Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho uma dúvida quanto ao fundo do meu aquário uma vez que estou a pensar em fazer nele uma alteração, e como não tenho ainda muitos conhecimentos sobre aquariofilia, preciso de ajuda. Gostava de substituir o areão por areia, será boa ideia?

Tipo de peixes existentes no meu aquário:

Ramizeres;

Altispinosas;

Neons;

Octocinclus;

Guppys;

Tetra limão.

As plantas não são muitas ainda.

Publicado:

Olá,

Tenho um aquário em que o fundo é composto por areão, e gostaria de mudar e colocar areia, ;) mas tenho receio que isso possa interferir com os peixes que tenho, e que as plantas embora poucas ainda, não se deiam com a areia. Agradeço sugestões.

O meu aquário é de 120 Lts.

Os peixes que tenho são:

2 Ramirezis;

2 Altispinosas;

5 Neons;

6 Guppys;

4 Tetra limão;

2 Otocinclus.

As plantas que tenho são:

2 Parvulas;

2 Cabombas;

2 valisnerias

e mais 2 plantas que não me lembro do nome.

Publicado:

Olá,

Quanto à flora, eu tenho plantas em areia e em akadama, no mesmo aquário, não estão lá há muito tempo, mas não noto grandes diferenças.

Quanto à fauna, como só tenho corydoras e sei que elas adoram areia estão "como peixe na água", nunca ouvi dizer que areia fosse pior que areão, mas tens de esperar por mais opiniões.

Deixo-te uma foto de um desses aquários para perceberes melhor:

IMG_5430copy.gif

As do lado esquerdo beneficiam dos nutrientes que ficam na akadama, ao passo que as da direita apenas sobrevivem do que passa por ali, estão junto a uma das saídas de água, mas aguentam-se.

Luisa Fonseca

Publicado:

boas, que tipo de areia? eu tenho o meu com areia da praia(Ericeira) montado á um ano e nunca tive problemas.

Publicado:
boas, que tipo de areia? eu tenho o meu com areia da praia(Ericeira) montado á um ano e nunca tive problemas.

Eu tenho areia da Praia de Mira e sem poblemas....

Mas covém colocar um areão mais grosso por baixo para oxigenar as raízes.

ALCAIDE

Publicado:
Olá,

Quanto à flora, eu tenho plantas em areia e em akadama, no mesmo aquário, não estão lá há muito tempo, mas não noto grandes diferenças.

Quanto à fauna, como só tenho corydoras e sei que elas adoram areia estão "como peixe na água", nunca ouvi dizer que areia fosse pior que areão, mas tens de esperar por mais opiniões.

Deixo-te uma foto de um desses aquários para perceberes melhor:

IMG_5430copy.gif

As do lado esquerdo beneficiam dos nutrientes que ficam na akadama, ao passo que as da direita apenas sobrevivem do que passa por ali, estão junto a uma das saídas de água, mas aguentam-se.

Luisa Fonseca

Olá Luisa,

Obg pela tua resposta, estava com receio de colocar a areia no aquário apesar de gostar de ver o efeito que faz, pq nunca vi "ao vivo" nenhum aquário com o fundo em areia, só em livro, e estava receosa, principalmente pelas plantas, a nível de limpeza e como já tens experiência com a areia, dá-me alguns conselhos p.f.

Cmps

Publicado:

Boas,

Não sei, ainda estou a tentar saber, qual a mais indicada.

Cmps

Publicado:
Eu tenho areia da Praia de Mira e sem poblemas....

Mas covém colocar um areão mais grosso por baixo para oxigenar as raízes.

Boas, sim é uma boa ideia, e assim aproveito algum do areão que iria ficar de parte.

Cmps

Publicado:

Boa tarde,

Chamamos a atenção que para dúvidas deve ser colocado um único tópico e não vários iguais como foi o caso. Se por ventura o tópico foi colocado no local errado, o procedimento a fazer é utilizar o botão alertar para avisar a equipa de moderação para que esta mova o tópico de local.

Obrigado.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Boa tarde,

Chamamos a atenção que para dúvidas deve ser colocado um único tópico e não vários iguais como foi o caso. Se por ventura o tópico foi colocado no local errado, o procedimento a fazer é utilizar o botão alertar para avisar a equipa de moderação para que esta mova o tópico de local.

Obrigado.

Boa tarde,

Peço desculpa, por ter posto esta questão em 2 tópicos diferentes, uma vez que não sou muito experiente em foruns. Julgo que tenha sido esta a mensagem que me enviou.

Cumps.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!