Recommended Posts

Publicado

Olá

1- Quais as melhores para plantas ?

2- Que relação W/l deve ter-se como base ?

3- Necessitam balastro/arrancador ?

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Hello

2-Tendo em conta que as lampadas teem os mesmos espectros...deves é contar os lumens...se fores optar por espectros diferentes...as T5 teem uma emissão aproximadamente 30% superior ás T8 para a mesma potência electrica e portanto 0.7W/l devia ser uma boa aproximação para teres a mesma quantidade de luz!

3- Necessitam de balastro e não só...as T5 necessitam obrigatoriamente de balastro electronico e não o vulgar- Este é mais caro...mas com o que ganhas em eficiencia e com o maior tempo de vida das lampadas...rapidamente pagas a diferença!

finalmente:

1- Como o espectro demora mais tempo a degradar-se, para o mesmo tipo de espectro e mesma potência emitida a T5 seria melhor a longo prazo.

Como com a mesma potência electrica gasta tens maior potência luminosa a T5 seria melhor.

Como pesa menos na carteira a longo prazo (maior duração, maior eficiencia) podes gastar mais em outros cuidados para as plantas :lol: ou então não te fartares tão depressa dos gastos delas...

portanto T5 seria a melhor opção para ti principalmente e depois para as plantas!

Teem um custo inicial superior mas rapidamente está pago!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado, Just

Recordava-me de um tópico anterior, mas não o encontrei.

Depois de ler a tua resposta, fui à loja de material eléctrico e tinham T5´s de 145 cm, que é o que me interessa para um aqua de 150 cm.

As T5´s eram de 49W, mas tinham no catálogo (Phillips) de 80W para o mesmo comprimento.

O aqua tem 150X50(L)X60(A) - 450 litros brutos.

Estava a pensar comprar uma calha com 2 fluorescentes normais de 58W e acrescentar-lhe 4 T5´s de 80W.

Ficava com 436 W.

O que acham ?

:oops::oops::oops::lol::lol::cry:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!