV mas já me disseram que tem que ser de pelo menos 36 watts e o ideal de 75 watts.

Quando o tempo melhorar vou tirar a agua e limpar o lago e depois vou fazer uma espécie de telheiro para criar sombra, se isso não resultar lá terei que investir no UV...

De outra maneira não estou a ver como se combate este tipo de problema!!

Abraço e boa sorte!!!

Publicado:

Quando o meu microlago (300 l) ficou cheio de Egeria densa, as filamentosas praticamente desapareceram.

Cumps,

João

Publicado:

boas

estou a ver que o problema é geral, se bem que no meu caso nao tenha a certeza se é alga ou nao.

tipo o meu lago ainda nao deve ter 1 mes ... e de que mais ou menos 1 a 2 semanas para ca, tenho vindo a notar que cada vez esta mais verde....

tipo quando o enchi ficou com a agua meia baça... ao fim de 3 dias ja ficou mais cristalina e ja conseguia ver a areia na zona mais funda que tem cerca de 60 cm ...

agora so consigo ver um ''clarao'' que é a areia... o resto esta tudo verde... mas a agua se meter num copo ou assim esta cristalina.... a superficie tambem esta boa... o problema é que ganhou tipo sei la, verdete ou algas na tela e areia do fundo, ate os vasos ja estao a ganhar....

tinha 2 koi, meti mais 3 mas nao sei se as outras 2 ainda la andam.... mesmo os peixes mal se vem ....

o anti algas e assim caro ???

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado: (editado)

Todo esse verdete diz respeito à exposição solar.....

Tenho um lago rigido que serve para alojar os peixes quando limpo o lago e esse lago a ultima vez ficou num quarto que tenho que serve de quarto de arrumos e durante o tempo que lá esteve sensivelmente 3 semanas nem ganhou verdete nem algas que qqr género, e nessas tres semanas nem liguei o filtro porque era potente demais para a qt de água que leva!!!

Daí que a melhor solução penso que esteja na criação de sombra para os lagos e também o filtro UV.

O que o Luis Alves está a dizer é exactamente o que me acontece a mim, por mais potente que o filtro seja e por mais matérias filtrantes que se coloquem vamos ter sempre este problema....

Também já tive o problemas resolvido quando coloques elodeas e valisnérias mas foi "sol de pouca dura" porque os kinguios e as carpas deram cabo de tudo :animal_fish:

Quanto ao anti-algas penso que vi uma caixa dessas à venda que custava 32€ dava para um lago de 3000 lts e durava mais ou menos 3 a 6 meses!!!

Sei que nas latas dizem que é prejudicial à vida marinha(??) mas alguem já experimentou pintar o lago com aquela tinta de piscina que diz ser anti-algas????

Editado por Bill_Clinton
Publicado:
  Bill_Clinton disse:
Todo esse verdete diz respeito à exposição solar.....

Tenho um lago rigido que serve para alojar os peixes quando limpo o lago e esse lago a ultima vez ficou num quarto que tenho que serve de quarto de arrumos e durante o tempo que lá esteve sensivelmente 3 semanas nem ganhou verdete nem algas que qqr género, e nessas tres semanas nem liguei o filtro porque era potente demais para a qt de água que leva!!!

Daí que a melhor solução penso que esteja na criação de sombra para os lagos e também o filtro UV.

O que o Luis Alves está a dizer é exactamente o que me acontece a mim, por mais potente que o filtro seja e por mais matérias filtrantes que se coloquem vamos ter sempre este problema....

Também já tive o problemas resolvido quando coloques elodeas e valisnérias mas foi "sol de pouca dura" porque os kinguios e as carpas deram cabo de tudo :animal_fish:

boas

no meu caso a exposiçao solar esta um pouco de lado, isto porque em dias de sol o lago apanha ai umas 2/3 horas no maximo ... e ja sol fraco, pois so apanha sol, quando este se esta a ''por'' vou ver um dia de sol e ver se tiro uma foto... so falta o sol :smilecolros:

as carpas nao ''comem'' esse verdete ??? ou os kinguios ???

Publicado:

Acho que não comem esse verdete, eu tenho carcois no lago e mesmo assim não é o suficiente...

No meu caso Luis é o oposto...o lago apanha sol durante 3 horas 4 no máximo a partir do momento em que o sol nasce!!! ou seja, sol forte deve ser para aí 1 hora hora e meia mais ou menos!!!!

Publicado:

Surgiu uma ideia:

Alguém já experimentou colocar um frasco de bactérias no lago?

È que segundo o que tenho lido , aumentar regularmente a quantidade de bactérias melhora muitas coisas e até evita o UV.

Mas o mais estranho é que os valores de nitratos e nitratos estão baixos ( ou então não sei fazer bem os testes)

Os vossos testes têm sido fiáveis? È que já começo a colocar duvidas sobre os meus.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
  gardenkoi disse:
Surgiu uma ideia:

Alguém já experimentou colocar um frasco de bactérias no lago?

È que segundo o que tenho lido , aumentar regularmente a quantidade de bactérias melhora muitas coisas e até evita o UV.

Mas o mais estranho é que os valores de nitratos e nitratos estão baixos ( ou então não sei fazer bem os testes)

Os vossos testes têm sido fiáveis? È que já começo a colocar duvidas sobre os meus.

isto é um pau de dois bicos :yahoo:

olha no caso do meu aponto o problema a uns vasos que coloquei...

eu ja tinha um em que tinha usado terra normal e um pouquinho de terra fertelizada por assim dizer e tive-o na agua varios dias sem problema....

nos ultimos 2 num deles caiu muita terra fertelizada, mas nao pensei nisso, meti e ao fim de 3 dias ja começou a ficar tudo verde...

ontem tirei a agua toda, limpei tudo areia e tudo... e meti agua limpa, ainda nao meti os vasos... mas vou trocar a terra antes de mete-los....

e vou ver se sera disso...

Publicado:

Amigos do Aquariofilia

Visando ilustrar este topico do Gardenkoi, coloquei 03 fotos de Algas Filamentosas.

dsc04135pr4.jpg

dsc04136dm8.jpg

dsc04139uq9.jpg

Acredito que:

Um bom sistema de filtragem.

A utilizaçào de esterilizador UV.

Utilizar a bomba compativel com o Lago.

Colocando plantas no lago com pelo menos 1/2 do vaso coberto de areia e seixos.

Colocando plantas flutuantes protegidas dos peixes.

Não ter excesso de peixes.

Utilizar raçào de boa qualidade e em pouca quantidade.

Acredito que dificilmente vamos ter Algas Filamentosas que possam prejudicar o lago.

Todos que já comentáram neste topico indentificaram nestas fotos as Algas que estão se referindo?

Jorge Alonso

Publicado:

Já tive dessas algas que eliminei quando limpei o lago o único problema é mesmo as paredes e o fundo do lago verde, que acredito que seja da exposição solar...isso sim é que é um grande chatisse :P

Publicado:

As algas são mesmo as das fotos do Alonso,

Eu estive a fazer um estudo e descobri novos dados, as algas são um problema mais comum do que se possa pensar, sei de um caso de alguém que tem um lago com 5.000l com carpas tratadas da melhor forma com as melhores comidas e as algas estão lá, os valores de nitrito e nitratos quase nulos que o meu lago tem poderão ser causados pelas algas que os absorvem que nem malucas e que os UV não fazem grande coisa porque elas não passam pela lâmpada.

Vou testar um produto que me recomendaram , mas que tem de ser encomendado e esperar (deve de vir da Tailândia), mas avisaram que mesmo que funcione deverei aplica lo varias vezes durante o ano porque elas podem voltar.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

boas

o meu caso é um pouco diferente... as algas nao sao essas, devem ser as flutuantes.

troquei de agua a semana passada e no sabado ja comecei a notar que ja nao se via tanto o fundo... ontem reparei que esta a ficar verde outra vez...

mas nao fiz nada de anormal....

sabem dizer-me se é normal a agua ficar algo verde, ou mesmo em lagos com varios anos a agua se mantem cristalina ???

eu no filtro so estou a usar, esponja e la de vidro, sera melhor usar ceramica ???

abraço

Publicado:

Bom dia pessoal,

Pois Luís, eu fiz o mesmo que tu na sexta-feira (não mudei a agua toda mas para ai 75%) e limpei as paredes e o fundo e ficou porreiro e hoje já esta a ficar tudo verde outra vez...

A agua esta cristalina, se tirares agua para um copo transparente vês que a agua esta limpinha, mas aquele verdete no fundo e nas paredes não deixa ver nada!!!

No filtro uso o que tu usas mais as cerâmicas e mesmo assim tenho e mesmo problema.

Uma vez mais acho que tem tudo haver com a exposição solar....

Vou adicionar mais umas plantas que encontrei num ribeiro perto de Sines para ver se ajudam, mas acho que a solução passa pela criação de sombra nos nossos lagos...

Vou tentar postar fotos do meu lago para vermos se estamos a falar da mesma coisa.....

O gardenkoi já disse que as algas dele são as que o alonso postou, mas será que também não tem o mesmo problema que nos??

Publicado:
  Bill_Clinton disse:
Bom dia pessoal,

Pois Luís, eu fiz o mesmo que tu na sexta-feira (não mudei a agua toda mas para ai 75%) e limpei as paredes e o fundo e ficou porreiro e hoje já esta a ficar tudo verde outra vez...

A agua esta cristalina, se tirares agua para um copo transparente vês que a agua esta limpinha, mas aquele verdete no fundo e nas paredes não deixa ver nada!!!

No filtro uso o que tu usas mais as cerâmicas e mesmo assim tenho e mesmo problema.

Uma vez mais acho que tem tudo haver com a exposição solar....

Vou adicionar mais umas plantas que encontrei num ribeiro perto de Sines para ver se ajudam, mas acho que a solução passa pela criação de sombra nos nossos lagos...

Vou tentar postar fotos do meu lago para vermos se estamos a falar da mesma coisa.....

O gardenkoi já disse que as algas dele são as que o alonso postou, mas será que também não tem o mesmo problema que nos??

boas amigo

é isso, tira umas fotos que vou fazer o mesmo...

e é isso mesmo... o meu tambem ja vejo verdete no fundo e nas paredes, nao acho que fique de todo mal, o problema esta mesmo que ''tapa'' a visao... e sim tambem parece ter a agua cristalina ou melhor limpa e nao se ve uma charuto ou ve-se muito mal....

no meu caso eu nao tenho plantas por assim dizer... tenho 1 vaso com 2 pes de papyrus pequenos, troquei este fim de semana a terra toda por terra normal e tal.... e tenho 1 vaso com 1 pe da planta chamada jarro, isto ambos dentro de agua... tenho mais 2 vasos para colocar de iris pseudocorus, mas ainda tenho de mudar a terra para normal....

agora plantas aquaticas mesmo so tenho um (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] comprado sabado....

ontem o meu pai foi a um horto ver se comprava um nenufar, mas diz que estavam fracos, vou ver se encomendo pela net ou assim....

fora essas plantas vou ver se arranjo umas vaslinerias e mais uns jacintos no futuro apenas para ver se aguentam, dai so ter comprado 1...

mas tira ai umas fotos que vou fazer o mesmo....

ja agora aqueles anti algas e tal sera que nao funcionam ??

Publicado:

boas

ca estao algumas fotos fracas, mas penso que ja se ve do que falamos...

DSCF3068.jpg

DSCF3073.jpg

DSCF3060.jpg

DSCF3061.jpg

Publicado:

Luis

Pelas suas fotos acredito que um bom sistema de filtro aliado a um esterilizador UV permita voce continuar com a agua cristalina.

Separar uma parte do lago para plantas (Jacintos) tambem ajuda.

Qual o seu sistema de filtro? Qual a sua bomba?

As paredes e fundo de um lago com 04 meses começam a ficar com limo(esverdeadas, mas a agua tem que continuar cristalina.

Alonso

dsc04332uq4.jpg

Publicado:
  alonso disse:
Luis

Pelas suas fotos acredito que um bom sistema de filtro aliado a um esterilizador UV permita voce continuar com a agua cristalina.

Separar uma parte do lago para plantas (Jacintos) tambem ajuda.

Qual o seu sistema de filtro? Qual a sua bomba?

As paredes e fundo de um lago com 04 meses começam a ficar com limo(esverdeadas, mas a agua tem que continuar cristalina.

Alonso

dsc04332uq4.jpg

boas

o meu filtro é uma caixa de 26L com esponja e la de vidro e uma bomba de 1200L hora .

isso que dizes de limo é o que esta a ganhar o meu lago ... aqui nao parece pois ja foi limpo e esta a aparecer de novo, mas é isso que parece, ganha em pedras nos vasos e tudo... é isso.

jacintos ja tenho la um... mas como nao sei se se vai aguentar, so meti um... se se der bem, meto mais nao sei é como dividi... ou separa-los dos peixes ??? hummm.... :music_singguitar:

Publicado:

Luis Alves

Com certeza vai ter que fazer um novo filtro.

Para poder dar uma informação mais concreta qual o volume de agua do lago?

Alonso

Publicado:
  alonso disse:
Luis Alves

Com certeza vai ter que fazer um novo filtro.

Para poder dar uma informação mais concreta qual o volume de agua do lago?

Alonso

boas

a certeza, certeza nao tenho ao certo, mas anda entre os 1000/1500 litros no maximo...

porque um novo filtro ???

quanto muito podia trocar por uma bomba mais forte, mas ai ia estragar a cascata....

abraço

Publicado:
  Luis Alves disse:
boas

a certeza, certeza nao tenho ao certo, mas anda entre os 1000/1500 litros no maximo...

porque um novo filtro ???

quanto muito podia trocar por uma bomba mais forte, mas ai ia estragar a cascata....

abraço

Luis

Um bom filtro deve ter em torno de 7,5% do volume do lago.

Se o seu lago tem em media 1250 litros, o filtro deveria ter +/- 100 litros. 26 litros é muito pouco.

Deve ter a Filtragem Mecanica que vai reter os residuos solidos em suspensão ( ë o que voce hoje tem) e a Filtragem Bilogica (que voce não tem) para ter a ação das Baterias para transformar os compostos toxicos em toleraveis para os peixes e diminuir tambem a alimentação das micro-algas.

A filtragem por Plantas tambem é muito importante.

Sua bomba tambem deveria ter a vazão de 2500 litros/hora.

Independente do acima descrito, acho que deveria colocar tambem um Esterilizador UV de 8W.

Acredito que sua agua ficara sempre cristalina.

Alonso

Publicado:

Olá pessoal, algas filamentosas e água verde não é a mesma coisa.

Eu tenho a água perfeitamente límpida e sem cheiros e no entanto tenho as ditas algas.

A água verde pode ser facilmente resolvida com um UV, que eu compreendo que é um custo que todos deixam para depois, mas se os filtros forem sobre dimensionados e tivermos muitas plantas e adicionarmos bactérias regularmente, diminuímos a probabilidade de termos a agua verde.

( Luis, os nenúfares nos viveiros são sempre fracos, é em casa que eles se desenvolvem)

lagofilia ecossistemas.