Luis Queiroga Publicado Setembro 26, 2004 Publicado Setembro 26, 2004 Olá 1- Quais as melhores para plantas ? 2- Que relação W/l deve ter-se como base ? 3- Necessitam balastro/arrancador ? Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Just_me Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 Hello 2-Tendo em conta que as lampadas teem os mesmos espectros...deves é contar os lumens...se fores optar por espectros diferentes...as T5 teem uma emissão aproximadamente 30% superior ás T8 para a mesma potência electrica e portanto 0.7W/l devia ser uma boa aproximação para teres a mesma quantidade de luz! 3- Necessitam de balastro e não só...as T5 necessitam obrigatoriamente de balastro electronico e não o vulgar- Este é mais caro...mas com o que ganhas em eficiencia e com o maior tempo de vida das lampadas...rapidamente pagas a diferença! finalmente: 1- Como o espectro demora mais tempo a degradar-se, para o mesmo tipo de espectro e mesma potência emitida a T5 seria melhor a longo prazo. Como com a mesma potência electrica gasta tens maior potência luminosa a T5 seria melhor. Como pesa menos na carteira a longo prazo (maior duração, maior eficiencia) podes gastar mais em outros cuidados para as plantas ou então não te fartares tão depressa dos gastos delas... portanto T5 seria a melhor opção para ti principalmente e depois para as plantas! Teem um custo inicial superior mas rapidamente está pago! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Queiroga Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 Obrigado, Just Recordava-me de um tópico anterior, mas não o encontrei. Depois de ler a tua resposta, fui à loja de material eléctrico e tinham T5´s de 145 cm, que é o que me interessa para um aqua de 150 cm. As T5´s eram de 49W, mas tinham no catálogo (Phillips) de 80W para o mesmo comprimento. O aqua tem 150X50(L)X60(A) - 450 litros brutos. Estava a pensar comprar uma calha com 2 fluorescentes normais de 58W e acrescentar-lhe 4 T5´s de 80W. Ficava com 436 W. O que acham ? Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Recommended Posts