Recommended Posts

Publicado

Há dois dias reparei numa das minhas fêmeas "Algarvias" paradinha junto ao filtro, ontem vi que ainda lá estava e constatei que estava morta, retirei-a e quando observei mais de perto tive um choque... eis o que vi:

IMG_5452.jpg

Porquê? alguém consegue saber vendo o aspecto dela? o aquário parecia-me excelente, mas depois de a tirar dei com um dos camarões mais novos também morto... não sei o que poderá estar correndo mal... o aquário foi ciclado, tenho feito TPA's aos sábados, têm a flora indicada, o substrato foi o que coloquei mais recentemente, mas foi fervido e lavado em várias águas... só tem camarões e caracóis que por acaso acabaram de encher o aquário de ovos, será da comida? será que estou a dar a mais? é o granulado da JBL Novo Prawn, na embalagem diz para colocar 2 grãos por cada camarão, eu tenho posto só um e os caracóis ajudam à festa... não sei se os camarões comem até rebentar...

Ajudem lá com umas dicas, não quero passar de novo pelo mesmo e sobretudo... eu adoro estes camarões, pior ainda... são da minha filha e nem lhe disse o que aconteceu, não tive coragem!

Obrigada

Luisa Fonseca

Publicado:

Luisa isso é normal! Quando estão cheias os camarões femeas tambem ficam mais frageis! Essa pelos vistos, já era bem velhinha! Foi azar! E o pequeno, não será a casca? ! Não te stresses! Se houver mais baixas, ai sim!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Pois, mas enquanto mulher tenho o direito de stressar quando quero e se me apetecer chorar também, se morrer outro é isso mesmo que faço!

Agora a sério, eles têm mudado de casca com imensa frequência, ultimamente tiro uma data delas, primeiro foi a fêmea nova que estava ovada a abandonar os ovos no musgo, agora isto, até parece que não gostam do aquário, tive tanto cuidado com tudo, é injusto e mais nada... e claro que não vou dizer à pequena, mas ela acaba por dar por falta desta fêmea, eram 3 grandes e vermelhonas... afinal são as estrelas que aparecem mais nas fotos, mas se acham normal... terei de ter paciência, ou não, a verdade é que não me conformo de jeito nenhum!

Obrigada

Luisa Fonseca

Publicado:
Pois, mas enquanto mulher tenho o direito de stressar quando quero e se me apetecer chorar também, se morrer outro é isso mesmo que faço!

Agora a sério, eles têm mudado de casca com imensa frequência, ultimamente tiro uma data delas, primeiro foi a fêmea nova que estava ovada a abandonar os ovos no musgo, agora isto, até parece que não gostam do aquário, tive tanto cuidado com tudo, é injusto e mais nada... e claro que não vou dizer à pequena, mas ela acaba por dar por falta desta fêmea, eram 3 grandes e vermelhonas... afinal são as estrelas que aparecem mais nas fotos, mas se acham normal... terei de ter paciência, ou não, a verdade é que não me conformo de jeito nenhum!

Obrigada

Luisa Fonseca

Infelizmente já passei pela mesma situação, parece que não é muito invulgar morrerem femeas ovadas, principalmente se já tiverem uma certa idade.

Mas tenho que admitir que quando me deparei com uma das minhas femeas ovadas morta, fiquei muto preocupado e comecei logo a pensar o que poderia estar mal no aqua...

Mas desde aí nunca tive mais nenhuma morte, e em 6 meses passei de uma colónia de 12 red cherry, para uma colónia de cerca de 200, se não forem mais...

Mas mesmo assim, os meus sinceros pesames...

Publicado: (editado)

Bom dia,

Lamento o sucedido.

Podias ter tentado aproveitar os ovos e tentar efectuar o nascimento sem mãe (já que morreu tinhas aí uma bela oportunidade).

As causas podem ser várias mas torna-se impossível indicar qual será sem se ter a perfeita noção da situação.

O facto de mudarem de exosqueleto com frequência é bom sinal, sinal que estão a crescer e se não tinham morrido estavam a crescer bem.

TPA's ao sábado (para mim é dos piores dias devem abusar nos produtos no fim de semana sei lá), usas algum acondicionar na água?

O que reparei no teu texto e corrige-me se tiver enganado é que tens poucos camarões (3 adultos ?) e tens musgos??! Se tens musgos em quantidade e tens poucos camarões parece-me que estás alimentar demasiado.

Se precisar de alguns exemplares para aumentar a colónia é só dizer.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

ola e muio chato ai isso é.... e eu que os encontrei cozidos<''''' foi mesmo mau mas o que importa é continuar

Publicado:
Infelizmente já passei pela mesma situação, parece que não é muito invulgar morrerem femeas ovadas, principalmente se já tiverem uma certa idade.

Mas tenho que admitir que quando me deparei com uma das minhas femeas ovadas morta, fiquei muto preocupado e comecei logo a pensar o que poderia estar mal no aqua...

Mas desde aí nunca tive mais nenhuma morte, e em 6 meses passei de uma colónia de 12 red cherry, para uma colónia de cerca de 200, se não forem mais...

Mas mesmo assim, os meus sinceros pesames...

Em 6 meses o quê???? eu tenho mais de 12 red's e já era a segunda fêmea ovada! Não me assustes, mas na realidade não me posso queixar, já me tinham avisado!

Bom dia,

Lamento o sucedido.

Podias ter tentado aproveitar os ovos e tentar efectuar o nascimento sem mãe (já que morreu tinhas aí uma bela oportunidade).

As causas podem ser várias mas torna-se impossível indicar qual será sem se ter a perfeita noção da situação.

O facto de mudarem de exosqueleto com frequência é bom sinal, sinal que estão a crescer e se não tinham morrido estavam a crescer bem.

TPA's ao sábado (para mim é dos piores dias devem abusar nos produtos no fim de semana sei lá), usas algum acondicionar na água?

O que reparei no teu texto e corrige-me se tiver enganado é que tens poucos camarões (3 adultos ?) e tens musgos??! Se tens musgos em quantidade e tens poucos camarões parece-me que estás alimentar demasiado.

Se precisar de alguns exemplares para aumentar a colónia é só dizer.

Nunca pensei que dava para salvar os ovos, a outra fêmea abandonou os dela no musgo e em pouco tempo desapareceram, os red's e os caracóis fizeram o seu trabalho.

Uso anti-cloro nas TPA's.

Tenho bué red's, as 3 fêmeas adultas já tenho há algum tempo, os outros são mais novinhos, pelos vistos e se está tudo bem até te posso oferecer uns quantos daqui a 6 meses.

ola e muio chato ai isso é.... e eu que os encontrei cozidos<''''' foi mesmo mau mas o que importa é continuar

Eu acompanhei a tua história e lamento, mas o que estavas a tentar? que ficassem mais vermelhinhos para ganhares algum concurso?

Estou a brincar, não te zangues, eu controlo muito mais vezes a temperatura a partir daí, por isso também obrigada!

Obrigada a todos, foram muito simpáticos, agora já fico mais descansada, vou dar menos comida e ter atenção para ver se há mais alguma baixa por estes dias.

Luisa Fonseca

Publicado:
Nunca pensei que dava para salvar os ovos, a outra fêmea abandonou os dela no musgo e em pouco tempo desapareceram, os red's e os caracóis fizeram o seu trabalho.

Uso anti-cloro nas TPA's.

Tenho bué red's, as 3 fêmeas adultas já tenho há algum tempo, os outros são mais novinhos, pelos vistos e se está tudo bem até te posso oferecer uns quantos daqui a 6 meses.

Luisa Fonseca

Salvar os ovos quando a fêmea morre com eles, quando os larga penso que não dê, até pq em principio não estão fecundados.

Anti-cloro só? não retira tudo mas já é melhor que nada, tb penso que não seja pelas TPA's, terias mais rcs "amalucados".

Eu dispenso a oferta hehehe no meu aquário de red's não entra nem mais um :new-bday:

Publicado:

Há pouco encontrei outro morto, amanhã vou a uma loja para me fazerem os testes todos, só tenho em casa o do PH e da Amónia...

Acho mesmo estranho!

Parece tudo perfeito e de repente já morreu outro... se não descobrir talvez desmonte tudo, fervo tudo outra vez e monto com a água e esponjas do aquário principal!

Luisa Fonseca

Publicado:

Olá Luisa!

É triste mas acontece, eu já vou estando habituada porque tenho guppies, mas custa-me muito quando morre um cory.

Verifica se o anti-cloro que estás a usar também neutraliza os metais pesados, os camarões são mais sensíveis.

Se quizeres partilhar o meu seachem prime diz. Nos fóruns de camarões é o mais recomendado.

Cumps,

João

(12 corylindas foram viver com discus ontem)

Publicado:
Olá Luisa!

É triste mas acontece, eu já vou estando habituada porque tenho guppies, mas custa-me muito quando morre um cory.

Verifica se o anti-cloro que estás a usar também neutraliza os metais pesados, os camarões são mais sensíveis.

Se quizeres partilhar o meu seachem prime diz. Nos fóruns de camarões é o mais recomendado.

Cumps,

João

(12 corylindas foram viver com discus ontem)

Olá João, para este aquário vou passar a fazer TPA's com água em repouso, um garrafão chega porque são só 17 litros, mudo 5 por semana, quando for aí arranjas-me esse seachem prime, ok?

Não tens carvão activo aí em casa? mete um pouco para ver se paras as mortes.

Vou colocar o carvão, por acaso tenho ali a jeito.

Obrigada a todos pelo apoio

Luisa Fonseca

Publicado:

Já lia algures que red cherrys e fertilizantes nao se dão lá muito bem. Tens adicionado algum fertelizante à agua?

Publicado:
Já lia algures que red cherrys e fertilizantes nao se dão lá muito bem. Tens adicionado algum fertelizante à agua?

Não adiciono fertilizantes, fiz TPA, aspirei o areão, reduzi a quantidade de comida, adicionei o carvão e até agora não vi mais nenhum morto...

Pode ser que agora fique equilibrado, tenho de ir vendo.

Obrigada

Luisa Fonseca

Publicado:

Depende.... da quantidade de fertilizante colocado e consumido pelas plantas.