Recommended Posts

Publicado

Olá!

Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?

Filipa

Publicado:

Compra 1 ou 2 botias palhaço, conforme o tamanho do teu aquário, que eles resolvem-te o caso dos caracois.

:wink:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Olá

nao compres botias nenhum

procura aqui no forum por temas parecidos com esse

de certeza que encontras a resposta a tua pergunta

o teu problema deve ser algas a mais ou comida a mais para os teus peixes, o que resulta num crescimento da população de caracois

não é nada problematico

desde que nao haja comida disponivel a população de caracois nao aumenta

tenta descubrir porque cresceram tanto

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Quanto tempo tem o teu aquario?

Tipicamente deve ter entre poucos meses a 1 ano...e o que aconteceu foi o seguinte...o lento acumular de matéria morta no areão, conversão da mesma no ciclo do azoto até aos nitratos...aumento dos nitratos por este não ser consumido por plantas e as trocas de água não retiram matéria morta do areão. aumento de nitratos->umento de algas...aumento de algas -> aumento da comida disponivel para carcois->aumento da população dos mesmos...

Se não tens plantas, o aumento destas, a sifonagem do areão, trocas de água resolvem-te ao longo do tempo o problema.

Se em vez disso comprares bótias, resolves o "sintoma" mas não curas a "doença" e isso sim vai-te trazer problemas bem maiores ao fim de algum tempo!

Os nitratos vão continuar a subir, não tens caracóis para ir tratando das algas e vais ter niveis de nitratos elevados que afectam os peixes e um problema de algas complicado para resolver!

Os caracóis desde que com população equilibrada são sinal de um aquario equilibrado e eu diria quase essenciais ao bom funcionamento de um!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

pronto pronto n batam mais no ceguinho....ja não ta aqui quem falou...

LOL

:wink:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

E uque comprei um bastão novo...e um tipo meio cegueta aqui tão perto para treinar...e depois foge! :lol: mal empregado dinheiro...pode ser que ele volte :P

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Olá!

Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?

Filipa

Bem o que te pode acontecer é que compraste plantas novas (1-2meses) e os ovos dos caracois vieram nelas e quando eles eclodiram criaram caracois e esses tambem se reproduzem.

Sendo de Coimbra sempre podes perguntar as lojas de aquarios os que ele fazem nessas situações.

Publicado:

Olha

se não quizeres os caracóis podes me dar todos :P:lol:

Publicado:

Olá filipa tudo bem?

Olha, tenta fazer uma coisinha que me ensinaram:

Pega numa garrafa de 1/4 de litro limpa, sem etiquetas e sem cola. De seguida coloca dentro da garrafa uma folha de alface cozida. Após isso colocas a garrafa no aquário e aguardas que os caracóis sejam atraídos para dentro da garrafa para saborearem a alface.

Quando a garrafa estiver cheia podes esvazia-la num balde (se quiseres que os caracóis sirvam de alimento para outros peixes) ou deitá-los ao lixo.

Podes repetir o processo as vezes que quiseres.

Se, este processo não resultar tenta em vez de alface por um pouco de carne, o problema que se põe é que a carne decompõe-se rapidamente e não pode permanecer debaixo de água mais de meia hora e com o inconveniente de capturares também peixes.

Espero que resulte e te resolva os problemas.

Abraços

Publicado:

Olá

se fizeres isso não deites os caracóis fora... manda para mim...

em coimbra vou buscar a qualquer lugar.

Publicado:

e pah pegas numa folha de alface passas por agua a ferver.

poes la a folha à noite e no outro dia de manha tao la todos os caracois tras a folha e la se vao os caracois

se por casao n foram todos repetes

muito facil mt barato.

poe em se com palavriados e n respondem conkretamente, e pah sejam directos e n inventem............

Publicado:

Huuuuuuuu caracóis, que desgraça, o que é que eu hei-de fazer.... :idea::wink::lol:

Deixa os bixinhos em paz. Fica descansada que não te comem nem os guppies nem as plantas, e só te benefeciam o aquário ao decompor mais rapidamente os detritos e a dar conta das algas.

Já diz o Sérgio:

" Snails are friends, not foes!" :)

Publicado:
Olá

se fizeres isso não deites os caracóis fora... manda para mim...

em coimbra vou buscar a qualquer lugar.

Bem, ocasionalmente vou a Coimbra, talvez um dia lhe possa oferecer alguns caracóis, por vezes tiro 10 só passando com a rede pela superfície da água. :wink:

Suponho que tenham vindo à 'boleia' da minha Hygrophila difformis e, tal como esta, têm-se multiplicado a olhos vistos num dos meus aquários! :idea:

Não sei identificar com exactidão a espécie a que pertencem (caracóis são, apesar de tudo, uma novidade para mim), mas são similares aos números 1 e 2 (embora num castanho bastante escuro) e à última foto:

snails.jpgphyse1.gif

As 'crias' são constituídas por dezenas e dezenas de pequenos pontos brancos isolados no vidro do aquário.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Na última foto penso tratar-se de um caracol gen. physae, provavelmente tens a especie physa accuta)

Os meus physas vieram com as plantas e até agora só posso dizer - óptimo.

Montagem de um aqua de 80 cm (74L) há 30 e tal dias e foram a minha "salvação" com as diatomaceas. Não tocam nas plantas - a não ser nas pontas estragadas das valisner.

O controlo da população é manual (atigiram o máx de 8 indiv. 4 adultos e 4 juvenis).

Estrnho não existirem mais, mas provavelmente os camarões que introduzi (c.amano) reduziram o num. de algas e como tal a população não cresce.

link com + info. http://perso.infonie.be/pomacea/indice01_pt.htm

Dare Devil

Publicado:

Olá

aceito com muito gosto todo o tipo de caracois :idea:

o caracol que estas a dizer é provalvelmente o Planorbella duryi

posthornschnecke.jpg

adoro-os :wink:

ou então Planorbarius corneus

planorbarius_corneus.jpg

como a todos os invertebrados :lol: incluindo as hydras, e sanguessugas :)

Publicado:

Olá!

Muito obrigada a todos pelos conselhos!! O meu aquário já está bem melhor!! Quanto a quem me disse para deixar lá os caracóis.. No inicio, nao havia mal.. O problema é que de repente o aquário estava completamente cheio deles.. Agora ainda os tem, mas nao naquela quantidade imensa!

Mais uma vez obrigada a todos.

Filipa

• 4 anos depois...
Publicado:
Olá!Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?Filipa
Publicado:

ola nos ultimos dias aparecerao dezenas de caracois no meu aquario. estou querendo uzar fluvermal!!! alguem sabe me dizer a dose certa?? meu aquario tem 120 litros real de agua

alguem me ajuda??

• 7 meses depois...
Publicado:

No meu aquário também apareceram dezenas de carcóis muito pequenos e ainda uma espécie de búzios que estão sempre escondidos no areão, um bocadinho de maior dimensão.

Publicado: (editado)

Podiam sempre pesquisar um pouco, vão ver que não doí... Especialmente quando o tópico que poderia resolver os vossos problemas está a 3 cm deste mesmo...

EDIT: Já agora deixo o link... :bs_quesexclaim:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138645

Fiquem bem

Editado por hugo feio