GcRavo Publicado Setembro 26, 2004 Publicado Setembro 26, 2004 Boas, Estava indeciso em postar o forum neste Topic (Equipamentos e Manutenção) se no topic Plantas. Se estiver errado peço aos Moderadores que mudem. Começando. Decidi montar um Nano Plantado de 27 litros, já fiz o esquema e o ja fiz o desenho do substracto. Eis o esquema: Eis o desenho do Substracto: Vou deixar aqui a lista do equipamento e iluminação que vou pôr no aquário: Filtro - EHEIM Liberty 100 Iliminação - 4 T8 Fluorescentes de 8 watts cada Quanto ao layout, vou fazer um layout em forma de U. Abraços, Espero Opiniões Citar
Ricardo Pinto Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 Parece estar bem, mas espero que estejas bem informado quanto ao humus. É bom, mas é preciso ser usado com segurança. Senão podes ter aí uma crise de algas nada bonita nem facil de resolver. O humus precisa de ser tratado antes de o pores no aquario. Outra coisa que pelo desenho não me é perceptivel é a altura que o areao irá ter. Recomendo 5/7cm de areao à frente e 10cm de areão atras. Quanto ao layout em U, não é dos mais fáceis, principalmente num aqua pequeno, talvez a forma triangular seja mais fácil, mas gostos são gostos, e se realmente queres assim, so te tenho a desejar boa sorte e força nisso. Vai postando fotos depois Abraço, Citar
GcRavo Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 Boas, Tenho aqui umas fotos de layouts das aquais vou tirar algumas ideias. 1º 2º Eu gosto mt mais do 2º layout, mas por sua vez é um dos mais dificeis. Já fiz o layout em U em papel, quando tiver mais tempo posto aqui a foto. Abraços, Citar
GcRavo Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 Outra coisa que pelo desenho não me é perceptivel é a altura que o areao irá ter. Recomendo 5/7cm de areao à frente e 10cm de areão atras.Abraço, Esquecime de te responder a isso, não achas que 10 cm atrás e 5/7 á frente é mt? é que convem n esqueçer que o aquário só tem 30 cm de altura!. A minha ideia era pôr uns 6/7 atrás e 3/4 cm à frente. Que achas? Estava à espera de mais gente a responder :/. Abraços, Espero respostas Citar
PMateus Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 As alturas totais recomendadas de areão (ou melhor, do conjunto das várias camadas fertéis e do areão) são tipicamente dimensões absolutas e não proporcionais ao tamanho do aqua. Podes ir um pouco abaixo (-1 cm talvez) face ao indicado mas estás a limitar, por um lado, a compartimentalização correcta das àreas e, por outro, o garante de uma profundidade correcta para fixação das raízes. Pedro Mateus http://viriato.net/aquarium Citar Pedro Mateus - Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium - Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/ - Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005
sergioveterano Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 Gil, acho que vai ser difícil teres um layout em U ou convexo nesse aqua, tens apenas 30 cm e estas a basear-te num aqua que tem 90 cm. No teu caso um layout concavo seria o ideal, uma ilha no centro. Quanto ao humus e laterite, uso um areão que é à base de flourite derivado da laterite, de resto não sei responder se é bom ou mau. Experimenta. Citar
Just_me Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 O primeiro aquario tem uma litragem muito superior á tua...o 2º não parece muito maior que o teu... Manter um aqua com aspectos desses não é nada fácil especialmente tratando-se de aquarios com essas dimensões...ficas limitado nas plantas que podes usar e obrigado a podas frequentes. Penso tambem que a profundidade correcta depende das plantas e portanto tambem depende da altura relativa do aquario, ja que tendencialmente plantas maiores precisam de raizes mais profundas quer para sustentação quer para a sua alimentação, dai a altura ser maior atras(onde preferencialmente as plantas maiores ficam ) do que á frente..tambem tem outros motivos mas para mim este é o fundamental. Eu optava por plantas de pequeno porte e uma altura total de areão por volta dos 3-5cm, claro que com os substratos férteis que tencionas pôr isto pode ser um problema já que pode haver uma passagem destes para a coluna de água e "boom"... algas por todo o lado. Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
GcRavo Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 O problema dos plantados está sempre em escolher o substrato ideial para ter um bom plantado! :/ Svet com o layout em forma de ilha tnh de ter um tapete mt bom, e para isso acho q é necessário um bom solo. Nunca ouvi falar desse solo que me falaste. Onde é que posso arranjar isso? Abraços, Citar
sergioveterano Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 ... 2º não parece muito maior que o teu... O aqua do Gil é um cubo de 30cm... este da segunda foto tem certamente uns 90x60x60 qu é um dos formatos dos aquário da ADA Manter um aqua com aspectos desses não é nada fácil especialmente tratando-se de aquarios com essas dimensões...ficas limitado nas plantas que podes usar e obrigado a podas frequentes. Penso tambem que a profundidade correcta depende das plantas e portanto tambem depende da altura relativa do aquario, ja que tendencialmente plantas maiores precisam de raizes mais profundas quer para sustentação quer para a sua alimentação, dai a altura ser maior atras(onde preferencialmente as plantas maiores ficam ) do que á frente..tambem tem outros motivos mas para mim este é o fundamental. ...os substratos férteis que tencionas pôr isto pode ser um problema já que pode haver uma passagem destes para a coluna de água e "boom"... algas por todo o lado. Nem mais. Eu não usaria mesmo. O problema dos plantados está sempre em escolher o substrato ideial para ter um bom plantado! :/ No teu caso queres ter areia na frente, podes usar areão normal nas zonas onde vais colocar as plantas, se quiseres mete uma pastilhas apenas nessa zona. o layout em forma de ilha tnh de ter um tapete mt bom Não necessáriamente, aliás essa segunda foto não é mais do que um formato convexo formado por duas ilhas, uma delas mais pequena. Podes fazer o mesmo exemplo mas apenas com uma rodeada com areia. O areão que te falei é o seachem fourite, mas acho que é desnecessário e poupas uns trocos. Se quiseres gastar dinheiro, tudo bem não é uma má compra, se quiseres experimentar humus e laterite porreiro. Se quiseres poupar trabalho e uns trocos valentes usa areão simples a tal areia. Citar
GcRavo Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 Boas Svet. O que sugeriste foi pôr apenas areia e areão e as tais pastilhas? pá n e mau pensado, mx n axas q vão faltar um pouco de alimento (n me lembro agora do nome) para as plantas? Nunca meti areia no aquário é a primeira vez, já ouvi dizer q a areia depois de passar algum tempo fika dura, isso e vrdd? Acho q vou por o solo como o svet disse, areia e areao. Abraços Citar
sergioveterano Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 Queres dizer se fica com poucos nutrientes, acho que não, alás 4/5 pastilhas devem chegar para o arranque das plantas. A areia fica dura? Queres dizer fica compacta, sim é capaz mas se reparares ele usam uma camada muito pequena, 2cm max, isto também para haver pouca actividade de bacteria anerobicas. Citar
GcRavo Publicado: Setembro 27, 2004 Autor Publicado: Setembro 27, 2004 Tou a ver... Entao q e q axas q eu meta? So a areia e o areao com as tais pastilhas? Abraços Citar
Ricardo Pinto Publicado: Setembro 28, 2004 Publicado: Setembro 28, 2004 Oi! Disse aquela medida por causa do humus. Os colegas brasileiros e alguns cá em Portugal têm usado humus tratado. Eu pessoalmente estou agora a experimentar...mas ainda nao te posso dar opinioes sobres esta tecnica. A minha ideia será poupar em tempo e em pastilhas visto que o substracto fica bastante fertil. O humus traz alguns problemas nomeadamente poderá causar um boom de algas. Isto poderá ser evitado se o humus for "tratado" e tiver laterite por baixo com uma boa camada de areao q te disse por cima (5cm à frente, 10 atras) Quando digo "tratado" refiro-me que o humus deve ser humus de minhoca, deverás lava-lo 2 a 3 vezes, ferve-lo 15 minutos, lavar novamente e por ultimo secar no forno, depois é só deixar arrefecer e podes aplicar. Atençao, isto é a minha opiniao pessoal baseado no que li e em relatos pessoais me transmitiram, e tambem porque nao gosto muito de usar pastilhas. Segue o teu instinto, qualquer dos outros conselhos dados aqui foram na minha opiniao tambem muito válidos. Só te dei mais uma alternativa. :D Abraço, Citar
Just_me Publicado: Setembro 28, 2004 Publicado: Setembro 28, 2004 O humus traz alguns problemas nomeadamente poderá causar um boom de algas. Isto poderá ser evitado se o humus for "tratado" e tiver laterite por baixo com uma boa camada de areao q te disse por cima (5cm à frente, 10 atras) Só esta parte dos 5cm á frente e 10cm atrás para mim já seria impensavel...é que para alem desses cm ainda existem os cm do humus e da laterite (provavelmente é só mais 1 ou 2) mas é o suficiente para em alguns aquarios reduzir em quase 1/3 a litragem... e portanto o espaço para peixes e plantas... Para mim a base é "Aquacultura biológica" ou seja...deixem fertilizar quem o faz na natureza!...os peixes! :D O que acham de uma etiqueta: "Planta criada por aquacultura bioológica" :D Eventualmente e como estamos a forçar plantas a crescer onde nós queremos e não onde cresceriam..um pouco de adubo para plantas mais exigentes na forma sólida ou um pouco de adubo liquido para tratar de necessidades especificas. Adubação controlada e não adubação em excesso! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts