i980311 Publicado Abril 20, 2009 Publicado Abril 20, 2009 Alguém conhece o aquário SERA marin Biotop Cube 130? Vale a pena? http://www.sera.de/index.php?id=888&L=5 O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Pedro Conceição Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Se pesquisares um pouco pelo fórum podes ver que o pessoal acha que é engraçado e até barato, mas tem vários problemas. Dificuldade nas trocas gasosas, ou trocas gasosas deficientes, equipamento mal dimensionado para o aquário, ficando um pouco abaixo do que devia ter....é um plug and play, mas mal equipado. MEGA ARQUIVO
pmgfc Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Boas, O meu nano-reef é um desses... Até agora estou satisfeito. Não tinha espaço para por outro tipo de aquario lá em casa e as dimensões deste assentaram que nem uma luva... Já agora também pergunto... O que é que está sub-dimensionado no equipamento? (se houver alguma coisa que eu deva melhorar, por favor digam para eu fazer o tune do aquario) O aquario leva 130 litros (raw) mas com a RV, areao, etc. a coisa fica pelos 100 litros. Até agora (cerca de 5 meses) nunca tive problemas nenhuns com os componentes toxicos da agua, tem sido muito estavel estando todos os valores (nitritos e amónia) a 0. Os nitratos sobem e descem, mas não é nada que TPAs não resolvam. Nunca tive oscilações de Ph. A única coisa que adicionei foi uma bomba 3000 L/H para ter uma corrente mais forte no aquario. Tirando isso, está com todo o equipamento de origem. Também tem um problema de overheating, mas com a tampa aberta (a da comida) e um dissipador de PC à entrada (DIY), conseguem controlar a temperatura sem problemas. Atenção que só tenho corais moles (não sei se é possivel ter corais duros em aquarios tão pequenos).
Pedro Conceição Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Esses aquários não têm nada sub-dimensionado, bem pelo contrário. O escumador não é indicado para um aquário desses, dado o seu funcionamento. Basta uma pessoa deixar de fazer uma TPA e cometer alguns abusos que é o suficiente para destabilizar um pouco o aquário. O escumador tem que oferecer alguma margem de xmanobra para algum pequeno desleixo nosso ou abuso. Circulação pouco eficiente, tendo de adquirir mais uma bomba, tal como fizeste. O aquecimento do aquário, obrigando a ter que ter sempre a tampa aberta e com DIY para evitar problemas. Agora uma coisa...todos nós colocamos ventilação no verão para o aqua não aquecer muito...se estamos no inverno e já tens de fazer isso, cuidado com o verão! Segundo me disseram, por acaso o kit da Sera não me parece que seja muito caro, mas muitos dos concorrentes são caros, e com o dinheiro dele montamos um aqua melhor equipado e com as nossas dimensões, talvez um pouco maior caso queremos e com sump, pois a sump de decantação não é nada pratica. MEGA ARQUIVO
pmgfc Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 (editado) Ainda não tenho problemas de temperatura... Mas na "onda de calor" que houve me fevereiro, reparei que a agua subiu 1-2ºC e por isso fui averiguar... Já sei que no verão vou ter de ter cuidado... Então o escumador não chega para aquele aquario? Deveria ter um mais potente? Outro tipo de escumação? Se me puderes ajudar, agradeço. Sempre que posso, tento melhorar o meu aquario para dar melhores condições aos seus habitantes. Só um aparte, o aquario da sera custou-me 330€ e o equivalente da RedSea era 1000€, tudo bem que o da RedSea trazia areão, sal e testes, mas mesmo assim não compensa o 670€ de diferença. Editado Abril 20, 2009 por pmgfc
Pedro Conceição Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Sobre o escumador, segundo algumas opiniões de pessoas que tiveram, em vários países, o escumador e médio prazo deixou de funcionar a 100% e deixou de frazer o que devia, é por isso que falo. Sobre o preço, ainda pensei que fosse mais caro, mas mesmo assim montava um aqua com a mesma litragem mas melhor equipado. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts