gitto Publicado Abril 9, 2009 Publicado Abril 9, 2009 (editado) Boas, vou montar um plantado e decidi adquirir um substrato da ADA o Malaya, a minha duvida é se antes de meter no aquário é preciso lavar o substrato? e já agora alguém tem experiência com este substrato que me possa dizer se ele é mesmo bom ou não? Editado Abril 9, 2009 por gitto
Godlike Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Boas não precisas de lavar, podes peneirar... para retirar o pó, mas acho que nem isso vale apena!! Cumps
alcaide Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Vou roubar o tópico para perguntar outra coisa. O akadama para bonsai também não precisa de ser lavado certo? Obrigado ALCAIDE
Godlike Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Eu nunca a lavei... mas podes sempre peneirar... se quiseres ter um pouco mais de trabalho.. a akadama trás um pouco de pó! Cumps Cumps
Miguel Reis Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Eu peneiro sempre. Nos transportes há sempre alguns grãos que ficam em pó e o que se quer é a "coisa" mais limpa possível. Cumps
Luís Fortunato Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Olá pessoal. Todos os substractos que falaram aqui são argilas expandidas e porosas. Se os vão lavar/peneirar, o que estão a fazer é desintegrar os grânulos... Resumindo, por mais que peneirem e lavem os substractos, hão de ficar sempre com 'pó'. Então, a repsosta é: não os lavem. coloquem-nos no aquário e adicionem a água muito cuidadosamente. Nos primeiros dias é normal que a água fique ligeiramente turva, mas após algumas TPA's e com o passar dos dias isso desaparece. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
pedrioo Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 Viva, Pelo que estive a ler os aquasoils são todos bons, mas o que deu a fama foi o amazonia que é o mais rico em matéria orgânica (penso que turfa) e favorece um crescimento mais rápido às plantas. Na embalagem diz explicitamente que não deves lavar. Aquilo não deixa poeira praticamente nenhuma.. e passado umas horas já está tudo limpinho. Com o amazonia a água pode é ficar amarelada. Com os outros não fica. Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
alcaide Publicado: Abril 10, 2009 Publicado: Abril 10, 2009 coloquei directamente do saco par ao aquario ALCAIDE
Recommended Posts