Recommended Posts

Publicado:

tropheus sao mbunas e pseudotropheus tb sao mbunas...

Alias os tropheus sao uma especie da familia pseudotropheus...

o seu nome cientifico é pseudotropheus tropheus :lol:

podes junta-los na boa

Publicado:

Acho que anda aqui alguma confusão.

Tropheus não são mbunas, e pseudotropheus são mbunas mas não são tropheus. Alias Tropheus são endemicos do lago Tanganyika, já os pseudotropheus pertencem ao lago Malawi, "mbuna" é a designação para "peixe pequeno" dada pelos habitantes locais do lago Malawi.

Eu não metia Tropheus com Mbunas, primeiro não sou muito a favor das caldeiradas, principalmente de lagos diferentes. Em segundo lugar e apesar de até terem habitos alimentares bastante parecidos (vegetarianos) penso que são peixes bastante territoriais e agressivos para estarem juntos.

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

Olás,

Grande confusão!

1- Tropheus, que alberga 5 espécies (moorii, annectens, brichardi, duboisi e "sp.") e dezenas de populações.

São peixes muito sensiveis no que toca á alimentação, sendo exclusivamente vegetarianos.

Devem ser mantidos em aquários de espécie, com um grande cardume de pelo menos 4-5 exemplares. :lol:

2- Tropheops é um sub-género do género Pseudotropheus (Pseudotropheus tropheops ............) que são Mbunas, do lago malawi. :lol:

ha algum problema em misturar tropheus com pseudotropheus?
Se te referes a tropheus, eu não aconselho muito...tanto a nível estético (um aquário só de tropheus é algo lindo de se ver) como em termos de agressividade e alimentação.

A maioria dos mbunas é omnívoro e aguenta algumas distracções no que toca á alimentação, mas os tropheus não perdoam... :cry:

Não juntes...os tropheus vão perder toda a sua graça! 8)

e mbunas com pseudotropheus?

Pseudotropheus são mbunas, isto é, ciclideos do lago malawi, habitantes das zonas rochosas... :oops::oops::oops:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:
1- Tropheus, que alberga 5 espécies (moorii, annectens, brichardi, duboisi e "sp.") e dezenas de populações.

Por acaso no que toca à actualidade até já são consideradas 8 espécies, sendo elas: T. moorii, T. annectens, T. duboisi, T. brichardi, T. sp. "Black", T. sp. "Red", T. sp. "Mpimbwe", T. sp. "Ikola".

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

enganei me queria dizer tropheus com mbunas e nao pseudotropheus com mbunas. Eu n tenho um aquario de tropheus por isso não lhes iria tirar a graça... queria era dar mais alguma ao aquario de mbunas ou de pseudotropheus pq até agora so tenho pseudotropheus.

andei inclinado para o tanganyika mas nunca iria ficar satisfeito pq não conseguia misturar as especies que queria infelizmente....

o meu aqua não se trata de um biotopo apenas um aqua de ciclideos q neste caso sao ciclideos africanos e vegetarianos. se colocar algum para alem de mbunas e tropheus será um calvus. queria tb perguntar qual é a alimentação do calvus. sei q há ai alguem q tem calvus com mbunas...

obrigado

Publicado:

Olás,

Altolamprologus calvus com mbunas não é boa ideia....

Os mbunas são, na sua maioria (todos os Pseudotropheus o são), omnívoros com maior incidencia em matérias vegetais...e os calvus são 100% carnívoros! :roll:

Tropheus e calvus seria muito pior...

Irias ter problemas na altura da papinha! :D

Porque não juntas uns Synodontis? :wink:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Olá

Eu acho que têm andado a fugir um pouco à questão que o dogue levantou. Ele apenas peguntou, ou queria perguntar, quais eram os problemas de misturar tropheus com pseudotropheus.

Eu também não sei a resposta mas, para já, não vi neste tópico alguém alegar algo que o impedisse.

Na alimentação, não vejo problema.

Na agressividade é que não sei. Mas penso que isso irá depender do tamanho do aqua.

A nivel de estética é uma questão de gosto pessoal.

Jacinto

Publicado:
Olá

Eu acho que têm andado a fugir um pouco à questão que o dogue levantou. Ele apenas peguntou, ou queria perguntar, quais eram os problemas de misturar tropheus com pseudotropheus.

Se reparares o Rui respondeu ...

Problemas:

1- são peixes de lagos diferentes, logo com parametros ideais de água diferentes.

2- Os pseudotropheus são agressivos e têm uma dieta 90% vegetal o que quer dizer que se lhes deve dar proteina de vez em quando para crescerem saudáveis.

Os tropheus são menos agressivos e têm uma dieta 100% vegetal o que significa que não se lhes pode dar proteina nenhuma porque não a podem digerir e morrem.

Além disso... ambos vão competir pelo mesmo alimento, ou seja, as algas e isso vai gerar muito conflito entre as espécies com bulhas pelos melhores lugares de alimentação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá

Permite-me que discorde das tuas afirmações, Darius.

1- Não é pelo facto de serem peixes de lagos diferentes que não se consegue ter água em boas condições para ambos. Mantendo o ph em 8,4 ou 8,6 e uma dureza acima de 10, não vejo qualquer das espécies queixar-se.

2- Os pseudotropheus são agressivos mas os tropheus também. Pensava até que os tropheus eram mais agressivos mas não se dizes... Quanto á dieta, não vejo problema nenhum em alimentar os pseudotropheus apenas com comida vegetal.

3- A competição pelo mesmo tipo de alimento tanto ocorre só com pseudotropheus, como só com tropheus como com ambos juntos.

Jacinto

Publicado:

hehe

Podes discordar ... eu só referi os mesmos problemas que o Rui referiu mas não disse que eram inultrapassáveis :)

Para mim o maior problema é mesmo a alimentação. É certo que podes alimentar os pseudotropheus só com alimentação vegetal mas então estarás a dar-lhes uma alimentação parcialmente deficiente.

Se o nosso objectivo como aquariófilos é dar aos nossos peixes as melhores condições de vida e se optamos conscientemente por cortar parte da dieta que sabemos que os nossos peixes necessitam, não estaremos a ir contra esse objectivo?

Eu pessoalmente acho assim e por esse motivo não misturaria as espécies. Mas isso sou eu :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas pessoal,

Com tantas espécies e tão lindas do Malawi, porque é que pensamos em colocar uns "extra-terrestres"?

Para os tropheus, e como já em parte foi referido, só existe uma boa maneira de lhes darmos boas condições: um aquário com um minimo de 200lts com um cardume de 5 a 10 tropheus, só assim conseguimos que eles estejam bem e que se reproduzam.

É claro que se existe algum peixe do tanganyika mais ou menos compatível com os m'bunas, esse peixe é mesmo o tropheus, tanto pela sua dieta alimentar como pelas suas características de comportamento.

Eu já tive um no meu aquário de m'bunas e nunca tive problemas com eles. Mas como na minha opinião é um crime ter um peixe "sozinho" decidi retirá-lo.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

o meu akua é de 200 lts e n tenciono ter mais de 10 peixes

pensei em:

casal de saulosi (2)

casal de labidochromis caeruleus (2)

3 ou 4 tropheus (4)

vou em 8

ainda me sobram 2 ou 3 para mbunas

quem é que tinha 1 calvus com mbunas? como fazia com a alimentação?

ja alguem disse que o calvus era 100% carnivoro por isso está a partida posto de parte mas so por curiosidade gostava de saber como faziam em respeito a alimentação

Publicado:
casal de saulosi (2)

casal de labidochromis caeruleus (2)

Bom... é mais trios! São peixes poligamos e por isso deves ter 1 macho para 2 ou 3 fêmeas e não um casal.

Se tiveres um casal o que vai acontecer é o macho importunar a fêmea para se reproduzir de novo assim que esta libertar os alevins.

Como a fêmea fica bastante tempo sem comer vai estar muito fraca e não é muito bom que o macho a chateie muito.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Oi malta

Estive fora e por isso não intervi mais.

Só para esclarecer que eu também concordo que os Tropheus ficam mais giros num aqua só para eles.

Jacinto