Novo Projeto - 150x50x60


r.hensel

Recommended Posts

Olá amigos.

 

Estou a montar um novo projeto (150x50x60 - 450 litros bruto) e me arriscar a fazer um plantado, daí surgiram as seguintes dúvidas, segue:

 

Pensei em usar 15 kg de Humus de Minhoca Tratado (já vi no fórum resultados ótimos e tenho facilidade para adquirir o mesmo) mais + 15 kg de areia para misturar, total 30kg. (4cm)

 

Fazer mais uma camada pra isolar com mais 30kg de areia. (4cm).

 

Será muito colocar mais 2cm de outro substrato (a escolher ainda)?, pois não gosto muito da aparência da areia.

 

Que tipo iluminação devo usar? Ouvi dizer que as HQI, gastam muito, procede? Sigo a regra de 1watt/1litro?

 

Devo injetar CO2?

 

Outra dúvida que tenho é sobre o peso deste aqua, atualmente moro em apto (3º andar) e apesar de pesquisar muito aqui no fórum e outros lugares e saber que é muito difícil acontecer algum problema quanto a isso, sempre fica um receio, alguém já passou por essa situação? O aqua vai ficar encostado na parede.

 

Hoje tenho no apto um de 175 litros, sem problema algum. (que breve será colocado a venda, móvel/filtro e canister, mais isso é outra história).

 

O sistema de filtragem Sump e a fauna será Discus que tenho hoje (8 no total, com 2 botias e 5 corridoras), não se isso importa.

 

 

Desde já agradeço, abraço a todos.

Editado por r.hensel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será muito colocar mais 2cm de outro substrato (a escolher ainda)?, pois não gosto muito da aparência da areia.

 

Muito não é, para o humus de minhoca quanto maior for a altura do substrato superior melhor. Com isso, evitas haver passagem de nutrientes para a coluna de água.

 

Que tipo iluminação devo usar? Ouvi dizer que as HQI, gastam muito, procede? Sigo a regra de 1watt/1litro?

 

As HQI têm realmente consumos elevados. Para esse aquário bastariam lampadas T5 ou a melhor solução uma calha que conjugue as duas lampadas: HQI + T5. Para esse aquário julgo que 250 a 300 watts dará para prácticamente todas as plantas.

 

Devo injetar CO2?

 

Para usar iluminação elevada e com plantas mais exigentes será imprescindivel. Bem como uma fertilização rigorosa.

 

 

Outra dúvida que tenho é sobre o peso deste aqua, atualmente moro em apto (3º andar) e apesar de pesquisar muito aqui no fórum e outros lugares e saber que é muito difícil acontecer algum problema quanto a isso, sempre fica um receio, alguém já passou por essa situação? O aqua vai ficar encostado na parede.

 

Este tópico fala sobre o assunto e penso que poderá ser esclarecedor.

 

O sistema de filtragem Sump e a fauna será Discus que tenho hoje (8 no total, com 2 botias e 5 corridoras), não se isso importa.

 

Para ter plantas de tapete os botias não serão lá muito boa ideia pois têm tendencia a revirar o substrato em busca de comida e com isso será muito dificil fazer o arranque do tapete.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais