J_Rosado Publicado Abril 23, 2009 Publicado Abril 23, 2009 (editado) Boas, Em breve vou mudar de casa e aproveitar para mudar de um aquário de 180 L para um de 250L. Como tenho no aquário que vou desmontar (montado em 27/11/2005) que é um plantado com discus, um substrato fértil (Powersand e Aquasoil Amazónia, ambos da ADA) que não foi propriamente barato, gostava de o reaproveitar na nova montagem. Não sei se alguém tem experiência no reaproveitamento deste tipo de substrato, por isso criei este tópico para ouvir as vossas opiniões e sobre essa possibilidade. Os principais problemas que prevejo são: A dificuldade de retirar tudo e separar a Powersand do Aquasoil. Será necessário? Também já pensei que, a Powersand é capaz de estar um pouco "gasta" (+ de 3 anos de uso), não? Poderei lavar o substrato com água corrente? Ao mudar (sem mexer) um dos filtros externos do aquário actual para o novo e 20 ou 30% da sua água, será suficiente para manter bactérias nitrificantes suficientes? Ou quebrarei o ciclo do Azoto? Um abraço para todos os membros do fórum Editado Abril 23, 2009 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
betarato Publicado: Abril 23, 2009 Publicado: Abril 23, 2009 Quanto ao filtro se o manobrares como se fosse nesse aqua, tenho a certeza de que se mantem a colónia de bactérias. Quanto ao substracto tenho alguma reservas, mas vamos aguardar por mais algumas opiniões. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
J_Rosado Publicado: Abril 23, 2009 Autor Publicado: Abril 23, 2009 Mais ninguém diz nada? Julguei que este problema já teria sido vivido por alguns de vocês. Abraço A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
betarato Publicado: Abril 23, 2009 Publicado: Abril 23, 2009 Pelo que estive a pesquisar os substratos que referes (Powersand e Aquasoil Amazónia), poderão ser reutilizados sem necessidade de os separar, o que convém é uma boa alimentação ao substrato, que o poderás fazer injectando os nutrientes com a ajuda de uma seringa e colocares um tubo em vez de agulha, para que penentrem bem no solo. Poderá ainda ser feito uma adição de nutrientes em bolinhas nas raízes das plantas, mas que a meu vez no início não solucionará em completo. Espero ter ajudado. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
pedrioo Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Viva, betarato, penso que a questão não foi como re-estabelecer nutrientes no substrato ou como inserir novo substrato fértil mas sim se se pode aproveitar o aquasoil e powersand. Não passei por isso mas tentando responder às questões: O aquasoil com o tempo perde nutrientes e 3 anos é bastante tempo. Agora se tem ainda muitos não te sei dizer. o que posso dizer é que o powersand é consumido pelas plantas e esse não terá muitos nutrientes pelo menos na zona onde estão ou já estiveram plantas durante algum tempo. Podes tentar fazer a mudança do aquasoil mas terá que ser manuseado terá que ser com muito cuidado uma vez que é muito mole e facilmente fica em papa se pressionado. Mas.. como tens o powersand no fundo torna-se difícil tirar o aquasoil sem misturar com o powersand... o que não convém principalmente no caso do powersand ainda estar "activo" porque uma vez misturado facilmente se libertaria na água e causava um boom de algas. Visto tudo isso ser caro e talvez ainda der para aproveitar e o novo aqua ser maior, uma ideia é tentar separar o aquasoil do powersand e meter os dois no aquário novo...se misturar um pouco não faz mal porque certamente terás que comprar mais substrato para que a espessura fique igual à que tinhas antes... e aí podes comprar mais um pouco de aquasoil ou de akadama de modo a isolar o powersand. é uma ideia...agora é ver se da para separar os substratos e como se comporta o aquasoil ao ser manuseado. O filtro é mesmo na boa...se meteres o filtro cilclado... garantes que o aqua estará livre de amónia e nitritos visto que toda a água vai passar pelas matérias cicladas... as bactérias que se instalam pelo aquário também ajudam mas a grande quantidade de água que passa pelo filtro aliada à grande quantidade de bactérias que lá existem é o que faz com que o aqua esteja verdadeiramente cilclado. Por exemplo se tiver um aqua já ciclado ha 1 ano... tenho montes de bactérias espalhadas nele... mas se tirar o filtro e meter um novo limpo...a amónia vai subir e embora o aparecimento de colónias de bactérias no filtro seja acelerado... terás o comportamento de um aquário não ciclado enquanto as bactérias não se instalarem no filtro. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
betarato Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Olá Pedro, Agradeço a tua intervenção, pois assim as minhas reservas não cairam em saco roto, não tendo a certeza dessa nformação não a podia confirmar. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
J_Rosado Publicado: Abril 24, 2009 Autor Publicado: Abril 24, 2009 Boas, Antes de mais, obrigado pelos vossos contributos. Partindo do cenário inicial que é o seguinte: O aquario actual tem 180 L e ainda se encontra na casa velha (a funcionar há mais de 3 anos com dois filtros externos Eheim) O Aquario novo tem 255L e encontra-se na casa nova completamente vazio Detalhando um pouco melhor, o que estava a pensar fazer era o seguinte: Montar um aquario temporário com cerca de 120 L ao lado do actual, enchendo-o com metade da água do aqua actual e montanto um filtro (Eheim 2213) já maturado e igualmente em funcionamento no aquario actual Mudar então, todos os peixes para esse aquario Retirar a restante água do aquario principal para bidões, no total de 70L (pois são os bidões que tenho) Retirar as plantas e o substrato do aquario para baldes Lavar, peneirar e separar o Aquasoil do Powersand Acrescentar (pois o novo aquario é maior) mais algum Powersand e Aquasoil e sempre "regenera" um pouco a insuficienta de nutrientes derivada do envelhecimento do substrato antigo Montar o substrato no novo aquario, colocar a água dos bidões, replantar e colocar o outro filtro igualmente já maturado (eheim ecco 2234) Rezar um pouco e esperar uns dias para ver se tudo correu bem (injectando CO2 e fertilizando se necessário) Quando tudo estiver ok (amónia e nitritos, a zero), iniciar a grande mudança dos Discus e demais habitantes (Corydoras, LDA-25, Otocinclus, Rhodostomus, Neocaridinas), fazendo o tras em sacos plasticos erápidamente Será que me estou a esquecer de algo? Em relação ao comentário: Podes tentar fazer a mudança do aquasoil mas terá que ser manuseado terá que ser com muito cuidado uma vez que é muito mole e facilmente fica em papa se pressionado. Mas.. como tens o powersand no fundo torna-se difícil tirar o aquasoil sem misturar com o powersand... o que não convém principalmente no caso do powersand ainda estar "activo" porque uma vez misturado facilmente se libertaria na água e causava um boom de algas. Julgo que à partida com esta abordagem não irei ter problemas a esse nível, certo? Tanto mais que o Powersand (novo + velho) é para cobrir com o Aquasoil. Um abraço. A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
betarato Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Quando tudo estiver ok (amónia e nitritos, a zero), iniciar a grande mudança dos Discus e demais habitantes (Corydoras, LDA-25, Otocinclus, Rhodostomus, Neocaridinas), fazendo o tras em sacos plasticos erápidamente Quanto à transferência de peixes, penso que deverás inserir 1º os mais resistentes e aos poucos, para solidar o ciclo, os últimos deverão ser os Discus, que são peixes muitos sensíveis. Mas aguarda por respostas mais sólidas, por favor, posso não estar certa. Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
pedrioo Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Viva, Peneirar o aquasoil...acho q não vai funcionar...vai ficar em papa..aquilo parece duro mas se tocares vais ver q é bem molinho. Experimenta tirar um pouco e ver como é..aperta a ver. A adição de powersand é realmente boa no inicio mas se fertilizares na água não notarás diferença. Se meteres os dois filtros ciclados no novo aqua e se a água tiver anticloro... de certeza que não terás mais amónia nem nitritos que daqui a 1 mês. Convém é que os filtros dêem conta dos 250l. Antes de dar inicio às manobras e atingir o ponto de não retorno lol, o melhor é ver como se encontra o substrato...ver se da para separar o aquasoil apenas à pazada. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
J_Rosado Publicado: Agosto 3, 2009 Autor Publicado: Agosto 3, 2009 (editado) Boas, Resolvi ressuscitar este tópico, pois acho que a grande mais valia do forum é a troca de experiências e não apenas de ideias ou sugestões. Acabei mesmo por fazer a troca do substrato, da seguinte forma: Após retirar todas as plantas e os elementos decorativos (pedras e troncos), retirei com pá de jardineiro a camada superficial do substrato, pois era aquela onde a concentração de aquasoil era maior, lavei-o e peneirei-o. (embora se tenha desfeito um pouco) Retirei o resto do substrato e lavei-o ligeiramente, para retirar o "lodo" que se havia formado Apliquei no novo aquário, em primeiro lugar o substrato referido no ponto "2". Em seguida apliquei (por cima) o substrato referido no ponto "1" e adicionei algum (9L) de Aquasoil novo Replantei tudo e repus o o filtro a funcionar (que tinha ficado ligado e a funcionar num aqua de discus) Balanço Final: - Uma grande trabalheira; - Poupei algumas dezenas de euros (+ de 100); - Não o voltava a fazer, pelo menos da mesma forma; - Alterava o processo e apenas reaproveitava a camada "inferior" que dá menos trabalho O aquário está a funcionar há mais de 1 semana em sinais de amónia ou nitritos (fiz por precaução o ciclo de 9 dias do Denitrol), algumas das plantas ressentiram-se da mudança (principalmente as cryptocorynes) pois tiveram alguns dias em baldes, já coloquei alguns neons e as corydoras, mas tenho algumas dúvidas: - Será que posso adicionar os restantes peixes ? Nomeadamente os discus ? (ligando o 2ª filtro externo ?) ou devo aguardar ? - Já tenho o Co2 ligado, mas será que devo começar já com as fertilizações líquidas? ou vou prejudicar o ciclo do azoto? (será que o quebrei?) Aguardo as vossas opiniões, um abraço Editado Agosto 6, 2009 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
J_Rosado Publicado: Agosto 6, 2009 Autor Publicado: Agosto 6, 2009 (editado) Boas, Voltei apenas para completar o tópico, e dizer que tudo correu bem. Acabei por montar o 2º filtro e fazer o resto das transferências.... e... ZERO BAIXAS!!!!!!!!! (entre Dicus, Tetras, Corys, L's, etc...) Abraço Editado Outubro 7, 2009 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Recommended Posts