Recommended Posts

Publicado

boas pessoal :wink:

tou com a seguinte duvida, para se formar um casal de discus basta esperar q 2 se separem do resto do cardume, ou tenho de esperar q eles desovem no comunitario e so depois separa-los ??

É pq 2 dos meus discus estao sempre aqui num canto do aquario, perto de um tronco, um fica sempre a defender o territorio, so sai para comer, e o outro anda mais pelo aqua todo , so q qd quer estar mais quieto é q vai tb para junto do tronco, so q como eles andam sempre a bicada nao sei se devo separa-los para um aqua de reproduçao, ou se os deixo ficar... :?

outra coisa: :roll:

um amigo aqui do forum vendeu-me um casal (tao fartos de fazer filhotes) e ele disse-me q consegue distinguir os sexos atraves do tubinho q esta junto ao anus, disse-me q a femea é a q tem o tubinho mais saliente e o macho nao tanto, ele diz q todos os casais q formou foi so de olhar e dps separou-os, e q acabaram todos por formar casal, mais alguem consegue fazer isso ?!

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

olá white niger é assim que se começam a formar os casais, dois deles separam-se do cradume e começam a defender o territorio onde vão desovar.

Sei por parte de um amigo que visitou algumas discus farms que eles tiram os peixes da agua e através do aparelho reprodutor vêm se é macho ou femea.

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Publicado:

Ola

Seria bom verificar o orgão reprodutor, poi spode ser que sejam duas femeas.

O orgão de femea é mais desenvolvido e mais largo.

O orgão do macho é mais pequeno e ponteagudo.

A femea torna-se mais apegada ao sitio aonde vai desovar do que o macho.

Normalmente e principalmente nos meus casais só ao fim de cinco ou mais desovas é que têm bom sucesso. Pelo que não separo o futuro casal logo à primeira desova. Procuro sim verificar os orgãos reprodutores para ter a certeza de se trata de um casal.

Não me consideo um sabichão, pelo que haverá companheiros que podem dar um contributo mais valioso.

Até sempre

Rui

Publicado:

Boas

Concordando com o que já foi dito, acrescento que mais vale deixar os peixes acasalar (escolher) do que separar um macho e uma fêmea.

Nota também que há peixes (excepções) que podem enganar: machos com o espermiducto mais rombo e fêmeas com o oviducto mais afilado.

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

boas mais uma vez.........

é so para vos dizer q deve mesmo ser um casal , pois passaram o dia a limpar o troncoe a bicar quem se aproximava , so pararam a limpesa qd chegou a hora de comer , mas ja voltaram para junto do tronco, agora vou so esperar q eles desovem para ter a certesa absoluta q sao mesmo um casal

[[[[]]]]

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

Olá,

existem muitas teorias para defenir o sexo nos Discus , mas a única certa é mesmo quandoo 2 Discus acasalam e nascem alevins depois da postura, tudo o resto é pura expeculação. Tens de ter paciencia e se puderes separa-los tanto melhor.

Publicado:

Boas pessoal,

Estas são fotos dos orgãos sexuais de um suposto casal que já realizou 25 posturas e que come os ovos, normalmente ao 2º dia.

Julgo tratar-se de um casal imaturo, visto terem apenas cerca de 1 ano de idade.

Deixo ao vosso critério a avaliação das imagens e agradeço que me digam, na vossa opinião, se se trata de um casal ou não ? E qual das fotos representa o macho e a femea ?

Eu tenho uma opinião formada mas já agora gostaria de saber se coincide ou não com outras opiniões.

Foto 1

Pic_1258_19.jpg

Foto 2

Pic_1258_18.jpg

Jacinto Silva

Publicado:

na minha opiniao o 1º é macho e o 2º é femea, pelo menos assim parece

ja agora so uma pergunta, disseram-me q a femea quando começa a desovar deixa de crescer, alguem sabe se é verdade ? é pq a minha femea é mesmo muito pequena ao pe do macho e mesmo ao pe de todos os outros

Publicado:

Eu tambem sou dessa opinião. No entanto gostava de ver a barbatanas caudais para ter mais a certeza. Será possivel?

Até sempre.

Rui

Publicado:

Olá,

para mim a femea é a que coloca os ovos o que é facil de identificar durante a postura, se eles nascerem o ouitro é o macho. Se não nascerem terás uma incerteza.

Publicado:

Se postares uma foto em que se veja o peixe todo, eu posso te dizer isso.

Assim é um pouco dificil.. mas pela foto, o 1º é macho e o 2º femea, tal como disse o white niger, mas com uma foto do peixe por completo posso ter a serteza.

Cumps

Publicado:

Tenho a mesma opinião do White Niger e do Rui Taborda, a Foto 1 parece-me ser do macho e a Foto 2 da femea.

Quanto á possibilidade de ver-se o ovo a sair durante a postura, nunca consegui concluir quem colocava os ovos, apesar de ter assistido a várias posturas.

Foto 1

Pic_1258_17.jpg

Foto 2

Pic_1258_31.jpg

Este suposto casal tem-me deixado sempre na dúvida, porque nunca deixou eclodir os ovos e já lá vão com 25 posturas.

Jacinto Silva

Publicado:

Boa noite a todos

Hoje é a minha estreia neste forum, espero que possa ajudar.

Em relação ás fotos dos discus do jacinto, a foto é um macho e porquê?

Eu tenho discus azul diamante, e os meus machos tem aquele véu no

final da barbatana dorsal.[/url]

Publicado:

é um macho pq a femea tem o tubinho (do anus) maior e mais largo, pelo menos é o q se passaq com o meu 1º casal , este q se formou agora ainda nao vi quem desova e quem fecunda mas atravez do tubinho ja tirei as minhas conclusoes :oops:

Publicado:

Jacinto, nas fotos que tu postas-te o peixe da primeira foto é um amcho e o da 2ª é femea :P

Sem duvida, são um casal.. agr pk destroem as posturas, isso na sei cheers

Cumps