pip0ka Publicado Setembro 24, 2004 Publicado Setembro 24, 2004 tenho um casal de apistos, que me foram vendidos como sendo apistogramas de face azul. Gostava de saber qual o seu nome ciêntifico para poder pesquisar mais sobre eles. já tentei procurar,mas existem tantos parecidos com este que fiquei confusa deixo aki algumas fotos pra ajudar na identificação este é um ramirezi selvagem, não é?
Luis Queiroga Publicado: Setembro 24, 2004 Publicado: Setembro 24, 2004 Boas Tens aí uma bonita Echinodorus ozelot red, ainda na forma emersa - aposto que foi comprada há pouco. De apistos é que não percebo. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
RuiEstrelinha Publicado: Setembro 24, 2004 Publicado: Setembro 24, 2004 Viva, Quanto ao apisto poderá ser um Apistogramma sp. "Steel Blue", no entanto tenho algumas duvidas devido ao padrão do resto do corpo. É uma "espécie" que não se sabe muito bem de onde apareceu, alguns afirmam até que deverá ser um hibrido de espécies bem proximas. O ultimo não é um ramirezi selvagem mas sim um Mikrogeophagus altispinosa. Abraço, <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>
MotarSolitario Publicado: Setembro 25, 2004 Publicado: Setembro 25, 2004 de qualquer das formas e lindo parabems pelas aquisiçoes. onde arranjas-te os apistos?
João Magalhães Publicado: Setembro 25, 2004 Publicado: Setembro 25, 2004 boas apistogramas de face azul. Mais um peixe adquirido pelo seu verdadeiro nome científico cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
pip0ka Publicado: Setembro 25, 2004 Autor Publicado: Setembro 25, 2004 fui enganada :D não é 1 ramirezi,mas não faz mal, pois gosto muito do meu casal de Mikrogeophagus altispinosa,teem muita vida e são pacificos. parece ser mesmo um Apistogramma sp. "Steel Blue" como se pode ver nesta pagina http://www.aquatico-stl.com/apistogrammaspsteelblue/ (existe pouca informação sobre este pisto ) mas,tambem parece ser este Apistogramma cf. resticulosa,http://www.geocities.com/NapaValley/5491/r...esticulosa.html http://gonewild.net/peru/017/017.html só que o corpo do meu tem uma risca preta,e nas fotos dos sites não se percebe bem se teem. eu adquiri os apistos numa loja da baixa da banheira. se alguem tiver mais informações sobre este tipo de apistos eu agradecia,o que posso dizer é que são muito pacificos,e a femea(se for femea) é um pouco timida, o macho é que é mais curioso.
RuiEstrelinha Publicado: Setembro 25, 2004 Publicado: Setembro 25, 2004 É normal que te pareça tambem um resticulosa, de facto essa é uma das possiveis espécies de onde apareceu o "hibrido" A. sp. "Steel Blue". O A. sp. "Steel Blue" é uma "espécie" que pertence provavelmente ao complexo A. resticulosa dentro do grupo A. regani. De facto é um peixe bastante pacifico, podendo se adaptar a um grande intervalo de pH, sendo que o ideal para reproduzir qualquer apisto seja sempre o pH ligeiramente acido. O macho pode atingir cerca de 6cm e a femea normalmente fica se pelos 4cm. Abraço, <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>
Ricardo Fernandes Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 Rui, não concordo contigo quando tu dizes que os Steel Blue são peixes bastantes pacíficos. Por experiência própia, esses bichinhos dentro dos Apistogrammas,são dos mais agressivos que há. No meu aqua de 280 litros, coloquei dois bichinhos desses e enquanto não me mataram 4 borelli machos não descansaram. Pelo meio atacavam as fêmeas borelli e um macho viejita que era bem maior que eles. A calmia regressou quando só restou um macho steel blue dentro desse aqua. Tudo o que seja macho apisto ele ataca. E tenho conhecimento de situações identicas em outros aquas. Cumps
pip0ka Publicado: Setembro 26, 2004 Autor Publicado: Setembro 26, 2004 tou chocada eles são tao calminhos,talves por ter só 1 casal mas os meus apistos não fazem mal a nenhum peixe tava a pensar comprar outro casal de apistos,mas assim não sei. mas neste site http://www.drpez.com/drcol119.htm está la a dizer que este apisto é pacifico,mas pelos vistos não é :D se calhar é melhor aquirir outros peixes de outra especie,que me dizem de kribensis?
RuiEstrelinha Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 Ricardo Fernandes é bem provavel que o que dizes seja verdade, afinal é a tua experiencia a falar e contra isso não posso argumentar. No entanto as afirmações que fiz foram baseadas na literatura que li sobre a "espécie" em questão, mais concretamente no livro de ciclideos anões do sr. Dr. Uwe Romer. Não quero com isto dizer que ele esteja mais certo do que tu ou vice-versa pois é a experiencia de cada um a falar mais alto, eu como nunca os tive (apesar de ter contactado com eles de perto) remeto-me à literatura. pip0ka: Eu não sei o volume do teu aquario, principalmente no que diz respeito ao comprimento do mesmo, mas secalhar é de ponderar não meter mais nada nesse aquário, já aí tens dois casais bem engraçados, é de tentar a sua reprodução, quanto aos A. sp. "Steel Blue" penso que conseguiras facilmente algumas posturas já para o casal Mikrogeophagus ramirezi a coisa vai mudar um pouco de figura. Abraço, <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>
pip0ka Publicado: Setembro 26, 2004 Autor Publicado: Setembro 26, 2004 o meu aqua tem as seguintes dimensões 100.40.50(200l) mas queria mesmo só mais uns peixinhos,um casal de apistos de outra especie ou kibensis,ainda tenho espaço(penso eu)
mao-morta Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 apistos e kribensis nao....olha o PH... e ainda era capaz de haver molho na altura da resproduçao
pip0ka Publicado: Setembro 26, 2004 Autor Publicado: Setembro 26, 2004 haver molho na altura da desova e da reprodução acredito,agora o ph não sei,pois tenho peixes de agua acida(Rodóstomos) e peixes de agua básica(tipo mollys plattys e guppys). tenho o meu ph sempre neutro,tenho muito cuidado com isso,meço todos os dias.
Ricardo Fernandes Publicado: Setembro 27, 2004 Publicado: Setembro 27, 2004 O aqua onde tenho o Steel blue tem 120cmx43x56 e por causa destas medidas e também por ter lido que os Steel blue eram pacíficos, pensei juntar mais alguns apistos aos que já lá tinha. Grande erro o meu. Foi o que se viu. Cumps
Zoo da Baixa Publicado: Outubro 1, 2004 Publicado: Outubro 1, 2004 Olá a todos, Como fui eu que vendi esse apistogrammas são os steel blue ( apistogra face azul nome comum) Joalmag disse Mais um peixe adquirido pelo seu verdadeiro nome científico Pois é mais um como os guppys, discos etc.. normalmente as lojas usam nomes vulgares ou que os importadores usam só se pedirem mais informação a gente tá cá para isso por isso pipoca quando precisares de alguma informação estamos disponiveis para esclaresser. quanto ao microgeophagus altaspinosa o seu nome vulgar é ramirezi boliviano ou selvagem e se não tou em erro eu disse-te o nome vulgar e cientifico. desculpem mas senti-me um pouco injustiçado. pipoca quando tiveres alguma duvida não ezites telefona ou envia um mp ou se melhor passa por cá tchau e um abraço a todos
pip0ka Publicado: Outubro 1, 2004 Autor Publicado: Outubro 1, 2004 espero que não se tenha sentido injustiçado por mim,os peixes que comprei no zoo da baixa,estão impecaveis,como se pode ver pelas fotos. não tenho qualquer problema e estou muito contente com eles,5 estrelas em relação a agressividade do apisto não tenho nada a declarar,comprei ao user jose um casal de kribensis, no inicio o apisto enchotou os kribensis,mas agora estã todos bem,e não ha problema.(na altura da desova é que tenho medo) eles podem ser mais agressivos é com seres da mesma especie. quanto ao microgeophagus altaspinosa o seu nome vulgar é ramirezi boliviano ou selvagem e se não tou em erro eu disse-te o nome vulgar e cientifico. deve ter dito o nome ciêntifico sim,mas ja não me lembrava,peço desculpa, o esquecimento foi meu. so me lembrava da parte do ramirezi selvagem obrigado pelos esclarecimentos prestados e pela ajuda sempre disponivel do zoo da baixa so tenho a dizer bem,a falar é que a gente se entende
Recommended Posts