whity Publicado Setembro 27, 2004 Publicado Setembro 27, 2004 Alguem aqui tem alguma foto ou me sabe explicar os habitos de acasalamento em especial deste peixe: Labidochromis Caeruleus. Já agora fotos de femeas gravidas como se destinguem? E uma outra coisa em relação a barbatana dorsal é possivel tambem diferenciar macho de femea, como? ...
Nuno Antunes Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 O acasalamento é à moda dos ciclideos africanos... rodam em torno um do outro durante algum tempito e fazem isto umas duas ou 3 vezes. Depois começa "a sério"... a fêmea vai pondo os ovos e vai recolhendo-os na boca. O macho vai girando à volta dela com os falsos ovos da barbatana visiveis e quando a fêmea os tenta apanhar ele fertiliza os ovos na boca dela. Como reconheces uma fêmea grávida? Bom se vires que ela parece estar sempre a mastigar, se recusa a comer e está mais agressiva que o habitual é provavel que tenha ovitos a incubar na boca. É só prestares atenção à boca dela e veres se se vêm ovos. Para distinguires os machos de fêmeas por norma pode-se ir pelas barbatanas. A barbatana dorsal do macho tem uma lista preta mais viva e bem mais larga que a da fêmea. Além disso os machos costumam ter as barbatanas ventrais também pretas e na barbatana anal têm uma lista preta. Não é infalível... mas é uma aproximação porreira. Ahhhh... e se tiveres areia... os machos escavam buracos, as fêmeas nem por isso Espera por mais respostas pois ainda sou novato em africanos e posso ter-me enganado em alguma coisa Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Diesel_Car Publicado: Setembro 28, 2004 Publicado: Setembro 28, 2004 Olás, Alguem aqui tem alguma foto ou me sabe explicar os habitos de acasalamento em especial deste peixe: Labidochromis Caeruleus.O Darius já disse quase tudo, mas tens aqui um video de um incubador bucal (Copadichromis borley "red kadango") em pleno acto: http://www.xdeleon.com/vatoelvis/videos/Borleyi.wmv O processo é igual para a maioria dos incubadores bucais mono-parentais, inclusivé os caeruleus. :D Já agora fotos de femeas gravidas como se destinguem? E uma outra coisa em relação a barbatana dorsal é possivel tambem diferenciar macho de femea, como?É possivel, embora pouco aconselhável. O macho tem o preto mais intenso, e a risca é muitas vezes mais grossa...Geralmente so em peixes adultos consegues fazer isto, portanto o ideal é comprares um grupo de jovens e esperar que se tornem adultos... :D Cumps, Nuno Reis Ps- O acasalamento é à moda dos ciclideos africanos... rodam em torno um do outro durante algum tempito e fazem isto umas duas ou 3 vezes. Este comportamento é exclusivo dos incubadores bucais, nem todos os africanos (apenas uma pequena parte o é) são incubadores bucais... Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Recommended Posts