Recommended Posts

Publicado

Coloco este "post" aqui no forum devido a ter já por aqui lido que a melhor iluminação para akuas profundos era as lampadas HQI.

tudo estava bem não fosse eu ter ouvido falar nas lampadas HQL.

Aquilo que pretendo é saber qual é o tipo mais indicado para um akua com 1,20 de comprimento*0,60 de largura*0,60 de altura(432 Lts) densamente plantado.

Numero de projectores e wwats?

Quais as vantajens e desvantagens dos dois sistemas?

Diferença no que diz respeito a preços?

Bem por agora é tudo (é não é nada pouco) .

Um abraço

Publicado:

No meu aqua com 90cm de comprimento uso apenas 1 Hql de 125W. Posso dizer que os resultados em termos de crescimento das plantas e formidavel, embora o aquario apresente uma tonalidade um pouco amarelada. Na minha opiniao é uma iluminaçao bastante boa e pouco dispendiosa, bastando pra tal comprar um candeeiro a gosto(preferencia tipo cone) a lampada e o transformador(visto que estas lampadas funcionam apenas com 110V). Gastei no conjunto pouco mais do que 25€.

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

• 3 semanas depois...
Publicado:

oi hugo , vai ao site da Osram lá tens as especificações. As hql não conheço muito bem, mas atenção ao preço das HQI. é para milionários a lampada mais barata anda á volta dos 25 E para nao falar do resto, o arrancador o balastro e o projector fica-te tudo á volta dos 30 e tal contos, mas o mais barato atenção. ( lampadas de vapores metalicos HQI)

Penso que as hqL são mais ou menos do mesmo tipo mas o gás é completamente diferente daí serem mais baratas mas a eficiencia tb o é.

vai lá e informa-te

Marco_fontes

• 1 ano depois...
Publicado:
Na minha opiniao é uma iluminaçao bastante boa e pouco dispendiosa, bastando pra tal comprar um candeeiro a gosto(preferencia tipo cone) a lampada e o transformador(visto que estas lampadas funcionam apenas com 110V). Gastei no conjunto pouco mais do que 25€.

Pois eu sou iniciada nisto da aquarofilia, e estava a pensar em iluminação hql...

Basta comprar, a lâmpada e o transformador???

A lâmpada então vai num candeeiro "normal"? Confirmem-me isto, pleaaase! Ok?

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Publicado:

Estive a pesquisar e há 2 tipos de lâmpadas HQL (já agora HQL é a designação para lâmpadas de vapor de mercúrio da OSRAM; também podem ser chamadas de HPS e outros nomes, depende do fabricante, a única coisa comum é serem todas lâmpadas de vapores de mercúrio).

Lâmpadas de vapores de mercúrio (que precisam de uma espécie de balastro ou trasformador pq trabalham a 110volts) e lâmpadas de mercúrio mistas que são mais caras mas já estão preparadas para funcionar a 220 e até um méximo de 230v.

As lâmpadas de mercúrio q precisam de balastro/transformador vêm com a designação HQL De Luxe (ou DL) são mais baratas e têm temperaturas de cor 4000ºK e IRC de 50 (é por isso que as plantas parecem amarelas) e as HQL Super De Luxe ou HQL R De Luxe mais caras temperatura de cor 3000ºK e IRC de 71 (as plantas parecem normais, mas com esta temperatura :wink:)

Assim sendo vou comprar um par de candeeiros baratuchos da IKEA em metal (pq estas làmpadas ainda aquecem um pouco...) e comprar 2 lâmpadas de 50Watts. Sim, pq o máximo que os candeeiros da IKEA aguentam são 60watts... :lol:

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!