godnelson Publicado Abril 13, 2009 Publicado Abril 13, 2009 Boas, Sou novo aqui no forum e registei-me essencialmente para aprender esta "arte" e tentar fazer as coisas bem logo desde o inicio. Ofereceram-me à pouco mais de 3 dias um aquario destes, não sei se é o ideal para começar, mas é o que tenho. Já andei a pesquisar aqui no forum, principalmente nos guias para iniciantes e já tenho algumas duvidas esclarecidas. Neste momento estou a "estudar" o local do aquario e a desenhar o movel para o colocar, ou seja, ainda não o comecei a montar. Mas como quero tentar fazer tudo bem de inicio, gostava de saber que peixes me aconselham para este aquario, que tipo de "solo", plantas, etc... PS: Em relação ao solo e à decorção já tenho algumas ideias. PS2: Para este tipo de aquario, "quantos" peixes são aconselháveis? Tenho lido alguns livros de aquarofilia e alguns falam na regra de 1 cm por litro. Espero os vossos comentários, e que daqui para a frente eu aprenda para depois poder tirar as dúvidas a tipos como eu :D Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Boas. Para já completa ai o teu perfil é que é obrigatório no fórum mas também podes ser meu vizinho Só a mim é que não me oferecem aquários é um aquário bem interessante para começar.Mas já leste sobre o ciclo do azoto ?Não tens dúvidas,visto estares a começar é suspeito mas ainda bem que assimilaste a informação toda.O móvel não te esqueças que tem que ter de base no minimo o tamanho da base do aquário. Não te podemos aconselhar os peixes sem sabermos o pH que tens,embora depois se possa ajustar o pH com pedras calcárias para o subir ou troncos/turfa para o descer.Essa regra de 1cm/L já o disse por tanto tópico que basta uma procura para o encontrares.Tens que ter sempre em atenção o tamanho em adulto do peixe,pois um peixe com 30Cm não pode estar em 30L pois precisa de espaço para rodar e nadar. Esperemos então que aprendas e depois venhas por cá ajudar a malta,que toda a ajuda é sempre bem vinda banana rock Citar O meu feedback
godnelson Publicado: Abril 13, 2009 Autor Publicado: Abril 13, 2009 Boas.Para já completa ai o teu perfil é que é obrigatório no fórum mas também podes ser meu vizinho Só a mim é que não me oferecem aquários é um aquário bem interessante para começar.Mas já leste sobre o ciclo do azoto ?Não tens dúvidas,visto estares a começar é suspeito mas ainda bem que assimilaste a informação toda.O móvel não te esqueças que tem que ter de base no minimo o tamanho da base do aquário. Não te podemos aconselhar os peixes sem sabermos o pH que tens,embora depois se possa ajustar o pH com pedras calcárias para o subir ou troncos/turfa para o descer.Essa regra de 1cm/L já o disse por tanto tópico que basta uma procura para o encontrares.Tens que ter sempre em atenção o tamanho em adulto do peixe,pois um peixe com 30Cm não pode estar em 30L pois precisa de espaço para rodar e nadar. Esperemos então que aprendas e depois venhas por cá ajudar a malta,que toda a ajuda é sempre bem vinda banana rock Boa noite Jorge, Sobre o ciclo do azoto já li e já tenho noção do que devo fazer, as duvidas quase de certeza que me vão aparecer quando o começar a fazer . Em relação ao PH, assim que tiver tudo montado actualizo este topico e vou pedindo opiniões. Embora a lista que eu penso colocar (pelo que já pesquisei) andará perto disto: 1 - Ancistrus Dolicopterus 3 - Barbos Kallopterus Uma semana depois Neons (nº por determinar) 2 Colisas 3 coridoras e depois platis guppies e molinesia pretos. Será que são demais? Citar
godnelson Publicado: Abril 13, 2009 Autor Publicado: Abril 13, 2009 Boas So uma pequena e simples pergunta: Quanto tempo o aqua vai ficar sem peixes ? Cumps Boas, nunca menos do que duas semanas. Pelo menos é o que tenho lido e que me têm aconselhado. Estou certo, ou já estou a cometer uma barbaridade? Citar
martafx Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Boa noite As mollys preferem água alcalina e os neons ácida. Cumps Marta Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Exacto Marta. Ancistrus Dolicopterus tens uma sorte daquelas se os encontrares em Portugal,o Paulo Cabrita anda atrás deles á meses e nunca encontrou nenhum.Embora num patrocinador tivesse anunciado a chega deles mas foi lá e não eram esses mas de facto são bem lindos.Mas não tanto quanto os L46 mas prontos 1 L46 dá para 100 Dolicopterus Citar O meu feedback
Carlos Couceiro Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 é uma sorte encontrar em portugal???? conheço quem tenha, ja tive e ja vi inumeras vezes em lojas aqui da zona Citar
babykhan Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Boas Recapitulando... ...Já andei a pesquisar aqui no forum... ...Tenho lido alguns livros de aquarofilia e alguns falam na regra de 1 cm por litro.... Não parece... Se fosse pela fita métrica e sem as opções sobre os futuros, que isto não é a bolsa, já vais tendo pouco Aqua. Se for com as opções sobre futuros (Aquas) é uma boa maneira de criar a necessidade de evoluir! Segundo a planetcatfish o L183 cresce até aos 10 cm... Já o Barbos Kallopterus pode chegar aos 14 cm... Com estes já terias (teoricamente) o Aqua completo. As Colisas pelo menos não implicariam com as Cories, mas o mesmo não se poderá dizer dos Barbos, por falar nisso eles implicariam com toda a população. Até com os Guppies, os Platies e as pretas Mollies. Acho que estás a querer dar um passo maior que a perna, ou queres uma desculpa para poder arranjar outro Aqua ainda maior que esse. Em qualquer dos casos deves repensar melhor a estratégia, se bem que um Aqua maior seja uma boa opção. Esse que tens agora, pode muito bem ser encarado como a primeira pedra de uma boa fishroom. Quem diz primeira pedra pode dizer maternidade, para os filhotes de Ancistrus que irás ter, pois não será durante muito tempo que esse que queres agora ficará sozinho. E não, se não colocares os Barbos não ficarás com espaço para todos à mesma. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
vasconcelos Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 2 semanas chegam, desde que facas tudo direitinho, acrescentar bacterias durante 10 dias, etc....... Peixes, para comecar aconselho: 1 Ancistrus, 4 Corydoras, 6 Guppies, 3 Platys e alguns Camaroes, mais nada. Guppies, 4 femeas e 2 machos, Platys, 1 macho e 2 femeas. Para iniciante nao recomendo mais nada. E a minha opiniao, cada um tem a sua. Cumps. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 é uma sorte encontrar em portugal???? conheço quem tenha, ja tive e ja vi inumeras vezes em lojas aqui da zona Então o Paulo Cabrita anda mesmo perdido é que já o vi num fórum internacional a pedir os ancistrus Citar O meu feedback
godnelson Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 Obrigado a todos pelas respostas. pelo que responderam parece-me que estava a sonhar um pouco alto. Vou começar pelo Ancistru (se não arranjar o Dolicopterus, terá de ser outro da familia) e depois introduza Coridoras (acho piada ao peixe) e depois logo se ve. Vamos aos poucos para não estragar logo o meu aqua. Abraços. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Faz é primeiro o ciclo e introduz 2 peixes por semana.Não queiras andar a correr Citar O meu feedback
Paulo Cabrita Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Boas godnelson, Não tenhas problemas..... facilmente encontras Ancistrus dolichopterus... e custam entre 2€ e 7€, dependendo do tamanho e proveniência. A grande "salada russa": nas lojas nacionais o que eu encontro como Ancistrus dolichopterus são estes: na maior parte dos sites, na INTERNET, as fotos parecem-se com este: exemplos: PlanetCatfish plecofanatics aquaticcommunity Quem tem razão? Nãu xei! Cumprimentos, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
godnelson Publicado: Abril 20, 2009 Autor Publicado: Abril 20, 2009 Actualização: Neste momento o móvel já está a ser construido, vamos ver quando está pronto Este fim de semana aproveitei para ir ao Xisto e aos troncos. Arranjei duas videiras muito porreiras que comecei a tratar (tirar a casca e limpeza). o Xisto também já começou o processo de limpeza. Espero terminar no tudo no até ao fim do proximo fds. Já agora coloco esta questão para ver se me conseguem ajudar: Aqui no Alentejo as lojas de Aquarofilia são algo limitadas (pelo menos as que conheço). Como costumo ir uma vez por semana para a zona do picoas que me consegue indicar lojas "boas" dentro de Lisboa, Montijo/alcochete etc? Abraços. Citar
godnelson Publicado: Abril 21, 2009 Autor Publicado: Abril 21, 2009 Actualização: Neste momento o móvel já está a ser construido, vamos ver quando está pronto Este fim de semana aproveitei para ir ao Xisto e aos troncos. Arranjei duas videiras muito porreiras que comecei a tratar (tirar a casca e limpeza). o Xisto também já começou o processo de limpeza. Espero terminar no tudo no até ao fim do proximo fds. Já agora coloco esta questão para ver se me conseguem ajudar: Aqui no Alentejo as lojas de Aquarofilia são algo limitadas (pelo menos as que conheço). Como costumo ir uma vez por semana para a zona do picoas que me consegue indicar lojas "boas" dentro de Lisboa, Montijo/alcochete etc? Abraços. Ninguém me consegue ajudar na parte a bold? Citar
canhake Publicado: Abril 21, 2009 Publicado: Abril 21, 2009 Boas Procura aqui --> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62894 Fazes o download da versão que queres e vês se tens alguma perto de ti Daniel Citar O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Não te esqueças que as videiras devem estar bem secas.As lojas tens a Naturline e a Aquaplante.Ambas patrocinadoras do fórum e há outras mais "pequenas" mas fala com alguém do "entre-margens" que eles são dessa zona e podem aconselhar-te melhor. Citar O meu feedback
godnelson Publicado: Abril 29, 2009 Autor Publicado: Abril 29, 2009 Não te esqueças que as videiras devem estar bem secas.As lojas tens a Naturline e a Aquaplante.Ambas patrocinadoras do fórum e há outras mais "pequenas" mas fala com alguém do "entre-margens" que eles são dessa zona e podem aconselhar-te melhor. Boas Jorge, as videiras estão bem secas, vieram do vinha do Sogro, já tinham sido "arrancadas" à algum tempo. Neste momento estão de molho. Qual a quantidade(em cm´s ou lt´s) que devo colocar de "fertilizante" no aquario? As medidas do mesmo é 57x35x30. Cumps Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 29, 2009 Publicado: Abril 29, 2009 comprimento x largura x altura do substrato = L 57 x 35 x 4 ou 5cm e tens ai os litros que precisas. As videiras,eu meti de molho uma ou 2 semanas,depois fervi e depois como fui de férias ficaram mais uma semanita de molho e quando cheguei troquei a água e após uma semana foram para o aqua sem qualquer problema. Citar O meu feedback
godnelson Publicado: Abril 29, 2009 Autor Publicado: Abril 29, 2009 Em relação às videiras já as fervi duas vezes e estão de molho à 4 dias. A água já está quase limpida (troquei passados dois dias). Aqui numa loja da zona aconselharam-me a comprar fertilizante para o substracto para colocar por baixo do areao que vou comprar. Isto é mesmo necessário ou estão-me a ? Se for necessário esse fertilizante e até porque a minha iluminação não é mt (15watts) não devo colocar mais do que 1 cm, certo? Abraços. PS: Jorge, obrigado pela ajuda. Até agora 5* Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Se é melhor ou pior não te sei dizer,prefiro dizer isso a "inventar" algo.Mas é tudo uma questão de saber o tipo de plantas que pretendes ter.Se for anubias e outras de baixos requisitos não me parece necessário,eu tive areão do rio sem qualquer problema. Não precisas agradecer um dia andas tu por cá a ajudar a malta :D Citar O meu feedback
godnelson Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 Boas, Exponho aqui o material que tenho para fazer o layout e para me poderem aconselhar melhor como o fazer. Nas fotos abaixo mostro o aquario e uma primeira experiencia para ouvir os vossos comentários. Não liguem à qualidade das fotos. O tronco que tenho é o das fotos. Depois tenho mais uns quantos bocados de xisto mas maiores. Fico a aguardar o vosso feedback. Abraços. Citar
godnelson Publicado: Maio 29, 2009 Autor Publicado: Maio 29, 2009 Boas, Já tenho o movel disponivel e como tal enchi o aquario na quarta feira à noite. Neste momento ainda tenho a agua ligeiramente turva e já comecei a adicionar pouca comida para que o ciclo arranque. Efectuei já os testes de pH, amonia e nitritos. Neste momento o pH está a 7,5 e os restantes a 0. O meu problema agora é o pH, queria baixa-lo para os 6,5/7 mas a agua da minha zona sai a 7,5. O aquario tem lá um tronco de videira (tratado por mim), duas pedras de xisto, duas anubias nanas, uma edgeria densa e um valisneria spiralis. O areão foi comprado na Aquaplante e é o que eles chamam de Areao do Rio Amazonas. Com o tronco lá dentro o pH não deveria descer? Para colocar turfa tem de ser no filtro? o meu é este, dá para colocar lá dentro? Fico a aguardar os vossos comentários. Citar
hugoneto Publicado: Maio 29, 2009 Publicado: Maio 29, 2009 Um conselho desde já (também tenho esse AquaArt Tetra de 60L (entre outros aquas). O filtro que vem com ele (de cascata) é ENORME e rouba imenso espaço, além de não ser muito eficaz. Sugiro que compres um mais pequeno e de maior caudal (mesmo que interno), e ficas a ganhar em espaço e qualidade da filtragem. Fica a dica... Citar
godnelson Publicado: Maio 29, 2009 Autor Publicado: Maio 29, 2009 Um conselho desde já (também tenho esse AquaArt Tetra de 60L (entre outros aquas).O filtro que vem com ele (de cascata) é ENORME e rouba imenso espaço, além de não ser muito eficaz. Sugiro que compres um mais pequeno e de maior caudal (mesmo que interno), e ficas a ganhar em espaço e qualidade da filtragem. Fica a dica... obrigado pela dica, mas de momento tem de ser este (€€€€) Em relação às outras questões. ninguém consegue adiantar nada? Citar
Recommended Posts