paulinhovfc1 Publicado Abril 11, 2009 Publicado Abril 11, 2009 Boas pessoal ja vi varios pots sobre sumps, mas continuo com uma dúvida, queria por o sump por tras do aquario( ou seja ao mesmo nivel) a dúvida é, qual a altura ideal do sump ( mesma que do aquario ou pode ser inferior)?? E queria por uma bomba eheim de retorno de 1000 lts que já tenho, o tubo de entrada no sump terá de ser maior que o de saida? e como consigo estabilizar o nivel de agua de maneira a nao ter inundaçoes? Sei que há muitos pots sobre sumps mas devo ser burro pois ainda nao percebi bem o funcionamento deles O aquario mede 100.30 e tem 40 de altura. Obrigado Cumps Paulo Flôr Citar
Antonio Violante Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 ola a altura e no meu ver a que quiseres para mim quanto maior for melhor pois leva mais materias filtrantes em relaçao a estabilizares a agua o melhor e furares o aqua e a sump juntos os tubos teem que ser sempre o de entrada maior que o de saida da sump sump de uma mulher Citar TOYOTA
paulinhovfc1 Publicado: Abril 11, 2009 Autor Publicado: Abril 11, 2009 Boas António Obrigado pela resposta. Já falei com a Luisa e relamente ela falou-me em ti como ajuda. Ainda bem que foste tu a responder . Eu nao queria furar, queria usar tubos em U. Pelo que a Luisa me explicou o tubo de entrada devera ter o dobro do da saida de agua correcto? E o nivel em caso de falha de luz ou assim nao transborda o sump? Citar
Antonio Violante Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Boas António Obrigado pela resposta. Já falei com a Luisa e relamente ela falou-me em ti como ajuda. Ainda bem que foste tu a responder . Eu nao queria furar, queria usar tubos em U. Pelo que a Luisa me explicou o tubo de entrada devera ter o dobro do da saida de agua correcto? sim E o nivel em caso de falha de luz ou assim nao transborda o sump? sim se falhar a luz nao sai agua nenhuma para fora ola mas tens que nivelar a agua primeiro depois metes a bomba a trabalhar e ves o comportamento da agua a agua nao pode faltar na sump nem pode estar a mais no aqua se vires que so com 1 U nao chega mete 2 nao te esquecas que sao 1000 litros por hora Citar TOYOTA
Pedro Conceição Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Viva. Gostava de saber uma coisa...o aqua é para água doce ou salgada? a altura e no meu ver a que quiseres para mim quanto maior for melhor pois leva mais materias filtrantes em relaçao a estabilizares a agua o melhor e furares o aqua e a sump juntos Aqui tens e não tens razão. Tens na parte que terá mais espaço para matérias filtrantes, no caso de ser para água doce, mas para salgado nem por isso. Fico a aguardar a resposta para que tipo de água vai ser para poder ajudar de uma forma certa. Citar MEGA ARQUIVO
paulinhovfc1 Publicado: Abril 12, 2009 Autor Publicado: Abril 12, 2009 Boas Obrigado pela ajuda que têm dado. É para agua doce. Eu tenho um filtro diy daqueles com corpo é um bidon de 7lts estanque daqueles usados nos kayakes, a cena é que fica com pouca tiragem a saida e ouvi dizer que os sumps baseados nos aquarios salgados como voçes suponho que tenham, fazem melhor o serviço, servem para guardar todo o material bombas, termostato etc... Eu tenho uns pedaços de vidro de cerca de 2 mm a 4 mm que servem para as medidas que queria algo tipo 40 altura 20 a 25 de profundidade e cerca de 50 cm de largura. Para mim o sump seria mais prático pois tenho uma bomba de 1000 lts para a filtragem normal e uma de 300 lts para um uv que tenho, ambas de tiragem, e aproveitava e metia la o termostato tambem, alem de ser mais pratico para limpar. O meu aquario tem 100 lts que tamanho ou litragem aconselham para o sump, e cuidados para nao transbordar em caso de falta de energia ou anomalias ?? Mais uma vez obrigado pela ajuda e parabens pelo vosso gosto na aquariofilia e gosto em ajudar, realmente eu queria mesmo um salgado mas quero adaptar-me primeiro ao hobby pois estive afastado 10 anos e vi que muita coisa mudou, pelo que vejo para melhor, e já para nao falar na dificuldade da agua salgada pelo que tenho visto e a maior razao de todas o custo dos salgados ser mais elevado que os de doce.... Cumps Paulo Flôr Citar
Pedro Conceição Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Ora sendo de água doce, vai para o SF correcto de forma a teres uma ajuda mais correcta. Citar MEGA ARQUIVO
Recommended Posts