jcrelha Publicado Abril 24, 2009 Publicado Abril 24, 2009 Boas Pessoal, Depois de 2 anos com algumas experiências em aquariofilia, pretendo montar o meu primeiro aquário comunitário com plantas. A intenção inicial é: Aquário: Juwel Rio 180 - 101x41x50 180 litros Água com pH entre 6.5 e 7.0 e temperatura entre 20 a 25º A fauna pretendida é: 1 - Gourami Pérola 1 - Beta Macho 2 - Beta Fêmea 2 - Gupi Macho 4 - Gupi Fêmea 2 - Platy Macho 4 - Platy Fêmea 1 - Escalar Macho 1 - Escalar Fêmea 1 - Ciclídeo de Agassiz Macho 3 - Ciclídeo de Agassiz Fêmea 1 - Kribensis Macho 1 - Kribensis Fêmea 3 - Rasbora Macho 6 - Rasbora Fêmea 5 - Corydora 1 - Ancistrus Macho 1 - Ancistrus Fêmea 2 - Limpa - Vidros Flora pretendida: Egeria densa Vallisneria gigantea Vallisneria Spiralis Microsorum pteropus - Feto de Java Vesicularia dubyana - Musgo de Java Sagittaria Pusila Echimodorus Tennelus Decoração: 1 tronco 2 pedras grandes 3 ou 4 mais pequenas Agradeço opiniões sobre: 1. A fauna é adequada? 2. A flora é adequada? 3. O tronco está a lavar (3 dias em água com mudanças de água 2xdia). É aconselhado fervê-lo? Basta secá-lo ao Sol (enquanto houver) ou é preferível depois dar-lhe uma "assadela"? Se sim, durante quanto tempo e temperatura? 4. Quais as características das pedras? Calcárias julgo que não, certo? Graníticas? Servem pedras arranjadas na praia, já que as pedras à venda nas lojas de aquariofilia são muito caras? Para além de lavadas, devem levar mais algum tratamento? 5. Quanto ao areão, tenho uma camada com grãos de 3 mm (+/-) no fundo, com cerca de 1 a 2 cm de altura. Por cima, substracto para as plantas e depois sobre este, areia de filtro de piscina e areão de lava para colocar no parte posterior e fazer contraste. O areão para além de lavado também deverá ser fervido? 6. Qualquer outra sugestão que entendam :D Obrigado Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Boas. Tens ai uma grande ensalsada de peixes e depois a temperatura é baixa.O tronco deve ser fervido,existem inumeros tópicos por cá a explicar todo o tratamento,caso não encontres avisa.Sobre meteres pedras calcárias devemos saber a quanto está o pH e para que fauna é é que tens ai fauna de pH completamente distinto.Deves pesquisar bastante é o conjunto no global está todo mal,desculpa. Citar O meu feedback
jcrelha Publicado: Abril 25, 2009 Autor Publicado: Abril 25, 2009 É, tens toda a razão, obrigado pela resposta Fui fazendo um apanhado para selecção posterior e acabei por colocar tudo aqui. Já os organizei por pH e temperatura (que vai estar entre os 25 e os 28º). Agrada-me quer o grupo com pH 6.5, quer o de 7.0 (tenho pH um pouco inferior a 7.0 noutro aqua de 15l, sem pedras), por isso acho que vou aguardar o aqua estar estabelecido para depois medir o pH e decidir então a fauna. De qualquer forma, é para os ir introduzindo aos poucos e só depois de ver como se vão adaptando é que passo ao próximo. Já tinha lido alguma coisa sobre os troncos. Voltei a ler mais , embora o meu não apresente nenhum dos problemas indicados, isto é, fica bem no fundo, não larga porcaria, não deixa a água suja. Sobre pedras é que não encontrei muita coisa útil Obrigado pelos comentários. Citar
djhifi Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 (editado) Desculpa lá, Com dois anos de experiencia em aquáriofilia queres meter 42 peixes num aquário de 180 Litros? (isto para já nem falar da completa distinção em termos de: ph, sociabilidade, alimentação, luz, entre outros, que tens p'rai). Nem imagino como devem ter corrido esses dois anos. Abraço Editado Abril 25, 2009 por djhifi Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Pode ter pesquisado pouco,se olharmos para a idade dele (sem ofensa) poucos são os que usam a NET e dou os parabéns pelo interesse.Eu quando comecei via os peixes morrer e dizia "tadito devia estar doente,é a vida" e tenho quase metade da idade dele.TPA de água dele cano,descia uma data de graus e prontos,mortes. É de valor que se tenha interesse em pesquisar.Agora é deixar estabilizar,dando inicio ao ciclo e escolher a fauna e conforme o pH que se tem pode acertar para a fauna pretendida.Troncos e turfa para descer ou pedras calcárias para subir. Citar O meu feedback
djhifi Publicado: Abril 26, 2009 Publicado: Abril 26, 2009 (editado) O ter 10 ou 90 anos não é factor de diferenciação, a não ser para doenças ou atitudes extremas (muito puto ou, tadito é velhote). Ao estabeleceres esse parâmetro como "desconto" estás, sim, a criar uma espécie de ostracização que nada tem que ver com a qualidade dele enquanto aquariofilista. Querer colocar 42 peixes num aquario de 180L não é para ser justificado com "com a idade dele o ter acesso á net", etc. Espero eu haver acesso á net para todos. O mundo evoluiu. Editado Abril 26, 2009 por djhifi Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 26, 2009 Publicado: Abril 26, 2009 É, tens toda a razão, obrigado pela respostaFui fazendo um apanhado para selecção posterior e acabei por colocar tudo aqui. Já os organizei por pH e temperatura (que vai estar entre os 25 e os 28º). Agrada-me quer o grupo com pH 6.5, quer o de 7.0 (tenho pH um pouco inferior a 7.0 noutro aqua de 15l, sem pedras), por isso acho que vou aguardar o aqua estar estabelecido para depois medir o pH e decidir então a fauna. De qualquer forma, é para os ir introduzindo aos poucos e só depois de ver como se vão adaptando é que passo ao próximo. Não deves ter lido essa parte,ele fez um apanhado dos peixes que gosta.Veio cá pedir opiniões do melhor caminho a seguir,creio que não quisesse meter tudo lá para dentro (espero eu). Citar O meu feedback
djhifi Publicado: Abril 26, 2009 Publicado: Abril 26, 2009 So vou dar a minha opinião quando o utilizador cá vier esclarecer esse ponto, porque se for assim...aí tudo bem. Citar
jcrelha Publicado: Abril 26, 2009 Autor Publicado: Abril 26, 2009 (editado) Boas pessoal, Grande confusão criei. 1. De facto tenho 47, mas quanto ao usar Net, meus caros, não quer dizer nada, não tirem conclusões sem saberem. Até porque já faço uso da Net ainda antes de existirem browsers, apenas linha de comando, ainda muitos de vós andavam de fraldas já participava em foruns das BBS (coisa que muitos de vós se calhar nem sabem o que era). A minha formação e profissão é de analista informático, embora o interesse em evoluir na aquariofilia seja muito recente. 2. Eu disse 2 anos de experiências, não de experiância. Não é bem a mesma coisa. Felizmente durante estes 2 anos tudo correu muito bem. Mas eram apenas experiências, coisas muito pequenas, sem plantas, pedras, troncos, etc. 3. De facto não foi minha intenção meter aqueles peixes todos num único aquário. Como referi depois tenho aquele amontoado dividido em 3 grupos, 2 em que estou interessado e um 3º alternativo, tudo dependendo das condições que se vierem a verificar no novo aqua. Todos aqueles peixes são os que me interessaram, quer em termos de beleze, tamanho e sociabilidade. A lista foi mais para obter opiniões de ligação entre eles, coisa que se calhar não ficou muito evidente na primeira mensagem e daí, peço muita desculpa. 4. O meu principal objectivo neste momento é por o aqua a trabalhar bem (sem peixes) e para isso saber como tratar as pedras, troncos e, sobretudo a escolha da flora. Em função dos parâmetros da água, lá terei que escolher o grupo adequado. Dentro do grupo, aí sim, gostaria de opiniões dentro dos bichos desse grupo, sobre questões mais práticas de alimentação e sociabilidade. A introdução de peixes vai ser sempre aos poucos dependendo do estado em que o aqua estiver em cada momento. Isso consegui aprender do que li. Mas isso fica para depois. Se necessário voltarei a postar. Mais uma vez peço desculpa pela confusão que arranjei ao colocar o tópico de forma precipitada. Editado Abril 26, 2009 por jcrelha Citar
miltonleopoldo Publicado: Abril 26, 2009 Publicado: Abril 26, 2009 Jcrelha, Es cá dos meus...lol...com esta das BBS...foi um gancho de esquerda logo para KO. Viva os analistas programadores...!!! Bem vou parar de dizer parvoises e vamos ao que interessa... Tens ai uma grande variedade de peixes que podem não ser compativeis a nivel de condições no que diz respeito a Temp, PH, Kh...tipo de vegetação...etc. O que eu te sugeria era o seguinte faz o levantamento das condições de habitad que cada uns dos peixes que tens na lista precisa. E logo ai vais ver que teras que tomar algumas decisões...do genero quero mesmo ter ciclideos, logo ai vais excluir uma serie deles. Pessoalmente não conheço as necessidades de todos os peixes que gostarias de ter, mas posso ajudar-te se quiseres nessa caminhada, também preciso de apreender mais sobre algumas especies. Por isso sente-te a vontade para enviares MP ou posta aqui mesmo que eu e o pessoal vamos dando dicas. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
c4m4l340 Publicado: Abril 27, 2009 Publicado: Abril 27, 2009 Viva os analistas programadores...!!! VIVA!!!! Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
jcrelha Publicado: Abril 27, 2009 Autor Publicado: Abril 27, 2009 Milton, >Tens ai uma grande variedade de peixes que podem não ser compativeis a nivel de condições no que diz respeito a Temp, PH, Kh...tipo de vegetação...etc. Sim, eu sei. Como já referi noutra mensagem tenho-os agrupados sobretudo por pH e temperatura, e só vou decidir qual o grupo a usar depois de estabelecidas as condições da água, pois prefiro dessa forma do que estar a manipular os padrões da água para "servirem" para os peixes. Daí a necessidade de saber mais sobre pedras e troncos, já que estes afectam os parâmetros da água. Dentro do grupo escolhido, embora se consiga encontrar informaçao genérica do comportameto de cada um, julgo que nada como a experiência de quem já os misturou para saber como se dão uns com os outros. E aqui o pessoal do fórum pode ser muito útil. >Por isso sente-te a vontade para enviares MP ou posta aqui mesmo que eu e o pessoal vamos dando dicas. Obrigado pela disponibilidade JCRelha Citar
Recommended Posts