bcardoso Publicado Abril 13, 2009 Publicado Abril 13, 2009 Pessoal, Meu aquário esta indo para o quarto mês e tenho um sun coral a mais ou menos 1 mês. Hoje pela manha reparei que a base de todos os polipos estão brancas. Li muito a respeito e muitos dizem que ele gosta de pouca luz e muita correnteza, além da posição vertical ser mais confortavel para ele. A foto abaixo é onde ele estava: E nessa próxima onde pretendo coloca-lo: Porêm como alimenta-los se na vertical? A comida vai cair. O que pode ser essa mancha? Esta morrendo? Meu aqua estava com amonia zerada e hoje depois de uma medição esta 0.25 nitrato e nitrito 0.5 e 1 respectivamente. Viajei esse final de semana, como não tenho sistema de reposição tive uma evaporação muito grande, elevando um pouco a salinidade. Acho que agora esta controlada, repuz quase 15 litros de agua doce. Alguem pode ajudar? Grato ______________ Bruno Cardoso Niterói - RJ
Pedro Conceição Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Estou a ver as fotos e verifico alguns erros no teu aqua....para ter a certeza gostava de saber o setup. Já agora, tens alimentado o coral? MEGA ARQUIVO
bcardoso Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 Oi Pedro, vamos lá. medidas: 60x30x40 luz: 2 PL 36watts skimmer: boyu (modelo esqueci, mas é para aqua até 3000L) circulação: better 1000l/h substrato: areia de praia agua: natural TPA: 12 litros a cada 10 dias não tenho sump, mandei fazer um aqua um pouquinho maior e esse vai virar sump, o outro vai ter 160L + Sump. temperatura estou mantendo entre 26 e 27 graus. obrigado ______________ Bruno Cardoso Niterói - RJ
Pedro Conceição Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Falta uma coisa....tens alimentado o coral? Quantas vezes por semana? Com o quê? Já agora, preenche o teu perfil pois não sabemos de onde és! MEGA ARQUIVO
bcardoso Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 Pedro, espero que agora os meus dados estejam de acordo com a politica do rofum e alguem possa dar uma luz. Alimentei apenas 2 vezes, li alguns tópicos e muitas pessoas nunca limentaram. MAs estou vendo que realmente é preciso. Ontem todos os polipos comeram camarão. Grato pela ajuda. Abraço ______________ Bruno Cardoso Niterói - RJ
Pedro Conceição Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Vamos lá então comentar: luz: 2 PL 36watts Acho que está bem skimmer: boyu (modelo esqueci, mas é para aqua até 3000L) Esse escumador....duvido que seja para 3000l....qual é o modelo mesmo? circulação: better 1000l/h É pouca circulação. Eu colocava mais uma de 800l/h substrato: areia de praia Esta é uma péssima escolha. A areia da praia é uma fonte de silicatos, o que não é nada bom! TPA: 12 litros a cada 10 dias Eu acho melhor fazer 10lts por semana. Sobre a Tubastrea, o ideal é alimentar 1 ou 2 vezes por semana. MEGA ARQUIVO
bcardoso Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Verdade Pedro, o skimmer tem bomba de 1800l e indicado para aquários até 300L, foi um zero a mais. Mais pra 72 brutos, não esta bom? Quanto a circulação, vi muitos tópicos informando que essa de 1000 estaria bom, faz um movimento bom na aguá. O substrato aqui no Brasil tem um bom numero de aquáristas que usam e os aquás tem vida saudavel. Agora a ajuda sobre o coral que esta morrendo, motivo pelo qual abri o tópico, é só isso, alimentar? Luz, correnteza, nada? ______________ Bruno Cardoso Niterói - RJ
Pedro Conceição Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 As Tubastreas, no teu caso uma aurea, não necessitam de iluminação forte. Sendo um coral não fotossintésico, prefere locais menos iluminados. Por vezes a aparição dos polipos quando a luz acende ou quando se apaga deve-se mesmo à preferência por menos luz, estando o tempo de iluminação do aquário, quase sempre, com os polipos recolhidos. Como não tem a alga simbiótica, zooxanthellae, a luz não serve de alimento e terá que ser alimentada à mão. É dos poucos corais que necessitam para sobreviver, enquanto que os outros é só como extra. Terá que ser alimentado pólipo a pólipo, tal como já referi. A nível de corrente, pode estar numa zona de corrente média a forte, nunca tendo uma bomba muito perto com corrente centrada nele. MEGA ARQUIVO
lionman Publicado: Abril 29, 2009 Publicado: Abril 29, 2009 Viva ! O coral é uma Dendrophyllia (que é da mesma familia). Como disse o Pedro, colocar debaixo de uma rocha À sombra e alimentar 2x por semana (eu uso artemia com um pouco de Coral Frenzy). Alimenta a noite e de preferencia usando uma garrafa de plastico cortada para que os peixes nao roubem a comida (os polipos ainda demoram a recolher a comida).
rolim Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Meu aqua estava com amonia zerada e hoje depois de uma medição esta 0.25 nitrato e nitrito 0.5 e 1 respectivamente. Viajei esse final de semana, como não tenho sistema de reposição tive uma evaporação muito grande, elevando um pouco a salinidade. Acho que agora esta controlada, repuz quase 15 litros de agua doce. Bom, o Pedro Conceição que me perdoe mas desta vez tenho que estar em desacordo com ele. Sempre utilizei como referencia esta imagem, que pode estar errada e assim também eu estarei: http://www.aquariumpros.ca/forums/showthread.php?t=22125 Se estiver certa, então concordo mais com o Membro “lionman” e será uma Dendrophyllia. Sobre o Tubastrea Áurea e nomeadamente no que toca a doenças, verifica este endereço http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=195870 nomeadamente o tópico #5. Quanto ao posicionamento, efectivamente na natureza penso que estão de cabeça para baixo o que evita que detritos se depositem nele. Num aquário dificulta, e muito, a sua alimentação. A minha Tubastrea Áurea à alguns anos que está no aquário da minha mãe e sempre posicionada para cima mas de tempos a tempos aperto, várias dezes, uma pipeta sobre ela para fazer sair os detritos ou abano a mão sobre ela energicamente. Quando a comprei disseram-me que precisava de ser alimentada mas ao principio começou a “branquear” em alguns pólipos por falta de alimentação porque lhe dava artemia mas ela não a retinha. Já depois de a trazer para Coimbra e por no aquário da minha mão, “observando e aprendendo” passei a colocar “Cyclop-ezz” em pó no aquário o que tem um odor muito intenso e a faz abrir os pólipos e só depois paro as bombas de circulação para a alimentar e deixo ficar algum tempo. Depois volto a ligar as bombas. Se houver muita comida viva no aquário talvez possa passar sem ser alimentada artificialmente mas eu não arriscava. A minha come tudo o que apanha. Normalmente artemia, cyclops e mysis mas já experimentei camarão do hipermercado triturado e comeu (o escumador é que não gostou nada da brincadeira) e também granulado e flocos mas não recomendo estes dois últimos. Quanto à situação aqui apresentada eu gostaria de alertar para o que foi referido quanto à reposição de água. Além de uma possível falta de alimentação o Membro “bcardoso” referiu que tem um aquário de 72litros, que esteve fora um fim de semana e que quando regressou teve que repor 15litros de agua doce por força da agua perdida na evaporação. Ora, imagino que uma perda de mais de 20% e ainda por cima num aquário de apenas 72l deva causar grande estrago e o aumento exagerado da salinidade deve ter prejudicado o coral e muito bem como pode ter provocado a morte de outros organismos que fez disparar os nitratos e nitritos. Penso que não seja irreversível e com calma e dedicação o coral pode recuperar assim como o meu recuperou e muito bem. Normalizar os parâmetros, alimentar convenientemente e não deixar acumular detritos que nestes fica muito mais fácil de evitar do que nos Tubastrea Áurea. Espero que esta informação tenha sido útil para recuperar o coral, porque adoro estes corais, gostaria de saber como ele vai evoluir. E para finalizar, brincadeirinha ou não, o Roger Hughes agradece que seja feita referência a ele e ao “Ultimate Reef” “post #9”: #9 Almost forgot: Polite notice If directly cutting and pasting ANY section of the previous "article" into any forum, website, etc, etc. (english language based or not.... you know who you are ), Please reference the material to myself (Roger Hughes) AND Ultimate Reef. Thank you. por isso para quem for ver o endereço http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=195870 aqui fica a homenagem prestada ao autor do artigo bem como ao endereço que o mantém activo para nossa consulta Pela minha parte fico a aguardar noticias sobre a evolução. Cumprimentos Paulo Rolim
Pedro Conceição Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Vocês têm razão! Desta vez errei! Epah...um gajo não é perfeito e não sabe tudo, apesar de serem ambos com comportamentos bastante próximos! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts