A minha primeira vez...


MCunha

Recommended Posts

Boas....

 

Escrevo este post com um intuito. Que todos os apaixonados pela aquariofilia, me ajudem na construção deste biótipo.

Entre LAGO MALAWI e o LAGO TANGANYIKA. Foi a primeira escolha que fiz. Com ajuda de uma jovem deste forum aconselhou-me por Tanganyika. Tanganyika segue em frente.

 

Já tive aquários com escalares, neons, guppies etc, mas para este projecto, quero algo mais empolgante.

As informações que podem ser relevantes e que posso fornecer desde já:

 

Aquário com Dimensões (CxLxA): 2000 x 500 x 600

Sump (como tenho um aquário sem uso, é o que penso utilizar )1000X300x400

 

Aqui são as minhas primeira duvidas:

1º A sump têm tamanho suficiente?

2º O Aquario têm 600l. Que bomba de retorno deve usar (L/H)?

3º Aquecimento. Quantos Wtts?

4º Iluminaçao? Quantos Wtts?

 

Mais tarde coloco algumas fotografias sobre a estrutura onde o aquário vai funcionar.

 

Espero a vossa ajuda. Obrigado

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

1º A sump têm tamanho suficiente?

 

Não há um tamanho standard para sump! Se esse é o aquário que tens disponível, então serve perfeitamente. A sump serve para aumentar a litragem do aquário e fazer com que o possa manter sem ter equipamentos inestéticos no seu interior. Serve como é óvio de filtro e com esse tamanho, desempenha na perfeição tudo.

 

2º O Aquario têm 600l. Que bomba de retorno deve usar (L/H)?

 

Eu diria que com menos de 5000 litros hora não te safas. O meu aquário tem 500 litros e é o que uso.

 

3º Aquecimento. Quantos Wtts?

 

Optaria por colocar 2 de 300W - um chega mas a redundância é muito bom! Colocas um com a temperatura um pouco mais abaixo que o primeiro.

 

4º Iluminaçao? Quantos Wtts?

 

Podes optar por T5 e com uma calha de 2x80W estás muito bem servido.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a tua resposta Diogo.

 

Relativamente à bomba, a pessoa que me fez o aquário falou-me nesses valores. Entre 5000 a 6000. Como tal era esses valores que estava à esperava. Agora a escolha da bomba tendo em conta ao preço, vai ser outra luta.

 

Quanto a iluminação, falas-me em 160W?? De quantos Kelvins?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Relativamente à bomba, a pessoa que me fez o aquário falou-me nesses valores. Entre 5000 a 6000. Como tal era esses valores que estava à esperava. Agora a escolha da bomba tendo em conta ao preço, vai ser outra luta.

 

Quanto a iluminação, falas-me em 160W?? De quantos Kelvins?

 

Bombas há muitas e preços também - se queres investi numa boa bomba então aconselho-te uma Iwaki (podes ver em www.seahorseshop.com) - são caras as dada a sua durabilidade e consumo, acabam por compensar. Eu tenho uma há 6 anos e sem problemas.

 

Claro que existem outras soluções mais baratas, como as Hailea.

 

A iluminação depende muito do gosto de cada um, mas eu combinaria uma luz branca e outra actinica. A branca na ordem dos 10.000 Kelvins.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas fotos com o aquário já colocado no sitio mas, ainda à espera que venham colocar mais travessas e que acertem o silicone.

 

 

Aqui leva um móvel em madeira a tapar

DSC05178.jpg

 

A frente:

DSC05180.jpg

 

O aquário e o sítio da respectiva sump onde se pode ver a saída de agua (para TPAs) directa na sump:

DSC05181.jpg

 

Os furos para a passagem dos tubos:

DSC05182.jpg

 

 

Quanto à bomba, estive a ver o que aconselhas mas é um preço muito elevado tendo em conta o investimento que fiz na casa. Tenho que me contentar com uma mais barata... Aconselhas mais alguma nesta gama?

 

Obrigado

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto à bomba, estive a ver o que aconselhas mas é um preço muito elevado tendo em conta o investimento que fiz na casa. Tenho que me contentar com uma mais barata... Aconselhas mais alguma nesta gama?

 

Em primeiro lugar os meus parabéns pelo projecto - parece-me tudo muito bem pensado!

Quanto à bomba, na gama mais barata, as Hailea (que são iguais às Aquamedic - feitas inclusivé na mesmo sítio) são, na minha opinião as melhores numa relação, qualidade preço. No entanto tens também as Sicce que sendo iguais às Tunze (e feitas no mesmo local).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, preciso de uma opinião...

 

A bomba que vou comprar será a Bomba de Retorno HAILEA HX-8890

 

Características

 

* Caudal: 9000L/h

* Altura de elevação: 5,8m

* Potência: 240W

* Ligação: 44,5mm

* Dimensões aprox.: 305x162x190mm

 

É em demasia?

 

Relativamente às matérias filtrantes para a sump:

 

Perlon

EHEIM bioMECH (1L)

EHEIM EHFI AKTIV (1L)

 

Falta algo mais?

 

Relativamente ao aquecimento, haverá incompatibilidade de colocar aquecedores de 3x100W em vez de 1x300?

 

Obrigado

(Se dessem opinião hoje ainda encomendaria tudo pela seahorseshop hoje mesmo)

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A bomba parece-me ter um débito suficiente. verificaste qual o débito efectivo à altura do aquário? Parece-me é ter um consumo energético muito elevado (mas posso estar enganado, não estou muito por dentro do assunto).

 

Quanto à matéria filtrande, os produtos eheim são algo que tens ai por casa correcto? Aconcelho a utilização de carbonato de cálcio para manutenção do pH e dureza, como aragonite ou calcite, Conchas de bivalves mortos ou esqueleto de coral, por exemplo.

 

Em relação ao aquecimento, depende do quão fria é a casa, mas diria 2x 300W ou 3x 200W.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago...

 

O consumo energético é um pouco elevado sim... sempre são 240w 24 sobre 24 horas. Mas, o que fazer?

Quanto aos produtos eheim ainda os vou comprar, e apostei nestes. Alguma opinião?

Quanto à manutenção do pH e dureza será algo que mais à frente vou estudar. Para já quero testar o aquário que foi feito. Amanhã tiro fotografias do dito cujo.

 

Relativamente ao aquecimento, a casa não é fria, mas mesmo assim opto por 3x100. Ter a mais não deverá ser problema, e na eventualidade de um falhar, haverá sempre mais dois..

 

Abraço e obrigado

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

lparabens pelo projecto mesmo

 

hehehehe

 

continua :medieval_mace:

 

Cumprimentos

 

$N$ :snipersmile:

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]


loading.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Das bombas de retorno não tenho muito conhecimento, por isso não posso falar muito, no entanto parece-me que isso consome mesmo muito, não há nada mais económico??

Quanto ao aquecimento 3x100 é muito pouco para mais de 600 Lts de água e no inverno não vai dar conta! Mete 2 x 250, que é mais seguro, no entanto não perdias nada com 2 x 300w!Tens aqui uns a preço porreiro: Aquecedores.

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pelo interesse de todos no meu projecto.

 

Só agora me deparei com o erro que ia cometer. Pensei em 3x100w, mas apenas agora, depois de teres frisado os 500w ou 600w é que me apercebi!!! Pensei que estivéssemos a falar dos mesmos watts. Sendo assim e para não facilitar as coisas, vou colocar os 3x200. Quanto ao gasto de energia, vou pesquisar mais para ver se consigo uma bomba que consuma menos e que tenha um bom debito.

 

Colei hoje a sump com separadores em acrílico. Amanhã tiro as fotos.

 

Obrigado e abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Realmente é mesmo muita ajuda!!

 

Quando um gajo não sabe, não têm que inventar, pergunta a quem sabe!!

 

Sendo assim aqui vai. Tenho os furos feitos no aquário ao mesmo nivel, como podem ver na foto.

 

DSC05175.jpg

 

Aqui vai....

 

Como é que igualo o caudal da bomba com a água que sai do aquário? Parece ser uma coisa simples mas é algo que não consigo fazer!

 

Tenho um passa-muros e depois um cotovelo a 90 onde ligo a mangueira... Mas a bomba debita mais que a queda de água. O inverso acontece se retirar o ar à mangueira (e mantendo o nível da água no bordo superior) que dá a saída água do aquário. Sei que há algo aqui que está mal, mas por mais pesquisa que faça não consigo encontrar solução.

 

(E eu que meti o chão em flutuante! Até me arrepio!)

 

Abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal... estou mesmo a precisar de uma ajuda valiosa! Não sei como igualar o caudal de forma a que o aquário escoe a mesma água que a bomba mete. Já li centenas de formas, mas nenhuma dá solução à minha!

Será que a bomba de 9000L/h debita muito?

Será o buraco de 50mm que é pequeno demais?

 

Por favor, ajudem-me porque gostava de meter o aquário a ciclar...

 

Obrigado

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não te consigo ajudar, no entanto acho melhor pedires ajuda na área de equipamentos e manutenção! Lá deverás conseguir mais ajudas!!!

A ver se pões isso a cilclar que a malta quer ver isso montado!!!

Boa sorte!

 

Cumps

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma sump, e tenho os dois furos a mesma altura, não te consigo explicar, posso tirar umas fotografias se quiseres, aquilo tem um tubo por onde entra a agua largo, e um mais fino por onde sai, a bomba que tenho é uma eheim compact 5000, faz uma corrente do caraças e aquilo mantem-me sempre o mesmo nivel!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais