Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estava indeciso em postar o forum neste Topic (Equipamentos e Manutenção) se no topic Plantas. Se estiver errado peço aos Moderadores que mudem. :wink:

Começando.

Decidi montar um Nano Plantado de 27 litros, já fiz o esquema e o ja fiz o desenho do substracto.

Eis o esquema:

Pic_2410_1.jpg

Eis o desenho do Substracto:

Pic_2410_2.jpg

Vou deixar aqui a lista do equipamento e iluminação que vou pôr no aquário:

Filtro - EHEIM Liberty 100

Iliminação - 4 T8 Fluorescentes de 8 watts cada

Quanto ao layout, vou fazer um layout em forma de U.

Abraços,

Espero Opiniões

Publicado:

Parece estar bem, mas espero que estejas bem informado quanto ao humus.

É bom, mas é preciso ser usado com segurança. Senão podes ter aí uma crise de algas nada bonita nem facil de resolver. O humus precisa de ser tratado antes de o pores no aquario.

Outra coisa que pelo desenho não me é perceptivel é a altura que o areao irá ter. Recomendo 5/7cm de areao à frente e 10cm de areão atras.

Quanto ao layout em U, não é dos mais fáceis, principalmente num aqua pequeno, talvez a forma triangular seja mais fácil, mas gostos são gostos, e se realmente queres assim, so te tenho a desejar boa sorte e força nisso.

Vai postando fotos depois

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Boas,

Tenho aqui umas fotos de layouts das aquais vou tirar algumas ideias.

Pic_2410_3.jpg

Pic_2410_4.jpg

Eu gosto mt mais do 2º layout, mas por sua vez é um dos mais dificeis.

Já fiz o layout em U em papel, quando tiver mais tempo posto aqui a foto.

Abraços,

Publicado:
Outra coisa que pelo desenho não me é perceptivel é a altura que o areao irá  ter. Recomendo 5/7cm de areao à frente e 10cm de areão atras.

Abraço,

Esquecime de te responder a isso, não achas que 10 cm atrás e 5/7 á frente é mt? é que convem n esqueçer que o aquário só tem 30 cm de altura!.

A minha ideia era pôr uns 6/7 atrás e 3/4 cm à frente. Que achas?

Estava à espera de mais gente a responder :/.

Abraços,

Espero respostas

Publicado:

As alturas totais recomendadas de areão (ou melhor, do conjunto das várias camadas fertéis e do areão) são tipicamente dimensões absolutas e não proporcionais ao tamanho do aqua. Podes ir um pouco abaixo (-1 cm talvez) face ao indicado mas estás a limitar, por um lado, a compartimentalização correcta das àreas e, por outro, o garante de uma profundidade correcta para fixação das raízes.

Pedro Mateus

http://viriato.net/aquarium

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Publicado:

Gil, acho que vai ser difícil teres um layout em U ou convexo nesse aqua, tens apenas 30 cm e estas a basear-te num aqua que tem 90 cm. No teu caso um layout concavo seria o ideal, uma ilha no centro.

Quanto ao humus e laterite, uso um areão que é à base de flourite derivado da laterite, de resto não sei responder se é bom ou mau.

Experimenta.

26675160.img.jpg

Publicado:

O primeiro aquario tem uma litragem muito superior á tua...o 2º não parece muito maior que o teu...

Manter um aqua com aspectos desses não é nada fácil especialmente tratando-se de aquarios com essas dimensões...ficas limitado nas plantas que podes usar e obrigado a podas frequentes.

Penso tambem que a profundidade correcta depende das plantas e portanto tambem depende da altura relativa do aquario, ja que tendencialmente plantas maiores precisam de raizes mais profundas quer para sustentação quer para a sua alimentação, dai a altura ser maior atras(onde preferencialmente as plantas maiores ficam ) do que á frente..tambem tem outros motivos mas para mim este é o fundamental.

Eu optava por plantas de pequeno porte e uma altura total de areão por volta dos 3-5cm, claro que com os substratos férteis que tencionas pôr isto pode ser um problema já que pode haver uma passagem destes para a coluna de água e "boom"... algas por todo o lado.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

O problema dos plantados está sempre em escolher o substrato ideial para ter um bom plantado! :/

Svet com o layout em forma de ilha tnh de ter um tapete mt bom, e para isso acho q é necessário um bom solo. Nunca ouvi falar desse solo que me falaste. Onde é que posso arranjar isso?

Abraços,

Publicado:
... 2º não parece muito maior que o teu...

O aqua do Gil é um cubo de 30cm... este da segunda foto tem certamente uns 90x60x60 qu é um dos formatos dos aquário da ADA

Manter um aqua com aspectos desses não é nada fácil especialmente tratando-se de aquarios com essas dimensões...ficas limitado nas plantas que podes usar e obrigado a podas frequentes.

Penso tambem que a profundidade correcta depende das plantas e portanto tambem depende da altura relativa do aquario, ja que tendencialmente plantas maiores precisam de raizes mais profundas quer para sustentação quer para a sua alimentação, dai a altura ser maior atras(onde preferencialmente as plantas maiores ficam ) do que á frente..tambem tem outros motivos mas para mim este é o fundamental.

...os substratos férteis que tencionas pôr isto pode ser um problema já que pode haver uma passagem destes para a coluna de água e "boom"... algas por todo o lado.

Nem mais. Eu não usaria mesmo.

O problema dos plantados está sempre em escolher o substrato ideial para ter um bom plantado! :/

No teu caso queres ter areia na frente, podes usar areão normal nas zonas onde vais colocar as plantas, se quiseres mete uma pastilhas apenas nessa zona.

o layout em forma de ilha tnh de ter um tapete mt bom

Não necessáriamente, aliás essa segunda foto não é mais do que um formato convexo formado por duas ilhas, uma delas mais pequena. Podes fazer o mesmo exemplo mas apenas com uma rodeada com areia.

O areão que te falei é o seachem fourite, mas acho que é desnecessário e poupas uns trocos. Se quiseres gastar dinheiro, tudo bem não é uma má compra, se quiseres experimentar humus e laterite porreiro. Se quiseres poupar trabalho e uns trocos valentes usa areão simples a tal areia.

26675160.img.jpg

Publicado:

Boas Svet.

O que sugeriste foi pôr apenas areia e areão e as tais pastilhas? pá n e mau pensado, mx n axas q vão faltar um pouco de alimento (n me lembro agora do nome) para as plantas? Nunca meti areia no aquário é a primeira vez, já ouvi dizer q a areia depois de passar algum tempo fika dura, isso e vrdd?

Acho q vou por o solo como o svet disse, areia e areao.

Abraços

Publicado:

Queres dizer se fica com poucos nutrientes, acho que não, alás 4/5 pastilhas devem chegar para o arranque das plantas.

A areia fica dura? Queres dizer fica compacta, sim é capaz mas se reparares ele usam uma camada muito pequena, 2cm max, isto também para haver pouca actividade de bacteria anerobicas.

26675160.img.jpg

Publicado:

Oi!

Disse aquela medida por causa do humus.

Os colegas brasileiros e alguns cá em Portugal têm usado humus tratado. Eu pessoalmente estou agora a experimentar...mas ainda nao te posso dar opinioes sobres esta tecnica. A minha ideia será poupar em tempo e em pastilhas visto que o substracto fica bastante fertil.

O humus traz alguns problemas nomeadamente poderá causar um boom de algas. Isto poderá ser evitado se o humus for "tratado" e tiver laterite por baixo com uma boa camada de areao q te disse por cima (5cm à frente, 10 atras)

Quando digo "tratado" refiro-me que o humus deve ser humus de minhoca, deverás lava-lo 2 a 3 vezes, ferve-lo 15 minutos, lavar novamente e por ultimo secar no forno, depois é só deixar arrefecer e podes aplicar.

Atençao, isto é a minha opiniao pessoal baseado no que li e em relatos pessoais me transmitiram, e tambem porque nao gosto muito de usar pastilhas. Segue o teu instinto, qualquer dos outros conselhos dados aqui foram na minha opiniao tambem muito válidos. Só te dei mais uma alternativa. :D

Abraço,

logo.jpg
Publicado:
O humus traz alguns problemas nomeadamente poderá causar um boom de algas. Isto poderá ser evitado se o humus for "tratado" e tiver laterite por baixo com uma boa camada de areao q te disse por cima (5cm à frente, 10 atras)

Só esta parte dos 5cm á frente e 10cm atrás para mim já seria impensavel...é que para alem desses cm ainda existem os cm do humus e da laterite (provavelmente é só mais 1 ou 2) mas é o suficiente para em alguns aquarios reduzir em quase 1/3 a litragem... e portanto o espaço para peixes e plantas...

Para mim a base é "Aquacultura biológica" ou seja...deixem fertilizar quem o faz na natureza!...os peixes! :D

O que acham de uma etiqueta: "Planta criada por aquacultura bioológica" :D

Eventualmente e como estamos a forçar plantas a crescer onde nós queremos e não onde cresceriam..um pouco de adubo para plantas mais exigentes na forma sólida ou um pouco de adubo liquido para tratar de necessidades especificas. Adubação controlada e não adubação em excesso!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!