LuisVentura Publicado Abril 15, 2009 Publicado Abril 15, 2009 Boas a todos. bem nem sei por onde começar. eu possuo um pequeno comunitário de 80/30/30 apenas com um polypterus e alguns peixes maiores k eles, e um aquário de 100/40/50 sendo(comprimento,largura,altura) do lago tanganica. Há duas semanas atrás a minha namorada fez o favor de condenar a morte todo o conteúdo do meu tanganica, ela esqueceu-se da janela aberta durante a tarde e quando chegamos a divisão estava cheia de moscas..... e como ela é loira usou insecticida... ora no dia seguinte... alguns já tavam mortos outros tavam a largar um liquido pelas guelras (penso k fosse sangue), ora eu fazia mudas de agua, lavei os filtros, usei carvão activado mas nada, foi uma razia total. agora tenho um aqua de metro limpo (a agua quente e sal), as esponjas do filto foram lavadas e estiveram de molho em durante algum tempo, por isso calculo k esteja pronto a ser reutilizado. Agora como diz o titulo do tópico eu gostaria de ter algumas informações, tou a pensar em iniciar-me nos plantados e gostaria de saber ao certo ok é a akadama (ok é solo para aquários k tb é utilizado em bonsais), isto é, é um solo fertil? aquilo é k pedras ou terra? vou ter k por um outro solo fértil por baixo dele? outra coisa seria... num aquário de é mesmo necessário os testes todos aos parametros da aqua para conseguir um aquario plantado em condições? existe algum aparelho k me faça esse trabalho ou terei k andar com frasquinos e medidas e fitinhas atrás para saber essas coisas? desculpem por todas as perguntas mas ando um pouco perdido, ja andei a ler alguns posts aqui mas acabo for ficar encantado e ao mesmo tempo confuso he he. qualquer ajuda será agradecida PS: o meu filtro do de metro é um fluval 205 não sei se interessa Citar Sim eu faço erros ortograficos.
winterburn Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 (editado) Aconselho-te a leres este topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36346 A mim ajudou-me imenso a aumentar os meus conhecimentos sobre esse tema, quando comecei a interessar-me mais por plantados. Abraço Editado Abril 15, 2009 por winterburn Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
LuisVentura Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 excelente obrigado pelo menos a parte da akadama esta feita Citar Sim eu faço erros ortograficos.
LuisVentura Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 mais alguma ajuda pfv? Citar Sim eu faço erros ortograficos.
winterburn Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 outra coisa seria... num aquário de é mesmo necessário os testes todos aos parametros da aqua para conseguir um aquario plantado em condições? existe algum aparelho k me faça esse trabalho ou terei k andar com frasquinos e medidas e fitinhas atrás para saber essas coisas? desculpem por todas as perguntas mas ando um pouco perdido, ja andei a ler alguns posts aqui mas acabo for ficar encantado e ao mesmo tempo confuso he he. qualquer ajuda será agradecida PS: o meu filtro do de metro é um fluval 205 não sei se interessa A quantidade de testes depende do aquário que tenhas em mente e o nível de monitorização de valores que pretendas atingir. Para começar pensaria em testes para: pH NH3/NH4 Amónia NO2 Nitritos NO3 Nitratos Mais tarde, dependendo se vais para um plantado mais ou menos denso: GH - Dureza Geral KH - Dureza de Carbonatos CO2 - Dióxido de Carbono PO4 - Fosfatos Fe - Ferro Estes testes são todos úteis para a saúde do teu ecossistema e para acertares com a fertilização correcta para as plantas, evitando o aparecimento de algas indesejadas. A melhor maneira é ter mesmo os frasquinhos e as fitinhas, pois os aparelhos electrónicos são bem mais caros. Para começares não compres tudo ao mesmo tempo. Vai adquirindo conforme vás tendo a necessidade. Tens de ter em mente se queres um plantado mais denso que possivelmente precisas de injecção do CO2, e de uma iluminação de intensidade mais elevada do que a que tens (embora não a especifiques, regra geral a de base costuma ser insuficiente para plantas mais exigentes). Em relação ao filtro deverá ser suficiente para o tamanho do aquário que tens. Contudo se mais tarde pensares num aquário maior... pensa também num filtro maior. Uma ultima nota. Tens de ler muito e vê tópicos do fórum na secção de plantas e fertilizantes, e usa o botão de procura. Sempre me ajudou por aqui. Desejo-te sorte com o teu projecto. Abraço Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
LuisVentura Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 hmmm surgiu-me um contratenpo, descobri k o mue tampo da mesa onde esta o aquario parece estar a empenar (torta) tenho medo k o aquario rebente, ele tem aquelas protecções negras de plastico, que deverei fazer? uma plataforma nova chegará? tipo uma tábua nova por baixo do aqua ou uma placa de esferovite chegara? Citar Sim eu faço erros ortograficos.
$Ninja$ Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 boas nao será melhor tirar o aquario? para evitar o pior?? tirar a agua e colocalo num outro movel mais seguro? num balcao de granito... se fosse eu fazia ja isso xd.... n queria acordar com um grande splash experimenta a colocar umas tabuas como reforço........ e chama alguem pa te ajudar a trasportar o aquario Cumprimentos $N$ Citar [size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color] [/center][/size] loading.....
LuisVentura Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 o aqua ta vazio e ao tirar para limpar a superfície é k reparei no tampo da mesa. a mesa é antiga é de madeira maciça o problema é apenas o tampo da mesma k esta concavo Citar Sim eu faço erros ortograficos.
$Ninja$ Publicado: Abril 17, 2009 Publicado: Abril 17, 2009 boas talvez tenhas de mandar fazer um tampo novo Cumprimentos $N$ Citar [size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color] [/center][/size] loading.....
winterburn Publicado: Abril 17, 2009 Publicado: Abril 17, 2009 Precisas de um tampo para a mesa novo, não empenado, ou de um móvel novo na impossibilidade de substituir o tampo. Abraço Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
José Cruz Silva Publicado: Abril 17, 2009 Publicado: Abril 17, 2009 O facto de o tampo estar concavo no sitio onde estava o aquário quer dizer que ele está mal apoiado fazendo pressão ao centro. Não te basta substituir o tampo...provávelmente voltarás a ter o mesmo problema. Eu optava por colocar umas barras de ferro por debaixo do tampo em vez de o substituir. Ou por exemplo, colocar o aquário em vez de ao centro, num dos cantos, de forma a que o peso dele incida mais sobre a coluna do móvel. O uso de uma placa de esferovite ou de esponja grossa é sempre bom, minimiza as irregularidades da base. O ideal seria meteres aquí umas fotos para te podermos ajudar melhor. Quanto aos testes, considerando que será um plantado eu preferia ter o de Po4 em substituição do de nitritos. O de Kh é bastante importante para aquários com injecção de Co2. Os testes de fitas não são minimamente fiáveis e por isso é dinheiro mal gasto. Citar Abraços Zé Néo
martafx Publicado: Abril 17, 2009 Publicado: Abril 17, 2009 Bom dia Luis Devias de tentar resolver o problema o mais rápido possível, acho que não ias gostar de andar umas boas horas de esfregona na mão. Off-tópico: Sou loura para o caso de querer considerar esse facto antes de tomar em conta a minha opinião Marta Citar
LuisVentura Publicado: Abril 17, 2009 Autor Publicado: Abril 17, 2009 he he marta ok ja tenho um movel novo encomendado, o móvel k tenho é uma antiga secretaria de madeira maciça ele tem 2 tampos uma k esta agarrada a estrutura e outro k é "movivel" isto é tem 2 tampos de madeira maciça e mesmo assim empenou >< la vou eu gastar 95 euros no Ruimar da Damaia he he Citar Sim eu faço erros ortograficos.
martafx Publicado: Abril 17, 2009 Publicado: Abril 17, 2009 he he marta ok ja tenho um movel novo encomendado, o móvel k tenho é uma antiga secretaria de madeira maciça ele tem 2 tampos uma k esta agarrada a estrutura e outro k é "movivel" isto é tem 2 tampos de madeira maciça e mesmo assim empenou >< la vou eu gastar 95 euros no Ruimar da Damaia he he Boa noite São 95 euros bem gastos... antes isso que um acidente. Marta Citar
Recommended Posts