Recommended Posts

Publicado

Viva,

Estou a montar a calha para um plantado de 150x55x50 (C x L x A), refletores, coolers, enfim, uma coisa bem feita

Estava a pensar usar lâmpadas T8, mas depois li algures que T5 é melhor, passado um bocado as T8 com balastro electronico, e nisto tou um bocado indeciso.

Estava mais inclinado pas T5 porque assim nao ia ter um caixote por cima do aquario cheio de T8.

E pelo que li as T5 têm uma eficiência maior no que respeita a lumen/watt.

Em aquarios grandes não se segue a regra do 1watt/litro certo?

Sendo assim, por exemplo, se precisasse de digamos... 300 watts em lampadas T8, 240 watts em T5 fariam o serviço ?

3 T5 de 80 watts serão suficientes para plantas do tipo eleocharis, hemianthus, glossostigma, ou será melhor com 4?

Cumprimentos

Filipe

Publicado:

As T5 sao bastante mais eficientes que as T8 e para alem disso ocupam metade do espaço..

Acho que com 4x80W com 8000K,6500K,6500K,4200K (da frente para tras) teras uma boa iluminação.

Cumps

SCaneca

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
As T5 sao bastante mais eficientes que as T8 e para alem disso ocupam metade do espaço..

Acho que com 4x80W com 8000K,6500K,6500K,4200K (da frente para tras) teras uma boa iluminação.

Cumps

SCaneca

boas

vou aproveitar a duvida para perguntar se existem calhas com três lampadas fluorescentes???

e se existem de todos os tamanhos. n percebo nada de iluminaçao..... :bs_quesexclaim:

Cumprimentos

$N$ :music_singguitar:

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]

loading.....

Publicado:

Boas,

Ninja,

Acho que ja vi calhas de 3 lampadas a venda. Quanto ao comprimento, desde que não seja nada fora do normal arranja-se tudo.

Obrigado Sergio, vai ser isso mesmo.

Cumprimentos

Filipe

Publicado:

Viva,

Com 3 lâmpadas há. Eu tenho 3x24w T5. Assim como há balastros duplos, também há individuais.

Em relação às medidas, cada potência tem uma medida de lâmpada, daí que o pessoal geralmente adeque o comprimento da calha/disposição de lâmpadas dentro da calha, ao comprimento do aquário.

Espero ter ajudado. :-D

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!