Recommended Posts

Publicado

Bom Pessoal,...Primeiramente quero dizer que é um prazer estar aqui com vc's, sou novo nesse maravilhoso hobby que por sinal não sabia que era tão discutido e tão eficiente na net.

Bom, vamos lá; Quero montar um aquario Plantado,...Tenho um aquário ( 60 cm comprim. 28cm larg. e 35 Alt. ) tenho um filtro externo Azoo Mignon Filter 150 e uma bombinha sarlo que acompanha aquelas placas que vão no fundo do aquario, que por sinal acho que não vou utilizar nenhum desses depois que vi alguns comentários. Gostaria que alguém me simplificasse o que eu preciso para começar a montar o meu; tipo, bombas, cascalhos, plantas pequenas e etc,...gostaria de saber também se essa tal de Tpas e feita com a agua da torneira,...Desculpe pessoal, mas sabe né, sou um iniciante no Hobby e estou perdidinho.

Obrigado Galera !!!

Publicado:

Boas

Obrigado pela minha parte.

Uma das primeiras coisas que deves fazer é completar os teus dados, está nas regras do Fórum.

Filtro convém que (para simplificar) seja externo, a Eheim é uma das mais conceituadas marcas no mercado mas há mais.

Convém que faça uma boa circulação de água (5 ou 6 vezes o volume que terás).

No teu caso seria: 60 x 28 x 35 = 58.8 l brutos ou uns 5 reais, portanto um Eheim 2213 (400l/h) seria muito bom...

Como substrato fértil (e esta técnica usa-se muito aí no Brasil) podes usar húmus de minhoca tratado e turfa, por cima disso Akadama, areia de rio ou cascalho desde que não seja calcário.

Depois do Aqua maturar as plantas desenvolvem-se melhor, mas deves plantar logo de inicio e efectuar as T P A (Trocas Parciais de Água) para que possas retirar nutrientes em excesso e elas não se ressintam muito.

A fase mais complicada é o inicio, mas se correr bem (e vai correr), não tiveres problemas com algas (bastantes TPA) e as plantas enraizarem bem (com um bom substrato) passado uns dois, três meses já terás uma visão de um Aqua plantado.

Não é simples, mas também não é difícil.

Pesquisa por tópicos: Substrato fértil; Hardscape; Iluminação, Plantas e vais encontrar bastante informação por aqui.

Portanto, sê bem vindo ao fórum e boas leituras.

Abraço

Publicado:
:music_singguitar: Valeu mesmo cara,... já é uma ótima dica, e como vc mesmo falou vou verificar o restante por ai; me responde uma coisinha, as Tpas podem ser feitas diretamnete com agua da torneira??? Abraços
Publicado:

Poder pode mas é preciso ter algum cuidado inicial.

A água canalizada pode em sistemas de tratamento mais antigos poder ser tratada com cloramina que é mais prejudicial para a fauna que o cloro.

Em sistemas de abastecimento mais pequenos os impactos das altertações dos parametros podem ser graves....basta haver uma mudança das resinas de poli-fosfatos ou adição de cal para os parametros alterarem radicalmente e destabilizarem rápidamente o aquário. Mas é sempre mais seguro que qualquer outra fonte pois é livre de bactérias prejudiciais.

No meu caso, recentemente passei de valores sempre a zero de nitratos para 30 ou mais ppm, os fosfatos andavam também na casa dos 4 a 5 ppm e acho que tive inclusivé valores de amónia altos. Quando dei por ela era tarde de mais. Testar a agua da tpa geralmente é o último sitio onde vamos procurar o problema :music_singguitar:

Por cá, já muitas das empresas de abastecimento de água divulgam os resultados das análises efectuadas médios o que é um bom ponto de partida.

http://www.smas-leiria.pt/docs/lab/Trim4/1A4.pdf

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!