Mama morta... Red Cherry ovada!


Luisa Fonseca

Recommended Posts

Há dois dias reparei numa das minhas fêmeas "Algarvias" paradinha junto ao filtro, ontem vi que ainda lá estava e constatei que estava morta, retirei-a e quando observei mais de perto tive um choque... eis o que vi:

 

IMG_5452.jpg

 

Porquê? alguém consegue saber vendo o aspecto dela? o aquário parecia-me excelente, mas depois de a tirar dei com um dos camarões mais novos também morto... não sei o que poderá estar correndo mal... o aquário foi ciclado, tenho feito TPA's aos sábados, têm a flora indicada, o substrato foi o que coloquei mais recentemente, mas foi fervido e lavado em várias águas... só tem camarões e caracóis que por acaso acabaram de encher o aquário de ovos, será da comida? será que estou a dar a mais? é o granulado da JBL Novo Prawn, na embalagem diz para colocar 2 grãos por cada camarão, eu tenho posto só um e os caracóis ajudam à festa... não sei se os camarões comem até rebentar...

Ajudem lá com umas dicas, não quero passar de novo pelo mesmo e sobretudo... eu adoro estes camarões, pior ainda... são da minha filha e nem lhe disse o que aconteceu, não tive coragem!

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luisa isso é normal! Quando estão cheias os camarões femeas tambem ficam mais frageis! Essa pelos vistos, já era bem velhinha! Foi azar! E o pequeno, não será a casca? ! Não te stresses! Se houver mais baixas, ai sim!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas enquanto mulher tenho o direito de stressar quando quero e se me apetecer chorar também, se morrer outro é isso mesmo que faço!

Agora a sério, eles têm mudado de casca com imensa frequência, ultimamente tiro uma data delas, primeiro foi a fêmea nova que estava ovada a abandonar os ovos no musgo, agora isto, até parece que não gostam do aquário, tive tanto cuidado com tudo, é injusto e mais nada... e claro que não vou dizer à pequena, mas ela acaba por dar por falta desta fêmea, eram 3 grandes e vermelhonas... afinal são as estrelas que aparecem mais nas fotos, mas se acham normal... terei de ter paciência, ou não, a verdade é que não me conformo de jeito nenhum!

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas enquanto mulher tenho o direito de stressar quando quero e se me apetecer chorar também, se morrer outro é isso mesmo que faço!

Agora a sério, eles têm mudado de casca com imensa frequência, ultimamente tiro uma data delas, primeiro foi a fêmea nova que estava ovada a abandonar os ovos no musgo, agora isto, até parece que não gostam do aquário, tive tanto cuidado com tudo, é injusto e mais nada... e claro que não vou dizer à pequena, mas ela acaba por dar por falta desta fêmea, eram 3 grandes e vermelhonas... afinal são as estrelas que aparecem mais nas fotos, mas se acham normal... terei de ter paciência, ou não, a verdade é que não me conformo de jeito nenhum!

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Infelizmente já passei pela mesma situação, parece que não é muito invulgar morrerem femeas ovadas, principalmente se já tiverem uma certa idade.

Mas tenho que admitir que quando me deparei com uma das minhas femeas ovadas morta, fiquei muto preocupado e comecei logo a pensar o que poderia estar mal no aqua...

Mas desde aí nunca tive mais nenhuma morte, e em 6 meses passei de uma colónia de 12 red cherry, para uma colónia de cerca de 200, se não forem mais...

Mas mesmo assim, os meus sinceros pesames...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Lamento o sucedido.

 

Podias ter tentado aproveitar os ovos e tentar efectuar o nascimento sem mãe (já que morreu tinhas aí uma bela oportunidade).

 

As causas podem ser várias mas torna-se impossível indicar qual será sem se ter a perfeita noção da situação.

 

O facto de mudarem de exosqueleto com frequência é bom sinal, sinal que estão a crescer e se não tinham morrido estavam a crescer bem.

 

 

TPA's ao sábado (para mim é dos piores dias devem abusar nos produtos no fim de semana sei lá), usas algum acondicionar na água?

 

 

O que reparei no teu texto e corrige-me se tiver enganado é que tens poucos camarões (3 adultos ?) e tens musgos??! Se tens musgos em quantidade e tens poucos camarões parece-me que estás alimentar demasiado.

 

 

Se precisar de alguns exemplares para aumentar a colónia é só dizer.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente já passei pela mesma situação, parece que não é muito invulgar morrerem femeas ovadas, principalmente se já tiverem uma certa idade.

Mas tenho que admitir que quando me deparei com uma das minhas femeas ovadas morta, fiquei muto preocupado e comecei logo a pensar o que poderia estar mal no aqua...

Mas desde aí nunca tive mais nenhuma morte, e em 6 meses passei de uma colónia de 12 red cherry, para uma colónia de cerca de 200, se não forem mais...

Mas mesmo assim, os meus sinceros pesames...

 

Em 6 meses o quê???? eu tenho mais de 12 red's e já era a segunda fêmea ovada! Não me assustes, mas na realidade não me posso queixar, já me tinham avisado!

 

Bom dia,

 

Lamento o sucedido.

Podias ter tentado aproveitar os ovos e tentar efectuar o nascimento sem mãe (já que morreu tinhas aí uma bela oportunidade).

As causas podem ser várias mas torna-se impossível indicar qual será sem se ter a perfeita noção da situação.

O facto de mudarem de exosqueleto com frequência é bom sinal, sinal que estão a crescer e se não tinham morrido estavam a crescer bem.

TPA's ao sábado (para mim é dos piores dias devem abusar nos produtos no fim de semana sei lá), usas algum acondicionar na água?

O que reparei no teu texto e corrige-me se tiver enganado é que tens poucos camarões (3 adultos ?) e tens musgos??! Se tens musgos em quantidade e tens poucos camarões parece-me que estás alimentar demasiado.

Se precisar de alguns exemplares para aumentar a colónia é só dizer.

 

Nunca pensei que dava para salvar os ovos, a outra fêmea abandonou os dela no musgo e em pouco tempo desapareceram, os red's e os caracóis fizeram o seu trabalho.

Uso anti-cloro nas TPA's.

Tenho bué red's, as 3 fêmeas adultas já tenho há algum tempo, os outros são mais novinhos, pelos vistos e se está tudo bem até te posso oferecer uns quantos daqui a 6 meses.

 

ola e muio chato ai isso é.... e eu que os encontrei cozidos<''''' foi mesmo mau mas o que importa é continuar

 

Eu acompanhei a tua história e lamento, mas o que estavas a tentar? que ficassem mais vermelhinhos para ganhares algum concurso?

Estou a brincar, não te zangues, eu controlo muito mais vezes a temperatura a partir daí, por isso também obrigada!

 

Obrigada a todos, foram muito simpáticos, agora já fico mais descansada, vou dar menos comida e ter atenção para ver se há mais alguma baixa por estes dias.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca pensei que dava para salvar os ovos, a outra fêmea abandonou os dela no musgo e em pouco tempo desapareceram, os red's e os caracóis fizeram o seu trabalho.

Uso anti-cloro nas TPA's.

Tenho bué red's, as 3 fêmeas adultas já tenho há algum tempo, os outros são mais novinhos, pelos vistos e se está tudo bem até te posso oferecer uns quantos daqui a 6 meses.

 

Luisa Fonseca

 

Salvar os ovos quando a fêmea morre com eles, quando os larga penso que não dê, até pq em principio não estão fecundados.

 

Anti-cloro só? não retira tudo mas já é melhor que nada, tb penso que não seja pelas TPA's, terias mais rcs "amalucados".

 

Eu dispenso a oferta hehehe no meu aquário de red's não entra nem mais um :new-bday:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pouco encontrei outro morto, amanhã vou a uma loja para me fazerem os testes todos, só tenho em casa o do PH e da Amónia...

Acho mesmo estranho!

Parece tudo perfeito e de repente já morreu outro... se não descobrir talvez desmonte tudo, fervo tudo outra vez e monto com a água e esponjas do aquário principal!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luisa!

 

É triste mas acontece, eu já vou estando habituada porque tenho guppies, mas custa-me muito quando morre um cory.

 

Verifica se o anti-cloro que estás a usar também neutraliza os metais pesados, os camarões são mais sensíveis.

Se quizeres partilhar o meu seachem prime diz. Nos fóruns de camarões é o mais recomendado.

 

Cumps,

João

 

(12 corylindas foram viver com discus ontem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luisa!

 

É triste mas acontece, eu já vou estando habituada porque tenho guppies, mas custa-me muito quando morre um cory.

 

Verifica se o anti-cloro que estás a usar também neutraliza os metais pesados, os camarões são mais sensíveis.

Se quizeres partilhar o meu seachem prime diz. Nos fóruns de camarões é o mais recomendado.

 

Cumps,

João

 

(12 corylindas foram viver com discus ontem)

 

Olá João, para este aquário vou passar a fazer TPA's com água em repouso, um garrafão chega porque são só 17 litros, mudo 5 por semana, quando for aí arranjas-me esse seachem prime, ok?

 

 

Não tens carvão activo aí em casa? mete um pouco para ver se paras as mortes.

 

Vou colocar o carvão, por acaso tenho ali a jeito.

 

Obrigada a todos pelo apoio

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lia algures que red cherrys e fertilizantes nao se dão lá muito bem. Tens adicionado algum fertelizante à agua?

 

 

Não adiciono fertilizantes, fiz TPA, aspirei o areão, reduzi a quantidade de comida, adicionei o carvão e até agora não vi mais nenhum morto...

 

Pode ser que agora fique equilibrado, tenho de ir vendo.

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lia algures que red cherrys e fertilizantes nao se dão lá muito bem. Tens adicionado algum fertelizante à agua?

 

 

Depende.... da quantidade de fertilizante colocado e consumido pelas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais