Ricardo Paula Publicado Abril 11, 2009 Publicado Abril 11, 2009 (editado) Caros amigos, Tenho de momento um aquário de 160x50x50 com Ciclideos Africanos, mas o meu fascíneo sempre foi por Aquários de água salgada. Infelizmente só agora tenho condições financerias para me iniciar nestes aquários. Tenho como filtro um Fluval FX5, uma powerhead de 1400L/H. Não tenho espaço para sump, pois o aquário e o movel assim não o permitem. Gostava de saber que materiais preciso para me iniciar dando as condições minimas aos peixes. O Aquário seria de inicio somente com rochas, o mais simples possivel, para que se cometer erros não sejam demasiado graves. Tenho visto aqui no forum verdadeiras obras de arte de alguns dos membros, e foi em parte garças a isso que o meu intresse por salgados é cada vez maior. Sendo assim venho pedir-vos a vossa grande ajuda em relação ao mateiral básico que devo ter bem como as espécies para iniciados. Tenho um outro aquário de 100x30x40 que serivia de maternidade, estou a pensar começar por este para ganhar expriência que dizem? Desde já obrigado pela vossa atenção. Editado Abril 11, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Pedro Conceição Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Aqui estou eu conforme prometido para deixar a minha opinião. As medidas do aquário são muito boas, tem, para mim, os mínimos de profundidade. Idealmente não começava pelo de 100cm, visto que depois vais passar para o maior. é que compras as coisas para uma litragem, depois já não dá e tens de vender tudo e comprar de novo...acabas por gastar mais dinheiro. Em relação ao filtro, não o vais utilizar a não ser para colocar carvão activo, nada mais. Não vale a pena colocar massas biológicas, pois a rocha é que faz a filtragem biológica. Colocar lâ de vidro o0u esponjas é igual, pois o escumador faz de uma forma bem mais eficiente. Colocares isso no filtro obriga-te a limpa-lo todos xos dias ou de 2 em 2 dias. Resumindo isto....eu optava por gastar um pouco mais e mandava fazer uma estrutura em ferro/alumínio que aguente com o peso do aquário cheio (+/-500Kg), mandava furar o aqua e fazia uma coluna seca. Ias corrigir já um erro que mais tarde ias ter vontade de o fazer. Existem bastantes membros com esta experiência. Sobre acessórios, como já disse é o escumador, indicado para aquários de 600lts de carga orgânica pesada ou 1000lts de carga orgânica baixa. Deves ter em atenção que normalmente só dão uma indicação que dé a de carga orgânica baixa. Pelo menos 2 bombas de 4000lts/h cada uma ou mesmo o dobro. Necessitas de também de ter iluminação, claro. Podes optar por colocar algo tipo, 6/8x54w T5 ou 3x150w HQI + 2x54w T5 Um aparelho de osmose ninversa é também necessário para filtrares a água, visto que a água da torneira tem muitos químicos, além do cloro, que têm de ser retirados. Isto é o mínimo, sem contar com a rocha, água....Tens depois outros acessórios que para mim são quase obrigatório, que é o caso do osmorregulador e do reactor de kalk...por início. MEGA ARQUIVO
Ricardo Paula Publicado: Abril 12, 2009 Autor Publicado: Abril 12, 2009 (editado) Amigo, Desde já obrigado pela ajuda. De inicio irei começar com o meu aquario de 100x30x40, isto porque o aquario de 160 cms que tenho custou cerca de 1500 euros á menos de um ano e a mulher não está a gosytar muito de ter de vender o movel que foi carissimo para trocar por uma estrutura Por isso vou-me iniciar com o auqário pequeno e depois de ganhar alguma expriência então ai vendo o conjunto todo e compro tudo de novo, ficando o aquário pequeno para refúgio. Sendo assim irei precisar de um escumador? Só pretendo ter peixes nada de corais e rocha morta certo? Em relação á reposição de água posso fazer manualmente ou preciso de algum equipamento? A reposição de água da torneira é diária e quinzenalmente faço uma TPA de 30 % com água salgada ? Peço desculpa pelas perguntas mas no que respeita a aquários de água salgada sou ignorante. Editado Abril 12, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Pedro Conceição Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Vamos lá então dar uma ajuda... Sendo assim irei precisar de um escumador? Há quem não coloque o escumador, mas aqui terás de reforçar as TPAs, fazendo 2 TPAs por semana de 10% cada. Se optares por um escumador, não escolhas um que seja para 120lts, que seja para um pouco mais, e de preferência um que não seja de pedra difusora. Só pretendo ter peixes nada de corais e rocha morta certo? Eu colocava rocha na mesma, que poderá ser metade viva e metade morta ou sempre mais viva que morta. Coloca cerca de 18Kg no total Em relação á reposição de água posso fazer manualmente ou preciso de algum equipamento? Podes optar por um osmorregulador ou então repores manualmente. O ideal é teres um sistema de pinga pinga e colocas também kalk. A reposição de água da torneira é diária e quinzenalmente faço uma TPA de 30 % com água salgada ? Água da torneira...desaconselho vivamente. A água da torneira tem alguns componentes que a médio prazo vão causar problemas no sistema, tais como fosfatos, silicatos, nitratos, ferro, cobre.....e mais uns tantos. A reposição da água evaporada é feita diariamente com água de osmose e kalk, mais nada. Deve ser feita durante a noite, visto que o pH do aquário baixa um pouco e o kalk vai faze-lo subir equilibrando essas 2 diferenças. A TPA já será água de osmose + sal ou água natural de boa proveniência. MEGA ARQUIVO
Ricardo Paula Publicado: Abril 12, 2009 Autor Publicado: Abril 12, 2009 (editado) Amigo, Estes serve? http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/16a...%20Blue%201000/ Amigo, não consigo montar o aquário grande sem sump? Em relação ao osmoregulador onde posso comprar um por um bom preço? Abraço, Ricardo Editado Abril 12, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Pedro Conceição Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Podes montar o aquário grande sem a sump, mas terás mais equipamento dentro do aquário a ocupar espaço e fora dele onde terás algumas dificuldades em tapar. Sobre o escumador, esse para o aqua grande não me parece uma boa escolha. Eu dou preferência aos Deltec, que poderá ser o AP600. Encontras facilmente nas lojas on-line ou nas lojas físicas. Sobre o osmorregulador, nas lojas não fogem muito dos preços de uma para a outra, sendo cerca de €150. Podes dar uma vista de olhos nos DIY, pode ser que encontres alguma coisa por lá. MEGA ARQUIVO
Pedro Conceição Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Sei que tens mais dúvidas, estou à espera delas aqui! :D MEGA ARQUIVO
Ricardo Paula Publicado: Abril 13, 2009 Autor Publicado: Abril 13, 2009 (editado) Amigo, Em relação á Rocha vida e morta, onde posso mandar vir? Estamos a falar de que valores por Kilo? Já agora os 400lts que leva o meu aquário terão de ser com água de osmoze? Estou a pensar visto que vou pôr 50%de Rv e 50%de RM fazer um ciclo de 2 ou 3 meses para que a RM colonize ou é exagero? 40 Kilos de rochas chega? 10% do aquário. Abraço, Ricardo Editado Abril 14, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
rbica Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 peço desculpa estar a colocar aki as minhas duvidas, mas para n estar abrir outro topico, aqui vai peço desculpas desde já pela minha falta de cultura quanto aos aquas mas já que o administrador esta a responder aki peço ajuda do mesmo, o ke se passa é o seguinte ainda n consegui decidir-me entre os salgados e os doce, visto que os salgadas tem mais variedade quanto a mim de peixes e mais bonitos, mas os doce em termos financeiros serão mais em conta, tenho um aqua vazio de C100xA50xL40 e n sei mesmo o ke fazer, queria que me ajudassem a decidir
Pedro Conceição Publicado: Abril 14, 2009 Publicado: Abril 14, 2009 Boas. Em relação á Rocha vida e morta, onde posso mandar vir? A rocha terás de comprar numa loja especializada. Tens vários patrocinadores deste fórum que são da zona de Lisboa. Pergunta se têm, a proveniência e o preço. Por vezes aparece também alguns membros a vender rocha dos seus sistemas a um bom preço. Estamos a falar de que valores por Kilo? O valor varia da proveniência, mas ronda entre os €16 e os €25, caso seja comprado numa loja. Já agora os 400lts que leva o meu aquário terão de ser com água de osmoze? Idealmente sim, mas podes fazer com água natural. Normalmente o pessoal daqui da zona vai ao Cabo Raso apanhar. Estou a pensar visto que vou pôr 50%de Rv e 50%de RM fazer um ciclo de 2 ou 3 meses para que a RM colonize ou é exagero? Não acho um exagero, mas sim uma boa decisão. 40 Kilos de rochas chega? 10% do aquário. Eu colocava mais...cerca de 60kg. peço desculpa estar a colocar aki as minhas duvidas, mas para n estar abrir outro topico, aqui vai peço desculpas desde já pela minha falta de cultura quanto aos aquas mas já que o administrador esta a responder aki peço ajuda do mesmo, o ke se passa é o seguinte ainda n consegui decidir-me entre os salgados e os doce, visto que os salgadas tem mais variedade quanto a mim de peixes e mais bonitos, mas os doce em termos financeiros serão mais em conta, tenho um aqua vazio de C100xA50xL40 e n sei mesmo o ke fazer, queria que me ajudassem a decidir Amigo rbica, podes colocar à vontade as tuas dúvidas, pois as tuas podem ser também as dos restantes membros. Só te peço uma coisa, não escrevas em "escrita sms", pois não é permitida no fórum, e depois é bom ler português. Basicamente a maior diferença, além de cores e tudo mais, é o preço do equipamente e vivos. Inicialmente vais ter um esforço financeiro. Para um aquário desses podes ter que investir entre os €500 e os €800 ou mais, dependendo do tipo de equipamento e qualidade do mesmo. MEGA ARQUIVO
Ricardo Paula Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 (editado) Amigo, Existe algum peixe ou invertebrado que ajude a fazer o cilco da água? Pergunto isto porque no meu aquário tive um casal durante mes e meio a ciclar o aquário. Em relação á agua cristalina e ao cheiro, o escumador trata disso ou devo ter algum equipamento para isso? Abraço, Ricardo Editado Abril 16, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Ricardo Paula Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Amigos, Alguem me pode explicar como funciona a osmoze inversa? É ligado a um jerican para filtrar a agua? Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Pedro Conceição Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 O aparelho de osmose inversa é ligado à torneira de água. Essa água passa por um filtro de carvão activo, por outro de sedimentos e por fim passa pela membrana que lhe vai retirar os metais e dminerais. Depois tens 2 saídas, uma que é a água que não presta, que é um pouco mais que da outra saída que é a água boa. Esse tubinho, da boa, é que vai para o jarrican ou outro depósito para armazenar! MEGA ARQUIVO
Ricardo Paula Publicado: Abril 18, 2009 Autor Publicado: Abril 18, 2009 (editado) Amigo, Obigado pelas ajudas que me stás a dar. Há algum site com informações acerca dos peixes de agua salgada, onde poss ir a net ver informações sobre os peixes de agua salgada? Posso ter cavalos marinhos? Editado Abril 18, 2009 por NO-NAME Abraço, Ricardo APC # 207 Webcam ligada das 19 ás 24 horas.
Pedro Conceição Publicado: Abril 18, 2009 Publicado: Abril 18, 2009 O site mais utilizado pelo pessoal é o LiveAquaria ou o FishBase. Sobre os cavalos marinhos...ou tens cavalos marinhos ou tens um aquário de recife, e depois não é nada aconselhado começares nos salgados com cavalos marinhos, pois são animais para serem mantidos por pessoas já bastante experientes! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts