Carlos Trabuco Publicado Abril 10, 2009 Publicado Abril 10, 2009 Ora viva amigos, não sei se postei no local certo. Gostaria muito da vossa ajuda para o seguinte: Tenho um casal com perto de 150 alevins, ja com 3 semanas de vida. O macho é um azul turqueza e a femea um pigeon blood. Acontece que o macho esta, ao que me parece, a perder escamas, e nesse local esta a ficar esbranquiçado. Poderá isso dever-se aos alevins terem-se alimentado mais do macho que da fémea, por este ser mais escuro e atrair mais os alevins? Os alevins, apesar de ja se alimentarem sozinhos, por vezes ainda vão comer do macho e tenho notado que mordem esses pontos brancos. Podera isto ser causado pelos alevins? Os alevins já tem 3 semanas e +/- 1 cm. Se não for, adoraria a vossa ajuda e possivel tratamento, pois vejo que essa coisa se esta a alastrar. Tenho administrado esha2000, acabei hoje o terceiro dia, e tambem já esfreguei esses pontos brancos com betadine. Grato pela vossa atênção e pela vossa preciosa ajuda. Um abraço Carlos Trabuco
A. Ferreira Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Se os pequeninos já comem seria melhor separar-los. António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Carlos Trabuco Publicado: Abril 10, 2009 Autor Publicado: Abril 10, 2009 (editado) Ora viva anto. Sim, realmente os pequenos já comem sozinhos mas queria deixar completar um mes, como fiz com um outro casal, para então separa-los para um aquario à parte. É que agora estou sem espaço para colocar mais um aquario de crescimento e estou a preparar a falsa da casa, para mudar todos os aquarios, menos o comunitário, para lá. De qualquer das formas deixo aqui os parâmentros da agua desse cubo que referi. Testes da PRODAC NH3 = 0,5 NO2 = 0 PH = 7,2 Teste da NUTRAFIN NO3 = 10 Subi a temperatura para os 30ºC....antes estava na casa dos 29ºC Faço TPA's diarias de +/- 20%, com agua directa do esquentador, adiciono anti-cloro e regulo o PH para os 7.0. Bem, espero não estar a fazer asneira com as TPA's, já me ocorreu isso. Um abraço Carlos Trabuco Editado Abril 10, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Boas no caso das tpa's devias ou de meter um pré filtro para eleminar os metais antes de entrarem em contacto com os discus e assim podias continuar a meter água direta ou deixar a água da tpa repousar num recipiente durante no minimo 12 horas (eu deixo de um dia para o outro ) pois além de eliminar metais o ph costuma alterar passados umas horas !!!
Abel Brás Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Quase que aposto que são os alevins que mordem o pai O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
Nuno Fontela Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Movido para sub-forum correcto. Ex Milkshaker Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
A. Ferreira Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Quase que aposto que são os alevins que mordem o pai Estou de acordo, tb creio que sim são os filhotes. António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Carlos Trabuco Publicado: Abril 10, 2009 Autor Publicado: Abril 10, 2009 (editado) Estou de acordo, tb creio que sim são os filhotes. Ora viva. Eu tambem vou mais por ai, que são os animalitos que mordem o desgraçdo do macho. Vou ter que arranjar o raio do aquario de crescimento e deixa-los por sua conta. Mas ja agora, qual o melhor tratamento para ajudar a sarar aquelas feridas no macho? Um grande abraço a todos, e o meu muito obrigado Carlos Trabuco Editado Abril 10, 2009 por Carlos Trabuco
Carlos Trabuco Publicado: Abril 10, 2009 Autor Publicado: Abril 10, 2009 Boas no caso das tpa's devias ou de meter um pré filtro para eleminar os metais antes de entrarem em contacto com os discus e assim podias continuar a meter água direta ou deixar a água da tpa repousar num recipiente durante no minimo 12 horas (eu deixo de um dia para o outro ) pois além de eliminar metais o ph costuma alterar passados umas horas !!! Ora viva gabriel. eu tenho 40 bidões de 25 litros cada...serviam para isso mesmo, alias eu ia directamente buscar agua a uma nascente...mas a trabalheira era muita e os gastos de gasolina eram enormes. Por isso optei por fazer TPA's com a agua directamente do esquentador, além de sair na temperatura que nós quizer-mos, dá muito menos trabalho. Quando ia buscar a água à nascente, depois aquecia a mesma numa panela e fazia as TPA's...mas como disse, os gastos eram enormes. Vou ter então que fazer repousar a agua dentro dos bidões, por 1 ou 2 dias e depois aquece-la numa panela. Ou então tentar instalar um sistema gota a gota directamente para o aquario. Um grande abraço Carlos Trabuco
A. Ferreira Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Ora viva.Eu tambem vou mais por ai, que são os animalitos que mordem o desgraçdo do macho. Vou ter que arranjar o raio do aquario de crescimento e deixa-los por sua conta. Mas ja agora, qual o melhor tratamento para ajudar a sarar aquelas feridas no macho? Um grande abraço a todos, e o meu muito obrigado Carlos Trabuco Para tratar disso creio que são TPA's e se fosse eu juntava um pouco de stress coat. Fazia tb um tratamento de esha 2000. Abraço António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Jorge Oliveira Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Não esquecer que a água em repouso apenas elimina o cloro e não os materiais pesados embora tenha optado por esse metodo durante 2 anos nunca tive problemas.Devias aumentar as TPA's é que tens a amónia algo elevada.Para mim os tratamentos aconselhaveis são os já referidos. O meu feedback
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Não esquecer que a água em repouso apenas elimina o cloro e não os materiais pesados embora tenha optado por esse metodo durante 2 anos nunca tive problemas.Devias aumentar as TPA's é que tens a amónia algo elevada.Para mim os tratamentos aconselhaveis são os já referidos. Boas a água em repouso horas suficientes elimina o cloro e metais pesados , a não ser que os testes que tenham estejam avariados ..... :D TPA todos os dias de 25% é o ideal no meu ponto de vista...
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 Ora viva gabriel.eu tenho 40 bidões de 25 litros cada...serviam para isso mesmo, alias eu ia directamente buscar agua a uma nascente...mas a trabalheira era muita e os gastos de gasolina eram enormes. Por isso optei por fazer TPA's com a agua directamente do esquentador, além de sair na temperatura que nós quizer-mos, dá muito menos trabalho. Quando ia buscar a água à nascente, depois aquecia a mesma numa panela e fazia as TPA's...mas como disse, os gastos eram enormes. Vou ter então que fazer repousar a agua dentro dos bidões, por 1 ou 2 dias e depois aquece-la numa panela. Ou então tentar instalar um sistema gota a gota directamente para o aquario. Um grande abraço Carlos Trabuco Boas carlos eu devido á minha água dos dois poços terem 50mg de nitratos vou 3 vezes por semana buscar água a uma nascente a 2 klm de casa que tem a água 5* para discus , mas vou arranjar um deposito maior para passar a ir só no maximo uma vez por semana , quanto a aquecer a água podes arranjar um deposito da litragem necessária para 1 dia e meter um termostato e 24 horas são suficientes para aquecer a água e eliminar os metais pesados , ou se a água que tens da torneira for boa podes simplificar muito as coisas metendo uns préfiltros que te elminam os metais pesados e cloro e sistema gota a gota que elimina-te a necessidade de aqueceres a água pois ao aquecer no esquentador estás a colocar metais na água pois passa e aquece em tubos de cobre entre outras coisas e assim podes ter directo da torneira a passar pelos pré-filtros e em gota a gota tirando trabalhos e ficando mais saudavel para os discus apenas tens de aspirar os restos depois ....
Carlos Trabuco Publicado: Abril 11, 2009 Autor Publicado: Abril 11, 2009 Boas carlos eu devido á minha água dos dois poços terem 50mg de nitratos vou 3 vezes por semana buscar água a uma nascente a 2 klm de casa que tem a água 5* para discus , mas vou arranjar um deposito maior para passar a ir só no maximo uma vez por semana , quanto a aquecer a água podes arranjar um deposito da litragem necessária para 1 dia e meter um termostato e 24 horas são suficientes para aquecer a água e eliminar os metais pesados , ou se a água que tens da torneira for boa podes simplificar muito as coisas metendo uns préfiltros que te elminam os metais pesados e cloro e sistema gota a gota que elimina-te a necessidade de aqueceres a água pois ao aquecer no esquentador estás a colocar metais na água pois passa e aquece em tubos de cobre entre outras coisas e assim podes ter directo da torneira a passar pelos pré-filtros e em gota a gota tirando trabalhos e ficando mais saudavel para os discus apenas tens de aspirar os restos depois .... Ora viva Gabriel e restantes amigos. Pois se eu tivesse a nascente a 2 Km, eu ia todos os dias buscar água, o problema é que a nascente mais proxima aqui fica a 20Km. Aqui em São Miguel, as aguas das nascentes são de excelente qualidade, e digo mesmo que muitas delas melhores às agua já engarrafadas. O problema é a distância e gasta-se muita gasolina, por isso optei por esse metodo que descrevi. Eu estou a preparar a falsa de minha casa, para montar lá todos os cubos e os aquarios de crescimento...depois penso então em um sistema gota a gota que seja eficaz. O importante aqui é ter o menor gasto com o maior e melhor beneficio. Um grande abraço Carlos Trabuco
Recommended Posts