Praga de caracois


Hugo V

Recommended Posts

O mal dos caracóis no meu aquário é que quase já nem vejo o areão por ter tanto caracol:)

Alimentação, dou duas vezes por dia o que os peixes comem em 20 segundos:)

As plantas é que pagam com a fome, a técnica da garrafa, não resulta px só comeram a alface depois de tirar de dentro da garrafa :unsure:

 

Desculpa mas n resisto!

Quem manda teres arranjado caracóis de linhagem? Já não te basta os guppys?

Esses devem ter sido apurados geneticamente, são mais inteligentes, por isso não entram dentro da garrafa.

Essa técnica só resulta com caracóis PRR (pura raça rafeira).

 

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Nunca li nada sobre isto... Já usei fluvermal e não gostei!

No meu caso não tive de arejar o áqua (colocar O2) e não precisei de adicionar bactérias, o único senão do produto foi afectar-me algumas plantas mais sensiveis.

Contudo, limpou-me a hydra, caracois, desparasitou-me os discos e não afectou as cardinas japonicas!

Só estou a vender o peixe ao preço que o comprei.

O que referi foi baseado no que li aqui.

 

Já usaste o producto alguma vez?
Não uso e não entendo a necessidade de usar medicamentos periodicamente.

 

Os humanos também não têm sintomas visiveis e necessitam de uma desparasitação, qual é o problema em fazê-lo aos peixes de vez em quando?
Não exerço nem tenho formação em veterinária, mas o senso comum diz-me que a auto medicação não é o caminho a seguir para obter uma boa saúde.

Não serás certamente alheio ao facto do problema da colonização com bactérias e vírus multi resistentes, que infestam os hospitais (nos filtros de ar condicionado, por ex:)...

Essas colónias apareceram por exposição directa e prolongada a antibióticos e outros medicamentos, que determinaram a destruição de algumas estirpes de agentes patogénicos, proporcionando assim um ambiente favorável à concorrência das outras estirpes.

 

Além disso o medicamento que aconselhas ("...Já usei fluvermal e não gostei!..." :) ) é indicado para o tratamento de vermes intestinais, onde é que depreendeste que os peixes dele têm lombrigas? :)

Ele queixa-se é de uma suposta praga de caracóis.

 

Estás desculpado! Mas não significa que concorde contigo...

Poucos são os peixes que apresentam sintomas de doença, só mesmo os mais resistentes denotam alguma falta de coloração, apetite, ou seja sintomas visíveis que por vezes podem ser vistos como stress. Quem tem discos costuma desparasitar regularmente os peixes, mesmo que não apresentem sintomas que qualquer doença!!!! Desta forma e uma vez que desparasitas os discos, a restante fauna é também desparasitada, prolongando a sua vida útil. Não sou a favor da desparasitação em aquários de quarentena, mas sim em aquários onde habitam, assim eliminam uma boa parte dos parasitas do aquário evitando que contágio aconteça mais tarde.

Alguma vez vistes cardinais ou rodostumos com 4 anos?

Se a medicação regular fosse um problema, não teria esses peixes nos meus áquas.

Tens Aquas com quatro anos?

 

Gostava que me explicasses como é que as TPAS tratam peixes doentes... nunca vi nem li... mas pode ser um novo tipo de tratamento que desconheço!
As TPA reanimam o sistema imunitário do peixe, à semelhança do que acontece na natureza (com os peixes que não vivem perto de farmácias :D ) e é a minha opinião, que por não terem estado expostos a tanta dose de medicamentos e outras 'profilaxias' artesanais, se costuma ler por aí que os Discus selvagens (carregados de parasitas e doenças) são mais resistentes que os de 'criação'...

Mais importante que isso é no entanto a capacidade, que não vais negar, de retirar do sistema fechado onde temos os nossos peixes os agentes que lhes debilitam a saúde, como por exemplo: Nitratos, fosfatos, silicatos, cloraminas, metais pesados e eu sei lá bem que mais que, esses sim, matam lentamente, alguns dos quais até fomentando nos peixes 'sintomas' de doenças que não têm...

 

 

 

 

O Botia além de se tornar um peixe muito grande a médio longo prazo, não é recomendado para plantados...
Mainada, quando não encontrasse alimento iria revolver o substrato à procura dele desenterrando tudo à sua passagem.

 

Eu não vejo qualquer problema em ter caracóis desde que seja em pequena quantidade. Quando eles se multiplicam, aí as coisas tornam-se mais complicadas!

 

Se a pessoa alimenta os peixes 2x ao dia, ou dá uma grande quantidade de comida ou então a pouca que dá não é ingerida pelos peixes. Neste caso os peixes estarão com falta de apetite ou a comida não é a mais adequada!

Sinceramente não me parece que este caso vá lá apenas com a redução da comida... Os caracóis não se reproduzem... multiplicam-se!!! Passar de 10 para 1000 não é preciso muito....

 

Exactamente, estou perfeitamente de acordo, com a primeira frase, na segunda há um atropelar das condições que levam à sua 'multiplicação'...

Os caracóis, como o resto dos seres vivos, não sao um produto de geração miraculosa.

Ó FAAO, ainda para mais nas comemorações do centenário do nascimento de Darwin...

Sem as condições necessárias à sua proliferação os caracóis reagem muito em semelhança aos outros seres vivos, isto é, morrem.

Imagina o caso das plantas, se faltar um elemento (micro nutriente, macro nutriente, CO2 ,luz, etc.) elas definham e acabam por morrer, no caso dos caracóis é a mesma coisa, se não encontrarem alimento, temperatura, nível de pH (ou outra de que te lembres entretanto), eles pura e simplesmente morrem.

E continuo a afirmar que, criar as condições para que 1000 caracóis nasçam e se desenvolvam é mais fácil, do que manter o Aqua em condições 'mínimas' para garantir um ambiente de qualidade aos peixes.

E não adianta depois ir lá deitar medicamentos e sal e aumentar temperaturas e outras mezinhas...

 

 

 

Abraço

 

P.S. Como, mantendo esse regime estrito de medicação, te apareceu essa tal da hydra, e não deveria ela ter sido comida por algum peixe, estaria o bicho com falta de apetite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ás vezes fico com a sensação que escrevo numa lingua estranha para as pessoas... ou então não percebem o que escrevo!

Vamos por partes...

Só estou a vender o peixe ao preço que o comprei.

O que referi foi baseado no que li aqui.

O que referiste foi em base nas experiências dos outros, eu já não! Escrevi em base do que testei!

Existe uma grande diferença entre afirmar pela boca dos outros do que pela nossa experiência...

 

Não uso e não entendo a necessidade de usar medicamentos periodicamente.

Se tivesses discos perceberias isso rapidamente, mas estamos a falar de caracois... avante!

 

Não exerço nem tenho formação em veterinária, mas o senso comum diz-me que a auto medicação não é o caminho a seguir para obter uma boa saúde.

Eu também não disse isso e concordo que não nos devemos auto medicar, mas se tiveres animais domesticos (não é o caso de peixes!) verificarás que o médico recomenda que seja feita uma desparasitação 1x ano.

 

Além disso o medicamento que aconselhas ("...Já usei fluvermal e não gostei!..." :bs_quesexclaim: ) é indicado para o tratamento de vermes intestinais, onde é que depreendeste que os peixes dele têm lombrigas? bigsmile

Mas onde é que eu escrevi isso?

Poucos são os peixes que apresentam sintomas de doença, só mesmo os mais resistentes denotam alguma falta de coloração, apetite, ou seja sintomas visíveis que por vezes podem ser vistos como stress. Quem tem discos costuma desparasitar regularmente os peixes, mesmo que não apresentem sintomas que qualquer doença!!!! Desta forma e uma vez que desparasitas os discos, a restante fauna é também desparasitada, prolongando a sua vida útil. Não sou a favor da desparasitação em aquários de quarentena, mas sim em aquários onde habitam, assim eliminam uma boa parte dos parasitas do aquário evitando que contágio aconteça mais tarde.
Contudo, limpou-me a hydra, caracois, desparasitou-me os discos e não afectou as cardinas japonicas!

... é o que dá ler na diagonal... ou então pensar pelos outros!

 

Ele queixa-se é de uma suposta praga de caracóis.

E eu dei uma solução para o caso... chama-se Fluvermal!

 

Tens Aquas com quatro anos?

Se estivermos a falar em vidro, até têm mais tempo...

Agora se falarmos em montagens, não tenho! Mas tenho peixes com mais de 4 anos.... e foi exactamente isso que eu escrevi!!!!

Alguma vez vistes cardinais ou rodostumos com 4 anos?

Se a medicação regular fosse um problema, não teria esses peixes nos meus áquas.

 

As TPA reanimam o sistema imunitário do peixe, à semelhança do que acontece na natureza (com os peixes que não vivem perto de farmácias :P ) e é a minha opinião, que por não terem estado expostos a tanta dose de medicamentos e outras 'profilaxias' artesanais, se costuma ler por aí que os Discus selvagens (carregados de parasitas e doenças) são mais resistentes que os de 'criação'...

As Tpas renovam a água eliminando os excessos e repondo os niveis adequados de nutrientes, mas em alguns casos... porque existem zonas do País em que o nivel de nitratos é tão elevado que mais vale não fazer TPAS.

Será que o cloro "desparasita" ou limpa os peixes? Isto é... se usares água da companhia, é claro!

Sinceramente não percebo porque existem produtos no mercado para eliminar uma serie de doenças, não seria mais prático fazer TPAS todos os dias?

 

Mainada, quando não encontrasse alimento iria revolver o substrato à procura dele desenterrando tudo à sua passagem.

Os meus discos são carnivoros ou fazem uma alimentação á base de carne e no entanto se não lhes der de comer, comem-me as plantas... Para evitar esse problema coloco um suplemento á base de vegetais (espinafres) na sua alimentação.

Os caracois não comem as plantas? Obviamente depende do tipo de caracois...

 

Exactamente, estou perfeitamente de acordo, com a primeira frase, na segunda há um atropelar das condições que levam à sua 'multiplicação'...

Os caracóis, como o resto dos seres vivos, não sao um produto de geração miraculosa.

Mas que são muito resistentes e se reproduzem em grande velocidade, disso não duvides!

De uns simples ovos que vêm nas folhas das plantas pode nascer uma simples praga...

 

Será que as empresas e as lojas que fornecem plantas têm-nas misturadas com peixes? Se calhar deveriam de reduzir a sua alimentação diária!

 

Sem as condições necessárias à sua proliferação os caracóis reagem muito em semelhança aos outros seres vivos, isto é, morrem.

Imagina o caso das plantas, se faltar um elemento (micro nutriente, macro nutriente, CO2 ,luz, etc.) elas definham e acabam por morrer, no caso dos caracóis é a mesma coisa, se não encontrarem alimento, temperatura, nível de pH (ou outra de que te lembres entretanto), eles pura e simplesmente morrem.

Por eu tratar tão mal os meus aquários e inclusivé deixar os meus discos passarem fome, tive tamanha praga de caracois no meu áqua (onde chegava a tirar mais de 30 por dia) que decidi usar Fluvermal. Ah... e antes que perguntes com quê que eu desparasitava os meus discos eu posso já adiantar... Flagyl! Mas ao contrário do Fluvermal, o Flagyl não tem efeitos secundários em caracois.

 

E continuo a afirmar que, criar as condições para que 1000 caracóis nasçam e se desenvolvam é mais fácil, do que manter o Aqua em condições 'mínimas' para garantir um ambiente de qualidade aos peixes.

E não adianta depois ir lá deitar medicamentos e sal e aumentar temperaturas e outras mezinhas...

Com isto queres dizer que eu maltrato os meus peixes e não lhes dou as condições necessárias?

 

P.S. Como, mantendo esse regime estrito de medicação, te apareceu essa tal da hydra, e não deveria ela ter sido comida por algum peixe, estaria o bicho com falta de apetite?

Sabes o que é Hydra e como se desenvolve? Imaginas como pode ela ter aparecido?

Eu para controlar a Hydra coloquei vários Trichopsis pumilis, mas mesmo assim ela continuava a espalhar-se pelo áqua.

Como antes desparasitava apenas com Flagyl que também não tem efeitos secundários na Hydra, por este mesmo motivo continuava a espalhar-se pelo áqua... foi então que usei o Fluvermal para limpar tanto a hydra como os caracois e também desparasitar regularmente os meus discos.

Eh pah... já sei o que vais escrever depois... sou um hipocondríaco...

 

Peço desculpas ao autor do tópico por ter sido um pouco irónico, mas a minha intenção foi apenas ajudar...

 

Ps. Espero que não leiam na diagonal ou não interpretem mal as minhas afirmações! Ah e não levem a mal só porque não coloquei os smileys!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ás vezes fico com a sensação que escrevo numa lingua estranha para as pessoas... ou então não percebem o que escrevo!

Vamos por partes...

 

O que referiste foi em base nas experiências dos outros, eu já não! Escrevi em base do que testei!

Existe uma grande diferença entre afirmar pela boca dos outros do que pela nossa experiência...

Recoloco uma frase retirada do teu texto: "... Já usei fluvermal e não gostei!..." e reconheço (mas sou eu que sou estranho) que a aprendizagem se dá com base nesse conceito, retirar das experiências alheias, ensinamentos que nos possam ser úteis.

Reafirmo assim a minha incompreensão em recomendar a utilização de um produto que, ao que parece chegou a: "...afectar-me algumas plantas mais sensíveis...

 

Eu também não disse isso e concordo que não nos devemos auto medicar, mas se tiveres animais domesticos (não é o caso de peixes!) verificarás que o médico recomenda que seja feita uma desparasitação 1x ano.
Estamos, no entanto a falar de caracóis, e não de animais 'terrestres' domésticos, mas não é isso que acho estranho, o estranho é comparar uma desparasitação anual com o adicionar periódico de um medicamento (para esses animais terrestres) a um Aqua sem qualquer prescrição médica, nem dosagem recomendada por alguém acreditado (logo auto medicação) além da retirada de experiências alheias.

 

Mas onde é que eu escrevi isso?

... é o que dá ler na diagonal... ou então pensar pelos outros!

E eu dei uma solução para o caso... chama-se Fluvermal!

O problema dele é uma suposta praga de caracóis!

Recomendar um medicamento utilizado para combater vermes intestinais em mamíferos, baseado em experiências alheias, para matar caracóis num Aqua, se não é estranho é o quê?

Foste o inventor desse método, ou estás a referir que te apoiaste em experiências alheias para o utilizar?

Se calhar não me estou a expressar bem...

A auto medicação, baseada em conceitos próprios ou nos de outrem é errada e quero deixar isso aqui bem claro.

Para controlar uma população de caracóis aquáticos não são necessários medicamentos (para mamíferos ou não), assim como, por exemplo, não passa pela cabeça de ninguém utilizar anti-algas, ou pior, os pH Minus e pH Up e outros quejandos tão profusamente disponíveis nas 'lojas da especialidade'.

 

Se estivermos a falar em vidro, até têm mais tempo...

Agora se falarmos em montagens, não tenho! Mas tenho peixes com mais de 4 anos.... e foi exactamente isso que eu escrevi!!!!

Não o contesto, interrogo-me apenas se os que não têm essa idade terão morrido por excesso de medicamento ou por doença.

 

As Tpas renovam a água eliminando os excessos e repondo os niveis adequados de nutrientes, mas em alguns casos... porque existem zonas do País em que o nivel de nitratos é tão elevado que mais vale não fazer TPAS.
Vou 'dizer' devagar, Aberrante!

 

Será que o cloro "desparasita" ou limpa os peixes? Isto é... se usares água da companhia, é claro!
Não, claro que não.

Mas devolvo a questão: - Quanto tempo permanece esse cloro na água, e ou, qual é a concentração letal para o mais frágil dos espécimes que cada um de nós tem no seu Aqua?

 

Sinceramente não percebo porque existem produtos no mercado para eliminar uma serie de doenças, não seria mais prático fazer TPAS todos os dias?
Mas, voltando ao início, ele, o Hugo V, não tem peixes doentes, tem uma suposta praga de caracóis. Não é correcto receitar, sem habilitações para tal, medicamentos, pois o interlocutor pode, baseado apenas e tão somente em experiências alheias de auto medicação, incorrer em perigo desnecessário.

 

Os meus discos são carnivoros ou fazem uma alimentação á base de carne e no entanto se não lhes der de comer, comem-me as plantas... Para evitar esse problema coloco um suplemento á base de vegetais (espinafres) na sua alimentação.

Os caracois não comem as plantas? Obviamente depende do tipo de caracois...

Ele, o Hugo V, não tem discus, ou não os refere, tem sim uma suposta praga de caracóis, mas mesmo assim não se queixou de que lhe estivessem a comer as suas plantas.

 

Mas que são muito resistentes e se reproduzem em grande velocidade, disso não duvides!
Não o faço.

 

De uns simples ovos que vêm nas folhas das plantas pode nascer uma simples praga...
...se lhes forem dadas as condições necessárias!

Assim a frase ficaria completamente incontestável.

 

Será que as empresas e as lojas que fornecem plantas têm-nas misturadas com peixes?
Não FAAO, tu sabes que eu sei que tu sabes que as plantas dos fornecedores (dos bons pelo menos) são criadas por cultura de tecido (tissue culture), semente ou que quer que seja e depois por hidroponia, em lã de rocha, em estufas ou no que for, logo peixes que se adaptem a estas condições de vida não devem ser muitos (não preciso de me desculpar pela ironia pois essa desculpa já foi pedida).

Mas não é por isso que elas são criadas assim...

Este método é utilizado porque as companhias já chegaram à conclusão que tiram maior proveito do espaço, iluminação e fertilização desta forma, sendo até o método apontado como o provável, para produçao de vegetais, numa futura exploração espacial.

 

Por eu tratar tão mal os meus aquários e inclusivé deixar os meus discos passarem fome, tive tamanha praga de caracois no meu áqua (onde chegava a tirar mais de 30 por dia) que decidi usar Fluvermal. Ah... e antes que perguntes com quê que eu desparasitava os meus discos eu posso já adiantar... Flagyl! Mas ao contrário do Fluvermal, o Flagyl não tem efeitos secundários em caracois.
Não vejo uma causa/efeito em dares fome aos teus discus, vejo sim é um aumento do número dos caracóis por excesso de alimentação e vejo também o que começaste por criticar na minha resposta "O que referiste foi em base nas experiências dos outros, eu já não! Escrevi em base do que testei!" que te baseaste na experiência alheia para testares nos teus Aquas.

Mas repito, ele, o Hugo V, não tem discus, tem é uma suposta praga de caracóis.

Não tem, portanto necessidade de andar a contaminar a água do Aqua com medicamentos (para mamíferos) quando pode facilmente controlar o número de invertebrados de uma forma natural.

 

Com isto queres dizer que eu maltrato os meus peixes e não lhes dou as condições necessárias?
Se te aparece uma praga de caracóis, e respondendo numa só palavra, sim!

 

Sabes o que é Hydra e como se desenvolve? Imaginas como pode ela ter aparecido?
Não, nunca tive disso no meu Aqua, mas mesmo sendo criticado por isso pesquiso e apoio-me nas definições de outros, por exemplo aqui.

 

Eu para controlar a Hydra coloquei vários Trichopsis pumilis, mas mesmo assim ela continuava a espalhar-se pelo áqua.

Como antes desparasitava apenas com Flagyl que também não tem efeitos secundários na Hydra, por este mesmo motivo continuava a espalhar-se pelo áqua...

Errado, ela não proliferava por causa do Flagyl, ela assumia essa forma de praga por excesso de alimentação.

 

foi então que usei o Fluvermal para limpar tanto a hydra como os caracois e também desparasitar regularmente os meus discos.

Eh pah... já sei o que vais escrever depois... sou um hipocondríaco...

Não vou nada. Vou apenas deixar um conselho: Se não alimentares em demasia esse problema desaparece.

 

Peço desculpas ao autor do tópico por ter sido um pouco irónico, mas a minha intenção foi apenas ajudar...
Eu não peço, eu acredito que as desculpas não se pedem, evitam-se.

 

Só mais uma coisa, vou correr o risco de ser outra vez chamado à atenção por ti por me apoiar em experiências alheias, ó FAAO, mas não posso deixar de colocar umas simples palavras (em Inglês mas facilmente compreensíveis) que, por falta de experiência própria, foram retiradas daqui:

"-Maintenance: Keeping a clean aquarium is one of the keys to controlling and/or removing Hydra from an aquarium.

Just like Planaria, Hydra thrive in dirty tanks. Overfeeding can result in a dirty tank.

Only feed your aquarium inhabitants what they will eat in 2 hours.

Any leftover food must be removed.

If you overfeed you greatly decrease your chances on keeping Hydra out of your tank."

Saliento e reconheço que tenho que me apoiar em experiências alheias, pois no meu caso (e repito, não uso medicamentos) nunca tive a aflição de ver estes bichinhos a calcorrearem o meu Aqua.

Mas baseado na minha experiência própria posso afirmar categoricamente que a prevenção ultrapassa incomensuravelmente o tratamento.

 

 

Ps. Espero que não leiam na diagonal ou não interpretem mal as minhas afirmações! Ah e não levem a mal só porque não coloquei os smileys!
Não levo a mal, mais ainda, agradeço-te a oportunidade de poder discutir um assunto aparentemente tão banal, e como dizia um outro aqui há uns tempos: - Não se defende exaltadamente a nossa opinião, sem ferir susceptibilidades.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que falta de imaginação, eu tenho um processo DIY mais rápido... tirem a água do aquário! acabam logo com os caracolitos! claro que com o resto também, mas perante tão perigosos seres vivos vai na volta até compensa...

Depois se ficarem arrependidos eu dou-vos uns quantos, porque faço criação num cubo Vodafone, os do aquário nunca são suficientes!

 

A Marta não os esborracha com medo de estragar as unhas!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Este topico esta a sair do assunto inicial. Um dos efeitos secundarios do Fluvermal no uso dos aquarios é MATAR caracois e seus ovos bem como limpar os nossos diskinhos de parazitas. Estas sao as 2 utilizaçoes que se dao ao medicamento.

 

Se acham que o seu uso vai matar as bacterias do filtro é facil retirem-no :oops:

 

PS: Usa que nao te arrependes, no final o que sobrar chama uns amigos e junta com vodka. yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais