escalar1975 Publicado Abril 24, 2009 Share Publicado Abril 24, 2009 Bom dia, ainda á 10 minutos um membro do Forum está a vender extintores, eu trabalho numa fabrica fui a manutenção e o pessoal já montou tudo extintor com 2 manometros Electrovalvula para o desligar aquando das luzes e até tinham o tubo para colocar dentro do aquario O extintor é de 6 kg de c02. Agora as minhas perguntas são ; O tubo coloca-se dentro do aquario em qualquer sitio e em qualquer altura ? Compro um suporte para o segurar ? Quantas bolhas deixo sair para um aquario de 200 Litros ? Obrigado Rui Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CostaAzul Publicado: Abril 24, 2009 Share Publicado: Abril 24, 2009 podes colocar dentro do aqua, quanto mais a baixo melhor para as bolhas terem tempo de se dissolver antes de chegarem a superficie, o tubo tens que ligar a um difusor "pedra" o mais normal é um copinho de vidro, 5 ou 10€ no max. Tambem podes injectar o cos nas tubagens que vao para o filtro, desta forma as bolhas diluem-se melhor com a turbolencia dentro do filtro e quando entra no aqua ja vai dissolvida na agua. 1 bolha por segundo ou de 2 em 2 segundos é uma boa medida para começar, depois convem fazeres analizes para saberes atravez do PH e do KH , ha umas tabelas que dizem se o co2 esta muito alto ou baixo, ou mais simples é olhares para as plantas, se deitarem muitas bolinhas é porque secalhar esta muito alto, se sairem poucas provavelmente podes aumentar mais um pouco. É muito relativo pois depende tambem da quantidade de luz disponivel, Uma coisa é garantida ....se os peixes começarem a andar a superficie com dificuldades em respirar é porque CO2 está muiitooo alto . Citar ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
escalar1975 Publicado: Abril 24, 2009 Autor Share Publicado: Abril 24, 2009 Muito obrigado eu com o CO2 não percebo nada Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmvmartins Publicado: Abril 25, 2009 Share Publicado: Abril 25, 2009 podes usar extintores ou entao garrafas de co2 que se utiliza nas maquinas da cerveja de pressão as unioes sao iguais porque as garrafas tem tamanho universal de rosca e de pressão so muda a quantidade de materrial que leva, existe tambem uns controladores de ph que costuma vir com alguns sistemas de co2(exemplo Aquili tem um sistems desses9, uma garrafa de 10 kg com a ajuda de um controlador de ph dura te prai uns 2 anos Citar BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
escalar1975 Publicado: Abril 27, 2009 Autor Share Publicado: Abril 27, 2009 Bom dia o CO2 já está a funcionar agora só falta alterar a luz ; Tenho um aquatlantis de 200L 100C*40L*50A com 2 T8 36W CO2 - Extintor c02 6 KG com difusor e electrovalvula (desliga-se ao mesmo tempo as luzes) Fauna - 5 Discus e 6 neons Flora - 4 hyrophyla polisperma Sustracto - 20 Kg areão de rio Filtragem - Rena XP2 Valores; PH 6.4 KH 3 GH 6 No3 0 No2 0 Acham que faça a mudificação da calha para 4*39W T5 ? As hyrophyla polisperma estão com mau aspecto. E quero plantar mais algumas coisas sem ser muito exigente. Um abraço a todos Rui Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barman_dani Publicado: Abril 27, 2009 Share Publicado: Abril 27, 2009 Boas 4x39w já dá para teres um plantado algo exigente, mas ainda tens de ter em consideração alguns factores como: o substrato fertil ou na falta deste a aplicação de pastilhas de substrato para colmatar a falta de nutrientes fertilizações liquidas de macros, por exemplo pelos valores apresentados tens o NO3 a zeros, para um plantado deverás ter mais ou menos 10ppm de NO3 1ppm PO4 e o K a 20ppm mas procura por um topico intulado Plantado V4.0 e lá encontrarás muita informação válida e util para te ajudar a embarcar nesta nova aventura dos plantados. Não te esqueças dos micros nutrientes principalemente o Ferro que é issencial em quantidade de 1ppm.... Depois é o controle do bpm (Bolhas por minuto) do CO2 podes começar com 20 e subindo consoante o desenvolvimento das plantas ou atravês do cruzamento dos valores de ph e kh... Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
escalar1975 Publicado: Abril 27, 2009 Autor Share Publicado: Abril 27, 2009 (editado) Boas, obrigado pela resposta no sabado coloquei "bolas" fertilizantes da JBL junto as raizes das plantas o CO2 neste momento tenho 2 Bolhas por segundo. Editado Abril 27, 2009 por escalar1975 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts