madureira Publicado Abril 10, 2009 Publicado Abril 10, 2009 Boas começei nisto a muito pouco tempo.Depois de muito ler, as duvidas sao muitas mas acho que neste forum posso esclarecer algumas se nao muitas. A minha primeira duvida e principal e com o filtro. tenho um aquario de 69 litros que ja vinha com o equipamento o filtro vinha com um bocado de esponja azul e umas pedras normais de rio e algumas de carvao. Acontece que tive que fazer um tratamento aos peixes pois encontravam-se com fungos e perdas de cor, entao na loja receitaram me os medicamentos e recomendaram tirar o carvao activo do filtro. Muito bem foi o que fiz , retirei o carvao e meti so a esponja agora a minha grande duvida sera. Tenho que por de novo o carvao ja o comprei mas o que me interessa saber e se e bom o carvao estar realmente sempre activo no filtro ou nao? Que devo por no meu filtro? Neste momento so tenho a esponja. existe mais algum material que deva por e deixar la ? Espero que me possam ajudar e peço desculpa mas sou mesmo novato nesta coisa. Obrigado desde ja a todos. Cumprimentos Citar
ClaudioReis Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Boas Vou tentar ajudar da melhor maneira... Relativamente ao carvão activo, deves colocar por uns dias (2 ou 3) após o tratamento, para retirar o "excesso" de medicamento. Depois deves retirá-lo, pois ao fim de algum tempo vai largando restos do medicamento "guardado". Podes é colocar, por exemplo, "argolas de ceramicas" (penso que se chama assim, mas dou-te um exemplo SERA Biopur ). Aconselho-te a quando adicionares esse material, colocar junto um pouco de bactérias vivas (por ex. Stress Zyme da API ou SERA Filter Biostart) directamente no material filtrante (que é para ficar com uma colonia de baterias de "imediato"). Espero não ter dito nenhuma "asneira" e espero ter ajudado Abraço Cláudio Reis Citar
Recommended Posts