Silvério Torres Publicado Setembro 23, 2004 Publicado Setembro 23, 2004 Olá a todos Estou a pensar montar um reef mas não tenho a certeza de algumas questões que tenho duvidas e era a ver se me ajudavam a esclarecer as seguintes duvidas como se para manter corais eu preciso de hqi ou se pode ser uma simples florescente? Para um aqua de 350-400 litros de que tamanho eu precisarei para a sump?Um escumador para quantos litros?Preciso obrigatoriamente de ter uma uv e de quantos watts? Se Alguem me puder ajudar agradeço. OBRIGADO.
Diogo Lopes Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Olá Silvério, para manter corais eu preciso de hqi ou se pode ser uma simples florescente?Depende dos corais que quiseres manter. Se colocares apenas corais moles e pouco exigentes podes usar florescentes. Se quiseres algo um pouco mais exigente podes colocar também florescentes, mas T5 ou PC (Power Compact). Se quiseres ter uma aquário com corais duros e outros seres mais exigentes terás que optar pelas HQI. Para um aqua de 350-400 litros de que tamanho eu precisarei para a sump? Não há uma regra. Eu diria que quanto maior melhor! Um escumador para quantos litros?A esta questão respondo-te que vai depender da marca. Se em algumas o que dizem pode ser considerado, há outras que será necessário comprares um escumador que dê para o dobro do que indicam. Por princípo uso sempre um escumador sobredimensionado e sempre para o dobro do volume do aquário. Preciso obrigatoriamente de ter uma uv e de quantos watts? Eu diria que não precisas e alías eu considero-a até prejudicial, pois mata tudo ou quase tudo o que tens de vida micrsocópica no aquário. Por mim só deve ser usada se for necessário, em casos como infecções ou outras situações por controlar. Abraço, Diogo
Silvério Torres Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Por favor podes-me dizer que tipo de corais são mais faceis de lidar eu suponho que sejam os molrs como referistes quais as especies?são mais caros ou mais baratos que os duros?E quanto a iluminação para os peixes é indiferente as flurescentes ou hqi.Podes me dar mais alguma informação sobre as T5? Obrigado
Duarte Conceição Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Olá Silvério. De facto os corais moles podem ser considerados dos mais fáceis de manter, por várias razões não têm as mesmas exigências de luz que os duros e são também mais baratos. Algumas espécies/famílias de corais moles fáceis de manter : Actinodiscus , Zoanthus, Sarcophytons, Xénias, Colts entre outras. Para os peixes penso que a iluminação seja indiferente, aliás não é tão importante como os corais, desejavelmente esta deverá ser ajustada para permitir veres os peixes com as suas fantásticas cores. Quanto às T5 faz uma busca no fórum onde encontrarás inúmeros posts sobre isso desde tecnologia a imagens das mesmas.
Recommended Posts