FilipeXavier Publicado Abril 13, 2009 Publicado Abril 13, 2009 (editado) Boas Vou montar um aqua de 96l para ciclidios amercianos. Relativamente á flora optei por echinodorus, bacopa, egeria densa,hydrocotyle leucocephala, althernathera reinekii e sagiataria. A minha duvida é relativamente que iluminação usar. Tenho uma calha que leva uma unica lampada, e tenho tambem um lampada de 18watt, temo que nao seja suficiente. Algeum tem alguma opiniao relativamente á lampada que eu deva adquirir. Obrigado Editado Abril 15, 2009 por FilipeXavier Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Sem fazeres um upgrade a essa iluminacao nao vais ter grande sorte especialmente com algumas plantas exigentes que tens...18W é muito pouco. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 Sem fazeres um upgrade a essa iluminacao nao vais ter grande sorte especialmente com algumas plantas exigentes que tens...18W é muito pouco. Cumps SCaneca Entao qual seria a potencia adequada? Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Eu arriscava dizer que para ja precisas de uma na ordem dos 55W.... Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 Eu arriscava dizer que para ja precisas de uma na ordem dos 55W.... Cumps SCaneca POis..18watt penso que será muito pouco..ja agora por que tipo de lampada devia optar de 55W? Citar
FilipeXavier Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 a lampada que cabe na calha mede 59cm 60 cm, de que marca posso encontrar lampadas com esta medida de 55w Citar
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Sendo a regra 1w/l precissaria assim de uma lampada com 96watt, mais propriamente de 100watt. Será assm? Ou duas de 50w. Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Boas Nesse caso como queres plantado e tendo em conta o tamanho do aqua teras que optar por duas PLL de 55W, para isso teras que alterar toda a calha que tens neste momento. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 para ja nao sera possivel remedear-me com a calha que tenho mudando so a lampada.. Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Se tens uma lampada de 18W apenas podes trocar por outra de 18W, podes sempre trocar por outra com um espectro diferente mas nao te vai resolver nada e vais gastar quase tanto dinheiro como se fizesses as alteracoes necessarias. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 E nao sera possivel trocar a de 18w por uma de 50w Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Para fazeres isso tens que trocar o balastro e os caquilhos. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Boas Peço desculpa pela a ignarancia mas em termos de iluminaçaõ inda estou muito verde. MAs a lampada de 18 watt nao tem a mesma dimensao que uma de 50watt. Porque tenho de trocar o balastro e o casquilho Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 O tamanho das lampadas variam consoante a potencia e ou com o tipo, Tens lampadas T8(a que tu tens), T5, PLL, PLC, PL e mais alguns tipos, e todas usam um casquilho diferente e teem tamanhos diferentes... em relação ao balastro ele tem que ter uma potencia igual ou superior ao da lampada que vais usar, logo um balastro de 18W nao consegue acender uma lampada de 55W. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Boas Aqual a diferençã das T8 para T5..Entao teria que adquiri uma calha para duas lampadas, cada uma com 50watt, pois o aqua tem 96l.. Seria isso? Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 A diferenca esta na qualidade da luz que cada uma tem e ai as T5 saem a ganhar, mas para o teu caso o melhor que podes usar tendo em conta o tamanho do aqua é lampadas PLL (chamadas de compactas) pois conseguer ter 55W numa lampada com 56cm enquanto se usares T5 com 54W ja medem 114cm. Nao quer dizer que tenhas que comprar outra calha, talvez a que tens ate da para alterar (fazer um upgrade) e assim gastas muito menos dinheiro. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 A diferenca esta na qualidade da luz que cada uma tem e ai as T5 saem a ganhar, mas para o teu caso o melhor que podes usar tendo em conta o tamanho do aqua é lampadas PLL (chamadas de compactas) pois conseguer ter 55W numa lampada com 56cm enquanto se usares T5 com 54W ja medem 114cm. Nao quer dizer que tenhas que comprar outra calha, talvez a que tens ate da para alterar (fazer um upgrade) e assim gastas muito menos dinheiro. Cumps SCaneca 55watt seria suficiente, eu tenho uma bacopa caroliniana, uma hydoroctyle leucocepha, egeria densa, echinodorus cordifolius, e tennelus e ludwigia reppens. Citar
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Ou seja seria algo deste genero: http://i4.photobucket.com/albums/y101/ivanpantz/Calha_17.jpg Assim nao seria precisso mudar a calha... Citar
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Penso que comprando uma calha sunsun resolvo o problema e fica quase o mesmo preço.. Citar
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 O problema é saber qual a pontencia necessaria para este aqua, sera que 55 watt chegam ou é pouco? Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Com 55W e uma boa fertilização acho que te safas bem. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Mas deveria ser 1watt por litro nao?Mais Alguma opiniao relativamente á potencia de iluminação do meu aqua Citar
sergiocaneca Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Para um plantado como pretendes e com esse tamanho de aqua a unica solucao para atingires o 1W/L sera pores 2x55W em PLL. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
FilipeXavier Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Mas penso que esta flora se aguenta bem em 0.5 watt/l, irei optar por uma lampada pll. A minha calha é de cerca de 80cm, e nao conseguirei encontrar lampadas t5 com 55 watt com menos de 80cm... Citar
Recommended Posts