Praga de caracois


Hugo V

Recommended Posts

Ora viva

Á uns tempos para cá tenho estado a melhorar aos poucos o meu aquário e comprei umas plantas novas,qual não foi o meu espanto quando comecei a ver uns caracois pequeninos.

Já coloquei a folha de alface dentro de uma garrafa e nada,não sei se estou a fazer bem,gostava que me ajudassem.

 

Aqui está uma foto de uns caracois

 

p4150182.th.jpg

 

 

Aqui vai uma foto de como coloquei a garrafa

 

 

 

p4150180b.th.jpg

:):P

Editado por Hugo V
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracóis também fazem parte do ecossistema, é considerado praga quando não se vê mais nada a não ser caracóis.

Colocar uma garrafa, sem rótulo de papel, e com folhas de alface passada por água frevente é uma boa táctica para apanhar caracóis, é preciso é que eles existam em quantidade suficiente.

O factor praga de caracóis deve-se ou surge devido a uma possível alimentação demasiada aos peixes, por esse e outros motivos os peixes devem ser alimentados sempre na dose correcta.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois alimentação em demasia não deve ser porque eu só os alimento uma vez por dia

Eu acho é que foi com as novas plantas que eu comprei eles vinham atrás porque eu não tinha nada de caracois e de repente ai estão eles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ter uns "caracolitos" não é nada de grave ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':shocked028:' />

É muito pior estares a colocar dentro do teu aquário uma garrafa com rótulo (tem cola, tinta e quimicos)

Tira o rótulo da garrafa, tem cuidado com a quantidade de comida que dás aos peixes e quando fizeres tpa aproveitas e "pescas" os caracóis à mão. :) É bom para o stress! lolololololol

 

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ter uns "caracolitos" não é nada de grave ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':shocked028:' />

É muito pior estares a colocar dentro do teu aquário uma garrafa com rótulo (tem cola, tinta e quimicos)

Tira o rótulo da garrafa, tem cuidado com a quantidade de comida que dás aos peixes e quando fizeres tpa aproveitas e "pescas" os caracóis à mão. :) É bom para o stress! lolololololol

 

Cumps

 

Marta

 

A garrafa já está cá fora,vou comprar um botia palhaço para resolver-me o problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor que tirar o rótulo é tirar a garrafa, não está lá a fazer nada.

Toda a alimentação que os peixes não comem em menos de 1 min é em demasia, o melhor ainda é dar-lhes comida e quando acabarem dar-lhes mais, sem deixar cair comida no fundo, porque mesmo parecendo que não vai sempre.

 

Marta,

Melhor que tirar os caracóis é esmagá-los e deixá-los lá, os peixinhos também gostam de os comer (se estiverem mortos), chamam-lhe um petisco.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

É uma óptima solução se tiveres condições para o receber... qual é o tamanho do teu aquário e parametros de água?

 

:rolleyes:

 

Cumps

Marta

 

 

Aquario 120x40x48 +/- (C x L x A)

 

Peixes:

 

Espadas

Corydoras

Neons

Escalares

Guppys

Platys

 

Plantas:

 

Sagittaria Platyphylla

Echinodorus chrileni

Anabias barteri Nana

Ludwigia glandulosa

Hygrophila rosae Australis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor que tirar o rótulo é tirar a garrafa, não está lá a fazer nada.

Toda a alimentação que os peixes não comem em menos de 1 min é em demasia, o melhor ainda é dar-lhes comida e quando acabarem dar-lhes mais, sem deixar cair comida no fundo, porque mesmo parecendo que não vai sempre.

 

Marta,

Melhor que tirar os caracóis é esmagá-los e deixá-los lá, os peixinhos também gostam de os comer (se estiverem mortos), chamam-lhe um petisco.

 

Sim já tirei a garrafa,acho que não dou comida em demasia,só comem uma vez por dia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor que tirar o rótulo é tirar a garrafa, não está lá a fazer nada.

Toda a alimentação que os peixes não comem em menos de 1 min é em demasia, o melhor ainda é dar-lhes comida e quando acabarem dar-lhes mais, sem deixar cair comida no fundo, porque mesmo parecendo que não vai sempre.

 

Marta,

Melhor que tirar os caracóis é esmagá-los e deixá-los lá, os peixinhos também gostam de os comer (se estiverem mortos), chamam-lhe um petisco.

 

 

Eu sei... mas não sou capaz de os esmagar :rolleyes:

Não tenho coragem! Eu sei que é uma estupidez...

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um com as suas fraquezas... não sou capaz!

Tiro um a um meto num saquinho com água e levo para o lago da minha mana... enfim!

:cry4:

 

Marta

 

Pronto já vi que és muito sensivel ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':P' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata se sensibilidade talvez a Marta seja capaz de esmagar um elefante e nós não...

Ela apenas arranja outra maneira de dar rumo aos caracóis que também é muito benéfica para os habitantes do lago.

 

Boa Marta, grande esmagadela!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata se sensibilidade talvez a Marta seja capaz de esmagar um elefante e nós não...

Ela apenas arranja outra maneira de dar rumo aos caracóis que também é muito benéfica para os habitantes do lago.

 

Boa Marta, grande esmagadela!

 

Um ou outro tudo bem agora quando são bastantes também não senão lago fica superlotado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ou outro tudo bem agora quando são bastantes também não senão lago fica superlotado

 

No lago haverá concerteza quem os coma.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu adoro ter caracois nos aquas, muitos, e quantas mais especies melhor

 

 

os caracois autocontrolam-se, se eles estao a tornar-se praga é poruqe tens comida a mais no aqua para eles se conceguirem reproduzir

 

se dizes que das pouca comida os peixes comem tudo ,entao o que comiam eles?? dejectos de peixes, naa ou plantas mortas ,

 

ha sempre uma causa para eles aumentarem o numero, nos meus aquas de adultos a populaçao esta controlada, nos aquas de alevins tenho centenas deles

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata se sensibilidade talvez a Marta seja capaz de esmagar um elefante e nós não...

Ela apenas arranja outra maneira de dar rumo aos caracóis que também é muito benéfica para os habitantes do lago.

 

Boa Marta, grande esmagadela!

 

 

lololololol

 

Até consigo ser mortífera, mas só uso as palavras! fight

Apesar de ter uma grande pontaria... devia de me ter federado ;) lolololol

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Marta,

 

Os meus escalares adoram os caracois... esmagados.. claro..

Uso uma pinça grande para os esmagar.. e os escalares já comem à mão e à pinça...

 

Por outro lado podes comprar umas Anentome Helenas (uma espécie de "buzio") que são predadores dos caracois.. Também é conhecidas por Caracol Assasino.

 

Todos... até os grandes.

http://www.allesumdieschneck.de/html/anent...na_english.html

 

Quanto a libertar caracois no lago, discordo, podes estar a introduzir e a multiplicar pragas no lago e nas redondezas do lago.

:shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres exterminar todos os caracois desse áqua usar Fluvermal, é tiro e queda!

Além de desparasitares os teus peixes, limpas também essa praga.

Procura no fórum pelo medicamento (comprado na farmácia e serve para uso humano) e que quantidades usar para essa litragem.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Hugo V, cuidado ao usar o Fluvernal, pois este mata as bactérias nitrificantes.

Além de teres que oxigenar a água aquando do tratamento, para não teres mortes por causas desconhecidas no Aqua, à tua colónia de bactérias pode acontecer o que queres que aconteça aos caracóis.

Mas o que é para mim ainda mais estranho é criar agentes patogénicos multi resistentes, utilizando medicamentos para doenças que não têm sintomas visíveis...

Desculpa lá ó FAAO, mas se não há peixes doentes (e mesmo que estivessem é preferível aumentar as TPA), para quê medicá-los?

Assim como assim, os químicos da cola e do rótulo deviam ser menos perigosos...

 

Ainda estou para perceber o que as pessoas vêm de mal nos caracóis ;) ...

Mas se achas que tens uma praga deles, alguma coisa estás a fazer de errado, pois eles não se reproduzem sem alimentação.

 

Já consideraste os benefícios que os Melanoides tuberculata (por exemplo) podem trazer a um Aqua plantado?

Sabes o que acontece às plantas quando as raízes ficam 'esganadas' com o colmatar de um substrato?

Imaginas a quantidade de trabalho que uma equipa destes animais pode tirar-te de cima ao vasculhar o fundo do Aqua, alimentando-se de restos de comida e matéria orgânica em decomposição?

 

E esta é 'apenas' a espécie que vulgarmente se apelida de praga...

Dá lá uma vista de olhos por aqui para não pensares que estou a falar de cor...

 

Os caracóis que tens não vão chegar para alimentar um Botia, que vais fazer depois dele os ter comido todos?

E quando o tal do Botia mostrar as suas capacidades de Aquapaisagismo, será que o layout ficará do teu agrado?

 

Não há soluções simples, e ainda bem, melhora os teus hábitos de alimentação por exemplo, e vais ver que essa 'praga' se acaba em três tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estou para perceber o que as pessoas vêm de mal nos caracóis ;) ...

Mas se achas que tens uma praga deles, alguma coisa estás a fazer de errado, pois eles não se reproduzem sem alimentação.

 

 

O mal dos caracóis no meu aquário é que quase já nem vejo o areão por ter tanto caracol:)

Alimentação, dou duas vezes por dia o que os peixes comem em 20 segundos:)

As plantas é que pagam com a fome, a técnica da garrafa, não resulta px só comeram a alface depois de tirar de dentro da garrafa :pompomgirl:

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo V, cuidado ao usar o Fluvernal, pois este mata as bactérias nitrificantes.

Nunca li nada sobre isto... Já usei fluvermal e não gostei!

No meu caso não tive de arejar o áqua (colocar O2) e não precisei de adicionar bactérias, o único senão do produto foi afectar-me algumas plantas mais sensiveis.

Contudo, limpou-me a hydra, caracois, desparasitou-me os discos e não afectou as cardinas japonicas!

 

Já usaste o producto alguma vez?

 

Além de teres que oxigenar a água aquando do tratamento, para não teres mortes por causas desconhecidas no Aqua, à tua colónia de bactérias pode acontecer o que queres que aconteça aos caracóis.

Repito, não oxigenei o meu aquário, apenas desliguei o CO2 por prevenção. Mas mesmo que tenhas que oxigenar o aquário, qual é o problema? Não podes oxigenar o aquário durante 24h até fazeres a próxima TPA?

 

Mas o que é para mim ainda mais estranho é criar agentes patogénicos multi resistentes, utilizando medicamentos para doenças que não têm sintomas visíveis...

Os humanos também não têm sintomas visiveis e necessitam de uma desparasitação, qual é o problema em fazê-lo aos peixes de vez em quando?

 

Desculpa lá ó FAAO, mas se não há peixes doentes (e mesmo que estivessem é preferível aumentar as TPA), para quê medicá-los?

Estás desculpado! Mas não significa que concorde contigo...

Poucos são os peixes que apresentam sintomas de doença, só mesmo os mais resistentes denotam alguma falta de coloração, apetite, ou seja sintomas visíveis que por vezes podem ser vistos como stress. Quem tem discos costuma desparasitar regularmente os peixes, mesmo que não apresentem sintomas que qualquer doença!!!! Desta forma e uma vez que desparasitas os discos, a restante fauna é também desparasitada, prolongando a sua vida útil. Não sou a favor da desparasitação em aquários de quarentena, mas sim em aquários onde habitam, assim eliminam uma boa parte dos parasitas do aquário evitando que contágio aconteça mais tarde.

Alguma vez vistes cardinais ou rodostumos com 4 anos?

Se a medicação regular fosse um problema, não teria esses peixes nos meus áquas.

 

Gostava que me explicasses como é que as TPAS tratam peixes doentes... nunca vi nem li... mas pode ser um novo tipo de tratamento que desconheço!

 

Ainda estou para perceber o que as pessoas vêm de mal nos caracóis :unsure: ...

Mas se achas que tens uma praga deles, alguma coisa estás a fazer de errado, pois eles não se reproduzem sem alimentação.

Eu não vejo qualquer problema em ter caracóis desde que seja em pequena quantidade. Quando eles se multiplicam, aí as coisas tornam-se mais complicadas!

 

Os caracóis que tens não vão chegar para alimentar um Botia, que vais fazer depois dele os ter comido todos?

E quando o tal do Botia mostrar as suas capacidades de Aquapaisagismo, será que o layout ficará do teu agrado?

O Botia além de se tornar um peixe muito grande a médio longo prazo, não é recomendado para plantados...

 

Não há soluções simples, e ainda bem, melhora os teus hábitos de alimentação por exemplo, e vais ver que essa 'praga' se acaba em três tempos.

Se a pessoa alimenta os peixes 2x ao dia, ou dá uma grande quantidade de comida ou então a pouca que dá não é ingerida pelos peixes. Neste caso os peixes estarão com falta de apetite ou a comida não é a mais adequada!

Sinceramente não me parece que este caso vá lá apenas com a redução da comida... Os caracóis não se reproduzem... multiplicam-se!!! Passar de 10 para 1000 não é preciso muito....

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais