Recommended Posts

Publicado

Pessoal, sou novo no ramo de reefs e tenho algumas duvidas basicas:

tenho dois aquarios um de 150x40x50 e um de 60x40x30 (comp. x larg. x alt)

eu gostaria de saber se eu poderia colocar um como sump (acho que chamam assim...) do outro no caso o de 60 como sump do de 150?

quais os equipamentos necessários para a montagem de um reef no aquario de 150?

eu queria criar um reef de animais não muito dificeis de se manter e de aguas tropicais...

desde jah grato.

Publicado:

Podes colocar o aqua de como sump sem problemas. Idealmente era um maior, mas podes começar assim.

Para começares deves ter, de equipamento um escumador indicado para 400lts de carga orgânica pesada ou 600lts de carga orgânica baixa. Normalmente os escumadores que não têm estas 2 indicações só indicam a carga orgânica baixa.

Tens de ter também a bomba de retorno, que leva a água da sump para o aquário, que deve de ser entre os 2000lts/h e os 3000lts/h, podendo ser mais potente, mas eu não colocava.

Pelo menos terás que colocar 2 bombas de circulação que façam, cada uma, pelo menos, 3000lts/h mas eu colocava o dobro (6000).

E falta mesmo é a iluminação, que poderá ser uma calha de 6x54w T5 ou então colocava 2x150w HQI + 2x54w T5.

Para completar os mínimos, será mesmo um aparelho de osmose inversa para teres a água da rede devidamente filtrada.

Este é o equipamento mínimo. Depois tens outros que são extras, alguns quase obrigatórios, como o osmorregulador e o reactor de kalk. Existem outros que serão quase obrigatórios quando começares a ter um bom número de corais duros.