Recommended Posts

Publicado

Como tive de substituir a minha calha da casa de banho e precisava de uma nova para o aquário, pensei será que esta da para alguma coisa de jeito no aquário.

Cá está ela com as tripas de fora pronta para a operação.

Foto141.jpg

Mas 36wts e muito pouco e como arranjaram-me um balastro electrónico de 4x18wts, decidi meter mãos a obra.

Começando por fazer uns suportes para os novos suportes das lâmpadas.

Aqui já os novos suportes e os calços, para as lâmpadas não ficarem encostadas aos fios.

Foto142.jpg

Aqui os suportes das lâmpadas e os suportes para os suportes das lâmpadas.

Foto143.jpg

Aqui o suporte com o calço já arrebitado.

Foto145.jpg

A base da calha já limpa da antiga instalação e com um suporte novo.

Foto146.jpg

E como de costume quando agarro na ferramenta,(as vezes ate esqueço de ir comer)esqueci de tirar fotos a por os outros suportes, colocação da fita de alumínio (vulgo fita de prata), balastro e as lâmpadas.

Bom então para me limpar, vou desmontar e tirar fotos.

O balastro montado e ligado.

Foto162.jpg

O lado das lâmpadas com a fita de alumínio a fazer de reflector.

Foto163.jpg

Já com as lâmpadas.

Foto164.jpg

Com as lâmpadas acesas.

Foto165.jpg

A calha como de origem.

Foto151.jpg

Para já e só logo a mais.

Alfredo Garcia

Publicado:

Calha acesa com suporte em acrílico para encaixar num perfil a montar no aquário.

Foto153.jpg

Aqui com os dois suportes.

Foto154.jpg

Detalhe do suporte em acrílico a encaixar no perfil montado no aquário.

Foto155.jpg

Vista da calha no aquário.

Foto156.jpg

Outra vista do suporte em acrílico encaixado no perfil de alumínio.

Foto157.jpg

Mas como não queria deixar a calha avista, tinha de arranjar algo para a tapar, então e que vejo uma vitima ;) .

Foto158.jpg

A vitima já mutilada.

Foto159.jpg

A tampa já montada.

Foto160.jpg

Vista lateral, notem que a tampa esta forrada com fita de alumínio para reflectir a luz que não incide directamente para a água.

Foto161.jpg

Por enquanto vai ficar assim, pelo menos até arranjar outra ideia pois essa lateral não ta a agradar muito.

Alfredo Garcia

Publicado:

Boas.

Está ai um projecto muito bom e interessante,tambem ando em pensar en construir uma calle para um aqua de 96l,tenho de me aventurar qualquer dia.

Parabens pelo projecto,cumps.

Publicado:

Exelente trabalho PDI!!!! :drool3:

Uma questão.O "vidro martelado", não retira qualidade á luz emitida?

A ideia da tampa está muito boa e vai resolver um velho problema que tinha. :alberteinstein:

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Publicado:

Olá obrigado eu já andava a muito para fazer uma calha nova, mas tava custar a começar, joker e começar que depois um gajo não descansa enquanto não tiver pronta.

Palferes eu tive a calha com e sem o vidro e praticamente não notei diferença

Alfredo Garcia

Publicado:
Olá obrigado eu já andava a muito para fazer uma calha nova, mas tava custar a começar, joker e começar que depois um gajo não descansa enquanto não tiver pronta.

Palferes eu tive a calha com e sem o vidro e praticamente não notei diferença

Boas.

Na minha opinião, com o passar do tempo a acrilico vai começar a ficar amarelado, por causa da radiação pas próprias lâmpadas.

Mas pode em qualquer altura ser substituído ou retirado.

Mas a ideia está 5*, gostei

Publicado:
Muito PDI

Gostei do suporte da calha simples e muito funcional.

Esta calha pode ser a primeira de muitas. :)

Esse aquário traz-me à memória outros tempos.

Força nesses projectos.

Eu sou da opinião de quanto mais simples melhor.

Essa não e a primeira, mas a falta de euros, atrapalha em muito os projectos.

Boas.

Na minha opinião, com o passar do tempo a acrilico vai começar a ficar amarelado, por causa da radiação pas próprias lâmpadas.

Mas pode em qualquer altura ser substituído ou retirado.

Mas a ideia está 5*, gostei

Esse acrílico já não e novo pois a calha já se encontrava montada a alguns anos na casa de banho e como avariou foi substituída por uma igual e os acrílicos pareciam iguais.

Eu retirava essa tampa de acrílico e substituía por acrílico igual ao dos suportes. Acredita que esse te tira muita luz que poderia ser aproveitada.

Cumps

Não seria fácil pois esse acrílico a lem de ser muito fino tambem e feito a medida e encaixa perfeitamente na estrutura.

Obrigado pelos comentários.

Alfredo Garcia