Jesus Osmar Publicado Abril 10, 2009 Share Publicado Abril 10, 2009 Boas, Procurei neste forum sobre argila expandida e nâo achei nenhum topico. O que os adeptos amigos aquaristas aficcionados por discos acham de usar a argila expandida em nossos filtros biologicos como substrato para fixaçâo das bacterias nitrificantes. Estou utilizando a argila expandida em um aquario de 120 litros esperando os resultados, é so aguardar. Abraços, Jesus Osmar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Abril 10, 2009 Share Publicado: Abril 10, 2009 Viva, Penso que seja uma boa opção no caso de não se desfazer.. há quem use areão simples...leca será bem melhor dada a alta porosidade da mesma... pode não ser tanta quando as cerâmicas próprias e caras... mas penso que será bem eficiente. vê aqui cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A. Ferreira Publicado: Abril 10, 2009 Share Publicado: Abril 10, 2009 Procura por LECA e encontras muita coisa. Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SmokeSecrets Publicado: Abril 10, 2009 Share Publicado: Abril 10, 2009 Atenção que existe 2 tipos de argila expandida. A conhecida Leca, que é usada nas obras. Que não é Lavada! e esta que é avermelhada Citar Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
REDEVIL31 Publicado: Novembro 14, 2009 Share Publicado: Novembro 14, 2009 Atenção que existe 2 tipos de argila expandida. A conhecida Leca, que é usada nas obras. Que não é Lavada! e esta que é avermelhada E qual se usar? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Manuel Martins Sousa Publicado: Novembro 14, 2009 Share Publicado: Novembro 14, 2009 Olá Boa Noite Caro Jesus Osmar, argila expandida e "Leca" são rigorosamente a mesma coisa. "Leca" é simplesmente uma marca deste produto. Eu utilizo num filtro este material com muito sucesso. Podes comprar este material, que se vende em várias granulometrias, compras do maior que encontrares, partes os grânulos grandes em partículas mais pequenas, sem os fragmentares muito, lavas e metes dentro do filtro. Os grânulos partidos têm a vantagem de melhorar a superfície de fixação das bactérias porque o seu interior é muito poroso. A superfície exterior dos grânulos é muito "fechada" e é difícil o acesso das bactérias aos poros interiores porque estão obturados pelo exterior com argila fundida. É um bom material para a fixação das bactérias e não se dissolve na água. Basta a lavagem inicial, e problema resolvido. O ideal é a "Leca" britada (partida) manualmente, tal como disse anteriormente. Um abraço Martins de Sousa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lpsr Publicado: Maio 26, 2010 Share Publicado: Maio 26, 2010 boas... eu ainda sou novo por aki, e tenho uma duvida... a argila pode ser também usada como base para o aquario para fazer o logout? ou por ser leve flutua? Os melhores cumprimentos... lpsr Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Maio 26, 2010 Share Publicado: Maio 26, 2010 boas nao é logout mas layout. o pessoal nao o usa como substrato pq tem tendencia a flutuar.e sim é mt boa para ter como filtro biologico e barata. como disseram aqui convem comprar com granulometrias maior e parti-las para ter um maior contacto com o interior do mesmo pois é mais poroso. cumps joni Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nlribeiro Publicado: Maio 26, 2010 Share Publicado: Maio 26, 2010 boas...eu ainda sou novo por aki, e tenho uma duvida... a argila pode ser também usada como base para o aquario para fazer o logout? ou por ser leve flutua? Os melhores cumprimentos... lpsr Boas, eu já experimentei, e flutua, tens duas soluções: 1- Se a ferveres, com por exemplo um prato por cima para a manter submersa, tem a tendência a perder as bolhas de ar internas, no entanto alguns grânulos vão sempre flutuar, pois como disse o José Manuel, a superfície exterior é muito fechada; 2- Deixar de molho durante alguns dias, também aqui alguns grânulos não afundam nem a lei da bala, mas a maioria vai submergir eventualmente. Quanto a propriedades, é inerte, com pH neutro, e sem quaisquer nutrientes próprios, eu usava apenas como substrato para postura de dânios. Citar ________________________ A evolução dos meus alevins de Kribensis (Pelvicachormis pulcher) em vídeo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lpsr Publicado: Maio 29, 2010 Share Publicado: Maio 29, 2010 boas... mas a akadama é um substrato de argila..a certo? nao é argila expandida? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts