JaCk7 Publicado Abril 16, 2009 Publicado Abril 16, 2009 (editado) Boas, Depois de bem sucedido com o meu aqua de 120l, decidi mudar para um maior: 264l brutos (120x40x55) Tenho tudo montado, mas agora surgiram-me algumas duvidas. No filtro novo coloquei metade das cerâmicas do antigo (antigo eheim ecco 2234, novo eheim pro 2028), juntamente com as esponjas, ceramicas eheim (bolinhas) e la filtrante. No enchimento do novo, usei também 20l de agua de uma TPA que fiz do antigo. Na agua nova juntei acondicionador, para neutralizar o cloro e metais pesados. A minha dúvida foi, depois de colocar o filtro a funcionar no aqua novo e tudo mais...a temp da água estava nos 18º. Será que esta diferença de temperatura me matou a colónia de bactérias? Ao fim de menos de 48h a temp estava estabilizada. Alguém que tenho este conhecimento sff...para saber se posso contar com as bactérias ou nem por isso... Cumps! Editado Abril 16, 2009 por JaCk7 Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Ricardo Monteiro Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 (editado) Não tens problemas. Fiz o mesmo há 3 dias atrás, passando um filtro que estava a ciclar num aqua de 60 litros para um de 200. A temperatura inicial no aqua de 200 litros esteve por volta dos 18ºC tb, subindo lentamente, e não tive nenhum sinal de perda da colónia. Editado Abril 16, 2009 por Ricardo Monteiro Citar
JaCk7 Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Não tens problemas. Fiz o mesmo há 3 dias atrás, passando um filtro que estava a ciclar num aqua de 60 litros para um de 200. A temperatura inicial no aqua de 200 litros esteve por volta dos 18ºC tb, subindo lentamente, e não tive nenhum sinal de perda da colónia. Humm...como sabes que nao tiveste perda? Já tens peixes la dentro? Será que posso começar a introduzir, lentamente a fauna? O meu foi montado na segunda, ou seja tem 3 dias. Cumps Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Ricardo Monteiro Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 (editado) Amigo, se te estou a dizer que não tens problemas, estás à-vontade para confiar. Agora, se quiseres ir comprar os testes para confirmar por ti, estás ++++ à-vontade ainda. Editado Abril 16, 2009 por Ricardo Monteiro Citar
JaCk7 Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Amigo, se te estou a dizer que não tens problemas, estás à-vontade para confiar. Agora, se quiseres para ir comprar os testes para confirmar por ti, estás ++++ à-vontade ainda. Humm ok. Bom existe diferença da minha situação para a tua, eu nao coloquei o mesmo filtro num e noutro aqua. Estava a ponderar a compra de um daqueles produtos de colonia de bacterias, antes de começar a colocar os peixes no novo aqua, mas estas a dar-me confiança para nao o fazer e começar, lentamente a introduzir a fauna. Introduziste toda a fauna de uma vez? ou espaçadamente? Com que intervalo? Cumps Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Ricardo Monteiro Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Detalhadamente, o filtro que usei esteve semana e meia a ciclar no aqua pequeno. Inicialmente usei algumas das massas que já tinha num outro filtro de cascata, esse sim mais que ciclado. Depois dessa semana e meia foi pegar no filtro e pô-lo em funcionamento no aqua maior. Passadas 24 horas sensivelmente, introduzi os primeiros e únicos peixes, sem problemas. Como mudaste as massas de um filtro para o outro, podes sempre esperar mais um ou dois dias para a colónia se recompor, mas se tiveres a certeza que não deixaste o filtro já com as massas muito tempo sem trabalhar, podes ter a certeza que a colónia não sofreu grande abalo, logo estando estável. Vai fazendo alguns testes para teres a certeza de que não ocorreram desiquilíbrios. Citar
JaCk7 Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Detalhadamente, o filtro que usei esteve semana e meia a ciclar no aqua pequeno. Inicialmente usei algumas das massas que já tinha num outro filtro de cascata, esse sim mais que ciclado. Depois dessa semana e meia foi pegar no filtro e pô-lo em funcionamento no aqua maior. Passadas 24 horas sensivelmente, introduzi os primeiros e únicos peixes, sem problemas. Como mudaste as massas de um filtro para o outro, podes sempre esperar mais um ou dois dias para a colónia se recompor, mas se tiveres a certeza que não deixaste o filtro já com as massas muito tempo sem trabalhar, podes ter a certeza que a colónia não sofreu grande abalo, logo estando estável. Vai fazendo alguns testes para teres a certeza de que não ocorreram desiquilíbrios. Ok, thanks! Nesse aspecto estou 100% seguro. O filtro ciclado esteve parado prai 10minutos, foi tirar de 1 por no outro e colocar em funcionamento! :D Assim sendo temos colónia! :D Obrigado pela ajuda! Cumps Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
JaCk7 Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Só para deixar o relato, para esclarecimento de futuras dúvidas: Fiz como descrito aqui no tópico e não tive quaisquer problemas. As baterias aguentaram-se bem, mesmo com a agua frio e já tenho o aqua com a fauna toda sem qualquer pico de amónia. Tenho feito o teste regularmente para controlar e até agora nada. Cumps Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Recommended Posts