Recommended Posts

Publicado

Bem chegada da interrupção da pascoa , senão quando chego à escola e vejo ao longe o aqua lindo com as plantas muito verdes. Espectaculo.... mas não tinha os oculos. Quando cheguei ao pé ia tendo uma coisa.... Como deixei a luz acessa durante mais de uma semana ( as reuniões foram noutra escola, não pensem que os prof estão de férias 15 dias :) ) as algas eram mais que muitas. Tenho estado a tiram aos poucos as plantas e cortar as pontas que não tem algas e o resto foi para o lixo. Fiz bem???? e agora o que faço com o restante que não consigo tirar??? TPA???? menso luz???? fico qieta para ver???? Limpo aquilo tudo e arranjo mais plantas???? Ajudinha preciso mesmo...

Publicado:

Arranjar uma "equipa de limpeza" para o aqua pode ser um bom inicio.

Depois arranjar um temporizador para a iluminação. Se isso estivesse ligado a um temporizador, já não tinha acontecido.

O aquário está a apanhar com Sol directamente?

Publicado:

Neste caso, se calhar, arriscaria o método "à bruta"... ;)

Sem luz elas morrem.

Ou seja, cobertor a tapar o aquário, desligar completamente a luz, e ir dando uma olhadela a ver o que se passa...

Já ouvi dizer por aí que isto funciona muito bem... corrijam-me se estiver errado...

Boa sorte nessa batalha!

Publicado:

Esse método pode ser porreiro e até resulta de certeza.

O pior é as plantas que lá estão. Ao tapares o aquário para "materes" as algas, também estás a tirar luz às plantas que ainda lá estão (pelo que percebi ainda lá estão plantas).

Podes sempre fazer este método (se resultar), mas tenta colocar as plantas que ainda estão em boas condições noutro ambiente com luz

Publicado:

Pedes uns caracóis emprestados e dás pouca comida aos peixes, depois devolves.

Se vieres a Lisboa posso-te emprestar ampulárias, physas e alguns ramshorn. O problema dos physa é que depois não os consegues 'devolver todos' eheh!,

ficas sempre com physas no aquário. Eu tenho e não me chateiam, quando são demais 'rapo-os' com a mão e vão fora, ou esborracho-os, comforme os peixes que tenho no aquário.

Outra ideia é arranjares uma molly grávida, um bando de mollynhas é do mais eficiente a limpar algas, e os putos gostam.

Eu tenho sempre algas, para os meus ottos, para os vivíparos, para os caracóis. E nas férias da Páscoa fui muito mais descansada, se a comida de fim-de-semana não chegásse eles rapavam as algas.

Cumps,

João

Publicado:

tenho ampulárias aqui em casa e mollis tambem acham que resulta???? essa de tirar a luz tambem me disseram hoje numa loja de peixes

Publicado:
tenho ampulárias aqui em casa e mollis tambem acham que resulta???? essa de tirar a luz tambem me disseram hoje numa loja de peixes

Eu falei nas mollys porque o 1º ano que tinha aquários (3) e fui de férias, 3 semanas, deixei comida de férias, e tinha quem viesse repô-la quando necessário, quando cheguei estavam 2 aquários que quase não se via nada lá para dentro e um todo limpinho, vidros plantas e tudo. Era o que tinha ficado só com mollys muito jovens, aí umas 70 mollys negras com 2-4 semanas.

Não houve mortes para além duma fêmea guppy que desapareceu no aquário dos guppys.

Publicado:

entao devem ser elas que aqui em casa me comem as folhas tenras das anubias as malandras das mollies

Publicado:

As plantas já não me lembro quais eram, anúbias não eram, só comprei mais tarde. Deviam ser Egeria densa e Limnophila polysperma, não estavam comidas.

Publicado:

obrigada pelas respostas. Hoje já ficaram as escuras por causa das coisas. vamos ver o que dá...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!