djhifi Publicado Abril 20, 2009 Publicado Abril 20, 2009 (editado) Boas a todos, resolvi voltar á aquariofilia e aos meus dois aquários (120 litros, principal e aquário maternidade/hospital, lol). Em relação ao aquário principal, pois claro está, tenho umas quantas perguntas que gostava de colocar á comunidade, pois já andei a dar uma olhada neste fórum e vocês parecem saber bastante mais do assunto do que eu neste momento. Como ponto prévio, informo que já tenho o SERA Aqutan para pré-tratamento da água e o SERA Nitrivec para pós-tratamento, mas tenho ainda o aquário totalmente vazio. Cá vamos: 1: Esta é a principal das 4 perguntas: Eu pretendo fazer um fundo de areão negro/cinza escuro, mas estava a pensar para com os meus botões e ocorreu-me a ideia de misturar este ultimo com areia esbranquiçada (inerte). Ora isto poderá eventualmente dar-me muitas dores de cabeça na altura de realizar a aspiração do fundo? É que se bem me lembro os aspiradores convencionais de areão não são assim tão "finos" ao ponto impedirem a passagem da areia. (O que me recomendam? ) 1.5: Para a litragem (120) do meu aquário, e pensando vocês apenas como se eu pretendesse meter UM TIPO de areão, quantos quilos recomendam que eu compre? 2: Outra duvida é a seguinte, em relação ao fertilizante que fica abaixo do areão, aquilo tem um determinado tempo de vida correcto? após quanto tempo é que tenho de começar a adicionar produtos para manutenção das plantas ?? 3: Estou a pensar adquirir um filtro externo (com compartimentos claro) da tetrapak que processa 500 L/h, acham que é suficiente? (não queria ir para soluções de filtragem interior). 4: Para finalizar, em relação ao interior, exceptuando a tubagem que faz parte do supracitado filtro, acham que deva colocar alguma espécie de pedra difusora, agitador (com regulação) de água, etc? Estas são, para já, as minhas 4 principais dúvidas, ando-me a informar porque estou muito enferrujado, lol. Obrigado a todos pela paciência. Abraço PS: Depois vou tirando fotos e colocando na secção apropriada, para vocês verem as vossas ideias/sugestões concretizadas:) Editado Abril 20, 2009 por djhifi Citar
djhifi Publicado: Abril 24, 2009 Autor Publicado: Abril 24, 2009 Entretanto já me andei a informar melhor mas tanta gente e ninguém responde nem a uma perguntinha sequer ? Citar
Pedro.Soares Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Boas 1-Já que é plantado eu optava por akadama, ou outro tipo poroso/argiloso.Areia fina "sufoca" as raizes. 1,5-Depende do areão, há uns mais pesados que outros.Se fosse em litros dizia 20 litros.Mas depende das medidas.Se for um aquário de 100 30 40 15/20 litros é o ideal. 2-Depende do que usar.Alguns duram mais que outros.Não há nada como ler as instruções do que pretende comprar. 3-Esse filtro é suficiente para plantado.No entanto aconselho a marca eheim ou fluval.Pessoalmente prefiro... 4-Se usar uma boca do filtro ao nível da agua já agita o suficiente, além disso para plantado o ideal é mesmo não usar pedra difusora pois dissipa o CO2. Espero ter ajudado.... Citar Cumprimentos
Recommended Posts